Page 311 - Revista da Armada
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A frota aterra no cabo de Santo Agos- necessárias ao aquecimento das tripula- uma revolta na Esquadra que surge no
tinho, que é avistado a 23 de Novembro de ções e os abastecimentos de víveres não primeiro de Abril, domingo de Ramos.
1519. Bordejando a costa brasileira, men- estariam garantidos. Como dificuldade Juan de Cartagena, “Capitão do San
cionada na documentação como “Costa do suplementar existia na esquadra uma António” suspenso do comando e preso à
Verzim”, entra na magnífica baía de hierarquia formal complicada, dadas as ordem de Magalhães durante a viagem no
Guanabara a 13 de Dezembro de 1519. ligações e origens geográficas dos diver- Atlântico, é libertado por Gaspar de
Estará no porto do Rio de Janeiro até 26 de sos comandantes, pilotos e marinheiros. Quesada, seu carcereiro e Capitão do
Dezembro. Zarpa para Sul para explorar o Havia também uma sensação generaliza- Conçepción. Com alguns amotinados abor-
estuário do Rio da Prata onde chega a 10 de da de que as condições económicas acor- da a “San António” e prende o seu Capitão
Janeiro de 1520. Certamente foi aí relembra- dadas não eram muito favoráveis. De Álvaro de Mesquita, próximo de Ma-
da a desdita de Solis, navegador português facto assim o indicavam as condições galhães, que o tinha substituído no coman-
ao serviço de Espanha, que fez o primeiro obtidas do Rei de Espanha, que aliadas ao do. Logo Luiz de Mendoza, Capitão do
levantamento da margem esquerda deste pequeno porte das embarcações envolvi- “Victória”, adere à revolta. Na manhã
rio. Durante um desembarque que efectuou das, se comparadas com as naus da seguinte Quesada comunica ao Capitão
em Janeiro de 1516, com alguns marinhei- Carreira das Índias ou das Américas, pro- general que os amotinados aceitam render-
ros, foram atacados e todos mortos pelos porcionaria ganhos certamente inferiores -se a troco de se iniciar o regresso a Espa-
indígenas. Para darem algum sentido útil à aos de outras expedições espanholas nha. Simulando aceitar o ultimato, Ma-
expedição, as duas caravelas que voltaram, muito menos arriscadas. galhães envia à “Victória” uma embarcação
chegaram a Sevilha carregadas de pau- com homens da sua confiança, armados,
-brasil, cortado na origem. O rei português, com o pretexto de entregarem ao co-
ao ter conhecimento da notícia, protestou mandante uma carta do Capitão general.
junto do seu homólogo espanhol. Mendoza autoriza o desembarque, mas
Magalhães manda executar uma deta- quando abre a carta que lhe é dirigida cai,
lhada prospecção deste estuário que o ferido de morte, apunhalado por Gonçalo
reterá nesta zona cerca de três semanas. Espinhosa. Pouco depois os três restantes
Estes levantamentos que, dada a extensão navios rebeldes cercam a “Trinidad” para
das águas, eram indispensáveis para não impedir o acesso à baía. Magalhães,
ser ultrapassado inadvertidamente o alme- aproveitando a escuridão, manda alguns
jado canal, revelam-se infrutíferos e urgia dos seus homens fiéis cortar as amarras da
continuar o mais possível para Sul antes “San António”, enquanto a guarnição
de ganhar resguardo para hibernação aus- dormia. Logo que este navio, desgoverna-
tral. Nota-se que outros capitães queriam do e ao sabor da corrente de maré, embate
ainda permanecer mais tempo, possivel- no “Trinidad”, é tomado de assalto pela
mente para ficarem a aguardar o regresso guarnição deste, fiel ao Capitão general,
do Verão numa zona de temperaturas que sufoca a revolta. Magalhães, com os
mais amenas. poderes que lhe foram outorgados, conde-
A costa para Sul apresentava-se e apre- na Quesada à decapitação e abandonará na
senta-se com um aspecto desértico e com praia, à largada, Juan de Cartagena e o
uma série de elevações geralmente afas- Padre Sanchez de Reina, da sorte dos quais
tadas da borda de água, de altitudes ron- não se conhece notícia.
dando os mil metros. Vistas à distância, os Entretanto Pigafetta, que não se debruça
acessos das diversas baías projectavam-se especialmente sobre a revolta, procura
sobre estas elevações tornando difícil a Costa da América do Sul (a Sul do Rio da Prata). fazer um levantamento sobre usos e cos-
verificação de possíveis entradas quer de tumes dos indígenas da região, elaborando
rios quer da passagem pretendida. Exis- Com a aproximação do Inverno Austral, um pequeno dicionário das palavras mais
tiam contudo algumas baias extensas Magalhães resolve hibernar até ao fim usuais.
(Bahía da Anegada, Golfo San Matías, desta Estação o mais a Sul possível, esco- A maneira determinada mas dura como
Golfo S. José, Golfo Nuevo, Golfo San lhendo uma enseada de fundos baixos Magalhães resolveu a crise tem tido os
Jorge e Bahía Grande) e rios navegáveis mas bem abrigada dos ventos domi- comentários mais díspares. É no entanto
(Rio Colorado, Rio Negro, Rio Chubut, Rio nantes, que baptizará com o nome de dever reconhecer que sem um “pulso de
Chico e Rio Gallegos) normalmente com Puerto de San Julian (49° 19’ S, 67° 43’ W), ferro” a empresa não se teria ultimado.
barras baixas que dificultavam os acessos. onde entra a 31 de Março de 1520. Resultaram no entanto sequelas que iriam
Relativamente à configuração destes Avizinhava-se para as guarnições um aumentar o sofrimento e as privações das
baixos é hoje difícil, em certos casos, a período de subsistência difícil numa área tripulações, decorrentes da deserção pos-
extrapolação para a situação vigente no tão inóspita, com temperaturas baixas, terior do “San António” (navio com os
Séc. XVI decorrente das grandes movi- embora com recursos ícticos e de marisco abastecimentos) e de uma certa desorgani-
mentações de areias que desde então se que ainda hoje subsistem. zação criada pelas buscas que lhe sucede-
verificaram. As más condições constatadas, aliadas à ram já dentro do canal, que indirecta-
Começa agora para o Comandante em previsão de degradação meteorológica nos mente levaram à entrada no Pacífico não
Chefe a parte mais prometedora e difícil. meses seguintes, com temperaturas que preparados para uma viagem de duração
Primeiro de tudo tem que rumar ao Sul ao sabemos hoje poderem atingir os dezassete certamente desconhecida, mas muito
longo das costas ainda não visitadas e com graus negativos; a falta de protecção ade- superior aos três dias previstos, com
um tempo que, tendo em conta o que suce- quada; o inevitável racionamento que tor- abastecimentos a um nível muito inferior
dia no Cabo da Boa Esperança, iria sempre nava o rancho ainda mais parco do que ao planeado.
piorando para Sul. habitualmente, para além de um cepticismo
Outra prova crucial a ser ultrapassada crescente - possivelmente alimentado por J. Baião do Nascimento
era representada pela provável hiber- parte dos oficiais que nunca aceitaram de CMG ECN
nação no Atlântico o mais a Sul possível, bom grado a chefia de Magalhães - eram os
onde o frio se faria sentir e as lenhas ingredientes favoráveis para a eclosão de (Conclusão no próximo número)
REVISTA DA ARMADA • SETEMBRO/OUTUBRO 2001 21