Page 347 - Revista da Armada
P. 347
A VIAGEM MENOS FELIZ DE GARCIA JOFRE DE LOAYSA
A exploração das riquezas do Oriente continuava marcante na política das conterrâneo, Hernando de Bustamante, um dos tesoureiros da armada, e
nações europeias. A tentativa papal de Gregório VII, pelo tratado das outros dois estrangeiros que embarcaram como artilheiros. No total cinco
Tordesilhas, punha uma certa ordem na definição das zonas atribuídas a dos dezoito chegados a Sevilha!
Portugal e Espanha, na altura as potências mais directamente interessadas. A esquadra larga da Corunha a 24 de Julho de 1525. A 18 de Agosto par-
Embora de articulação que parecia geograficamente bem definida, carecia de te-se o mastro maior do navio almirante e a 19, durante um forte aguaceiro,
uma ferramenta que, sendo fundamental, na época era desconhecida: o cálculo uma das naus abalroa outra causando estragos importantes. Só é atraves-
para a determinação rigorosa da longitude. Assim, ao ser definido o meridiano sado o Equador a 12 de Outubro chegando ao Cabo de S. Agostinho a 18 de
da delimitação, posteriormente ligeiramente alterado, apenas por “estima” se Novembro e à Baía a 26 do mesmo mês. Posteriormente costeia a costa sul
podiam definir com suficiênte aproximação todas as zonas de fronteira a qual- do Brasil passando ao largo do Rio de Janeiro e avistando o Rio da Prata.
quer latitude. Deste modo as teorias que surgem nesta área das ciências náuti- A 29 de Novembro fortes ventos e aguaceiros fazem dispersar vários
cas estão coerentemente desfasadas de cerca de 200 anos da solução “mágica” navios sendo necessários alguns dias para os reagrupar. Um galeão entra no
do problema, materializada na criação dum cronómetro fiável a bordo. Rio de S. Cruz a 14 de Janeiro de 1526 e os outros quatro navios navegam até
Nas duas ou três exposições feitas por Magalhães e Rui Faleiro, existe ao Cabo das Mil Virgens fundeando no Rio de Gallegos, onde encalham
uma substancial quantidade de ideias fantasiosas que tiveram no entanto o todos possivelmente devido a confusão da entrada do Rio com a do Estreito
grande mérito de fazer decidir o jovem soberano a autorizar a expedição, de Magalhães. Um forte temporal faz destroçar um deles, sofrendo os outros
embora sem lhe atribuir os meios normalmente à disposição de outras expe- várias perdas de tripulantes e grandes avarias. Em emergência é lançada ao
dições já efectuadas. Parafraseando o aforismo que os fins justificam os mar parte da artilharia. Sebastiano De Elcano é obrigado a transferir-se para
meios, podemos afirmar que quem compra a pérola não está interessado no outro navio que entra pelo Estreito.
grão de areia que lhe deu origem. Magalhães passa a dedicar-se a prepa- Novos vendavais atingem os navios na Primera Angustura e um deles
ração meticulosa da frota e contratação de pessoal, desaparecendo de cena o tem que sair para o mar largo juntando-se aos outros logo que o tempo me-
seu ex-amigo Faleiro . lhora. Novo mau tempo se abate sobre os três navios refugiados na baía de
A viagem de circum-navegação teve um impacte científico sem par desde S. Tiago, causando-lhes ulteriores avarias. Consideradas as várias alternati-
os tempos de Ptolomeu, cujas teorias e cartografias foram substancialmente vas, optam por sair para o largo. Reúnem-se finalmente no Rio de S. Cruz a
abandonadas. Contudo um dos aspectos primordiais, a definição do meridi- 13 de Fevereiro para reparar as avarias entrando de novo no Estreito a 5 de
ano de partilha na zona das Molucas, continuou irresoluto. Abril. A travessia durará até 26 de Maio de 1526. Ao entrar no Pacífico outra
Para confirmar duma maneira mais eficiente os seus direitos nas zonas tempestade os atinge. O Comendador Loaysa morre a 30 de Julho passando
das riquezas inesgotáveis do imaginário dos seus súbditos, e já na posse Sebastião Elcano a substituí-lo, mas este vem a falecer a 4 de Agosto de 1526.
duma mole de informação muito importante recolhida na primeira viagem, O Pacífico continuava a cobrar pesado tributo aos comandantes aos quais,
o monarca espanhol decidiu organizar uma expedição com sete navios e 450 no seu posto, lhes eram negados os últimos graus para os trezentos e sessen-
homens sob o comando de Loaysa, Comendador da Ordem de Rodes. ta! Aos marinheiros a sobrevivência bastava, mas era trágico o número dos
Sebastião De Elcano foi encarregado pelo Imperador de preparar os navios que ficavam pelo caminho! E tão longe de tudo… A frota chega finalmente
da frota na qual ia como “Piloto Mayor”. Apesar de todos os sofrimentos da no dia 4 de Setembro à ilha de Guam. Ao aportar às Molucas em Outubro de
primeira viagem, ainda se alistaram na segunda: Andrés de Urdaneta, seu 1526, restam apenas 120 homens dos 450 inicialmente embarcados.
EPÍLOGO
O nome de Magalhães foi catapul-
tado de uma obscura povoação
nortenha literalmente para o
Universo, surgindo ligado a corpos
celestes e às mais diversas activi-
dades humanas, mormente às cientí-
ficas. Homem do seu tempo, de per-
sonalidade complexa e de religiosi-
dade por vezes fanática, em termos
actuais, na qual ressalta contudo o
seu inabalável espírito de missão,
alicerçado num querer férreo.
A sua vida invulgar propôs-lhe
algumas opções difíceis e portanto
controversas: abandono das activi-
dades no Oriente Português, leal-
dade ao Rei, leia-se à Nação, exílio,
julgamento dos revoltosos, opera-
ções militares em terras longínquas.
Cinco séculos decorridos, parece
que, de facto, apenas falhou na últi-
ma em que a sua avaliação da si-
tuação foi completamente desajusta-
da e lhe custou a vida, em 10,18°N,
123,58°E, no longínquo dia de vinte
e sete de Abril, Sábado do
Calendário Juliano, reinando em
Portugal El-Rei D.Manuel I, o
Venturoso.
J. Baião do Nascimento
Medalha de Fernão de Magalhães da autoria do escultor Vasco da Conceição. CMG ECN
REVISTA DA ARMADA • NOVEMBRO 2001 21