Page 349 - Revista da Armada
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La Coruña houve a oportunidade de efectuar
         um enriquecedor intercâmbio com cadetes
         espanhóis. Serviu, para além da troca de
         experiências,  para constatar que o Mar é ver-
         dadeiramente o grande “denominador
         comum” do Homem... As preocupações, os
         medos, as alegrias, a alma de tudo o que é
         feito a bordo reflecte que, mesmo sob ban-
         deiras diferentes,  somos iguais na forma
         como vivemos o mar...
           Após tão enriquecedora experiência
         prosseguiram os exercícios operacionais,
         estando os cadetes embarcados cada vez
         mais destros na condução dos exercícios, em
         contraste com o arrancar lento de quem tenta
         pela primeira vez aplicar os conhecimentos
         adquiridos ao longo de quatro anos. Entre os
         demais exercícios existiu a oportunidade de
         efectuar tiro de 40mm e reabastecimento de
         líquidos com o SPS “Patino”.
           Foi depois a vez de Santander, capital da  Tiro com peça de 100 mm.
         Cantábria, onde permanecemos durante todo
         o fim-de-semana, de 6 a 9 de Junho, data em  N.R.P.”Augusto Castilho” e N.R.P. “Bérrio”  lização de um campeonato de futebol entre
         que partimos para a separação da força e  com o qual se efectuaram diversos reabasteci-  várias equipas da guarnição e cadetes. Por
         para uma nova fase da viagem...    mentos de líquidos e sólidos numa perspecti-  mais frustrações ou desânimos que tenha
           Em Santander encontrámos uma cidade  va clara de instrução e adestramento da  trazido o novo planeamento, ele merece o
         bem diferente de La Coruña, uma cidade  guarnição aos quais se juntou o ITS “Vittorio  reconhecimento de um esforço em tentar, de
         onde tanto a arquitectura dominante como o  Veneto” em passagem pelas nossas águas.  toda a forma, transcender as dificuldades
         próprio enquadramento geográfico a tornam  Aos reabastecimentos somam-se ainda os  orçamentais dando a continuidade à
         uma obrigatória referência na costa norte de  reboques e o VERTREP efectuado com um  instrução e motivação à guarnição.
         Espanha. Durante toda a estadia em  helicóptero Lynx. Mais uma vez houve a  Dia 14 de Julho, pela manhã, atracámos
         Santander o navio esteve aberto a visitas,  oportunidade de os cadetes tomarem contac-  em Portimão, primeiro porto nacional da
         tendo a sua afluência sido grande durante  to com outras realidades: três cadetes da  viagem. É como se de um primeiro regresso a
         todo o fim-de-semana, motivado pela pre-  classe de Engenheiros Navais – Ramo  casa se tratasse, e no fundo era-o de facto...
         sença do navio-escola “Juan Sebastian  Mecânica embarcaram a bordo do Bérrio por  Entre Portimão e Viana do Castelo, onde
         d’Elcano” e do navio de apoio logístico  um dia, e quatro cadetes de Marinha a bordo  atracámos no dia 20, foi possível navegar em
         “Galicia”..                        da Sacadura Cabral por dois dias, onde viriam  companhia com a corveta “Afonso Cerqueira”
           Segunda-feira, dia 9, largámos pelas oito  a ter um envolvimento operacional activo nos  que se encontrava envolvida na viagem de
         horas da manhã e no dia 10 deu-se, ao fim  exercícios  que entretanto decorriam.  instrução do 2º ano, tendo sido também com
         da tarde, o split da força espanhola...  No dia 13, já sem a presença do “Bérrio”  ela efectuados diversos exercícios realçando
         Navegando numa formatura em coluna, a  como culminar dos exercícios com a força  a realização de tiro de 100mm, conduzido
         “Capelo”, ocupando a última posição, au-  nacional, realizou-se um exercício ASW,  pelos cadetes da classe de marinha embarca-
         mentou velocidade, e, num gesto de cortesia,  com o envolvimento dos N.R.P. “Delfim”,  dos e um exercício SAREX com um heli-
         e sobretudo de festa, ultrapassou todos os  N.R.P. “D. Carlos”, NRP “Sacadura Cabral” e  cóptero PUMA da FAP. De Viana o navio
         navios da força efectuando o tão conhecido  de um P3P, consistindo no disparo de torpe-  rumou a Tróia onde atracou dia 25 de Julho e
         SAIL PASS.                         dos pela “Capelo”, “Sacadura” e P3P.  se realizou o torneio de futebol .
                                                                Aguardava-nos já  Dia 26 de manhã rumámos novamente a
                                                              o porto de Portimão,  Portimão, após termos efectuado um exercí-
                                                              cumprindo o pla-  cio de reboque com a corveta “Afonso
                                                              neamento, quando é  Cerqueira”, onde atracámos dia 27 de Julho.
                                                              anunciada a sua  Após a largada no dia 30, do último porto da
                                                              alteração: A viagem  viagem, o sabor que fica é o do dever
                                                              iria ser encurtada,  cumprido, do dever cumprido para com a
                                                              por forma a  termi-  missão de instrução do navio e do dever
                                                              nar no dia 31 de  cumprido para com o Mar. O Mar que sem-
                                                              Julho, sendo cance-  pre nos toma a alma por sua e que nos per-
                                                              lados os portos de  mite rever a nossa própria alma na hora
                                                              Toulon, em França,  poente, no vento, nas ondas em que o navio
                                                              e de Barcelona, em  dança, incessante como se fosse uma su-
                                                              Espanha. Restrições  blime extensão de nós próprios...  - “É preciso
                                                              orçamentais e con-  navegar...”, disse o poeta. E no final desta
                                                              tenção de despesas  viagem sabe bem poder continuar as suas
                                                              justificaram esta  palavras com outras só nossas: - “...é preciso
         Helicóptero “Lynx” efectuando “VERTREP” com o navio.  alteração. Um novo  aprendermos a ser Mar!”
                                                              planeamento foi
           O período seguinte, e novamente em águas  elaborado, contemplando, desta feita, os por-       S. Robalo
         portuguesas, envolveu a participação de  tos de Viana do Castelo, de Tróia e de                     1TEN
         navios nacionais, os N.R.P. “Comandante  Portimão, sendo o porto de Tróia, ou melhor,             Batista
         Sacadura Cabral”, N.R.P. “Afonso Cerqueira”,  o P.A.N. Tróia, o local escolhido para a rea-    CAD EN-MEC
                                                                                   REVISTA DA ARMADA • NOVEMBRO 2001  23
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