Page 344 - Revista da Armada
P. 344
cerne às áreas específicas da navegação e
marinharia. Assim se justifica a falta de ele-
mentos relativos a boa parte da navegação
no Estreito. Outra hipótese relaciona-se
com um número restrito de pontos con-
spícuos, de toponímia inexistente, que seria
muito mais difícil recordar ao escrever o
diário muitos meses depois.
Assim os relatos dos acontecimentos
dramáticos da Baía de S. Julian e as
questões relacionadas com as relações
interpessoais, e outras de “leadership”,
parecem atrair a atenção hodierna para
um estudo “a posteriori” das principais
personagens envolvidas, remetendo para
segundo plano o grande feito estritamente
náutico da passagem. Como termo de
comparação com outra menos feliz, em
Vista aérea da entrada Leste do Estreito (Segunda Angostura e Bahía de San Felipe).
data próxima, inclui-se um resumo da
Foi nesta zona, ao largo da pequena e condições atmosféricas e de visibilidade, viagem da esquadra saída da Corunha
acolhedora povoação chilena de Porvenir, em curtos intervalos, que verificámos. sob o comando de Jofre de Loaysa.
A primeira travessia pelo Estreito
O ESTREITO durou de 21 de Outubro a 28 de Novem-
bro de 1520. A entrada no novo Oceano
Actualmente o Estreito de Magalhães encontra-se totalmente em águas territoriais chilenas, excepto
na extremidade da entrada Leste que pertence à Argentina. Tem cerca de 350 milhas (560 km) de com- rumando às temperaturas mais amenas a
primento e uma largura que varia entre 2 e 20 milhas (3–32 km). Norte punha fim a um pesadelo. A der-
Depois da entrada entre o Cabo Vírgenes e a Punta Catalina, o Estreito dirige-se com uma orien- rota correspondente à travessia do
tação SW, através da Primera e Segunda Angostura (Estreitos), ao Paso Ancho, que se orienta sensivel-
mente na direcção Norte-Sul. Nos cabos San Isidro e Froward, no extremo Sul deste Paso Ancho, Pacífico foi caracterizada por bom
curva para WNW, direcção que aproximadamente mantém até a saída no Pacífico junto ao Cabo Pilar, tempo, levando a ser baptizada de
não longe do Cabo Deseado, ambos na Isla Desolación. O único porto importante nesta área é o de “Oceano Pacífico” a recente descoberta,
Punta Arenas, situado no Paso Ancho na Península de Brunswick. embora nem sempre favorável à pro-
O Estreito, que foi inicialmente chamado de “Todos os Santos” (os topónimos “Estreito da Vitória”, gressão dos três navios. Todavia a
“Madre de Deus” ou dos “Patagões”, tiveram escassa difusão), tem enseadas em que desaguam
pequenos cursos de água, ficando outras perto de diversos glaciares, que permitem abrigos razoáveis escassez de abastecimentos levados à
durante o atravessamento e algumas possibilidades de arranjar víveres. partida, a impossibilidade de dispor de
alimentos frescos e todos os condicio-
nalismos de conservação na época,
causaram a perda de muitas vidas, moti-
tendo como fundo a Cordilheira de Darwin, Magalhães, depois de aguardar quatro dias vada essencialmente pelo escorbuto. Na
com vários picos acima dos 2.000 metros no Paso de Los Boquerones, deixou em ter- fase final foram comidos os coiros
frequentemente encobertos, que se deu a ra um marco com
deserção da “San Antonio”(destacado com uma carta dirigida à
a “Concepción” para verificarem se a “Boca “San Antonio”, com
do SW tinha saída para o mar largo”) que a indicação da rota
regressou a Sevilha. Esta fuga, instigada que previa seguir.
pelo piloto Estêvão Gomes que desde o iní- Os relatos de
cio se considerou lesado nos seus negócios Pigafetta, de pri-
com o Imperador Carlos V com o advento mordial importân-
de Magalhães, redundou num rude golpe cia e versando um
nas reservas de mantimentos para a traves- largo leque de áreas
sia do Pacífico. O abandono inobservado do do conhecimento,
navio foi relativamente fácil se tivermos em são menos “profis-
conta as repentinas mudanças extremas nas sionais” no que con- Cruzador “S. Gabriel” junto ao Cabo Froward.
demolhados, ratos e serradura de
madeira. Durante a viagem a tripulação
apenas avistou algumas pequenas ilhas
desabitadas e “atols”, sem possibilidade
de se reabastecer o que, dada a profusão
de ilhas de certas zonas do Pacífico por
onde passaram, parece quase inacre-
ditável.
Na proximidade da Insulíndia é aceite
que o primeiro contacto tenha sido feito
na ilha inicialmente chamada “das
Velas“ e seguidamente “dos Ladrões”,
devido a alguns acontecimentos menos
agradáveis, e agora designada por
Zona dos Cabos San Isidro e Froward. Guam. Os habitantes actuais repudiam
18 NOVEMBRO 2001 • REVISTA DA ARMADA