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INSTITUTO HIDROGRÁFICO



                           MONITORIZAÇÃO AMBIENTAL DA LAGOA DE ÓBIDOS
                                                PROJECTO MAMBO
         ● O Instituto Hidrográfico (IH), a pedido  ondulação, fundeado a uma profundi-
         do Instituto da Água (INAG), está a realizar  dade de cerca de 20 metros na zona exte-
         uma monitorização ambiental da Lagoa de  rior da lagoa, junto à barra. Esta estação
         Óbidos. O projecto MAMBO, acrónico de  vai permitir o registo em contínuo dos
         Monitorização Ambiental de Óbidos, pro-  níveis médios da superfície livre (nível
         longa-se, numa primeira fase, até Maio de  médio do mar), agitação marítima (altura
         2001, estando previstos diversos trabalhos  e direcção da ondulação) e o perfil verti-
         ao longo dos próximos meses.       cal das correntes.
           O objectivo deste trabalho é o de esta-  As três estações lagunares foram insta-
         belecer uma rede de monitorização hidro-  ladas em locais pre-determinados pelo
         dinâmica na Lagoa de Óbidos através da  INAG, tendo sido instalado em cada
         instalação de três estações lagunares, uma  uma delas os novos marégrafos digitais
         estação litoral e recolha de dados meteo-  adquiridos pelo IH, que permitem o re-  Elementos da Divisão de Oceanografia na Lagoa de Óbidos.
         rológicos e de correntes na zona.  gisto em contínuo do nível de superfície  para o IH que está agora a usá-los,
           A estação litoral de observação é com-  livre (maré), reduzindo significativa-  encontrando-se a Divisão de Ocea-
         posta por um Acoustic Doppler Current  mente o tempo de processamento de  nografia a desenvolver o software
         Profiler (ADCP), com módulo de medição  toda a informação recolhida. Estes maré-  necessário para o processamento dos
         de níveis de superfície e características da  grafos significam um avanço tecnológico  seus dados.


                                     VISITA DO PRESIDENTE DO IFREMER

         ● Decorreu no dia 5 de Dezembro a visita  forma, foi prestada aos ilustres
         ao IH do Presidente / Director-Geral do  visitantes uma apresentação
         “Institut Français de Recherche pour  geral do IH, seguida de debate
         l’Explotation de la Mer-IFREMER”, Mr.  sobre os principais aspectos da
         Jean François Minster, acompanhado de  cooperação luso-francesa.
         uma delegação constituída pelo Dr. Francis  Foram igualmente apresen-
         Marazanoff (representante da Defesa  tados alguns projectos a desen-
         Nacional), Mr. François Madelain (Recher-  volver no próximo ano, nomea-
         ches Océaniques), Mr. Elié Garmache, e  damente a ideia de uma inter-
         pelo representante do Conselho Científico  venção especial nos Açores,
         em Lisboa, Mr. Jacques Bordé.      algumas das necessidades do IH
           É já antiga a cooperação e colaboração  no que diz respeito à Plataforma
         entre o IFREMER e o IH, nomeadamente  Continental e ainda o relaciona-
         no âmbito das relações bilaterais exis-  mento entre a comunidade cien-
         tentes entre a França e Portugal. Desta  tífica, nacional e internacional.  Apresentação do I.H. pelo Vice-Almirante Torres Sobral.


                             PRODUÇÃO DA 10ª CARTA ELECTRÓNICA (CENO)

                                                              ● Menos de 1 ano após o início da comercialização da 1ª célu-
                                                              la produzida pelo Instituto Hidrográfico, foi colocada no mer-
                                                              cado por via dos distribuidores autorizados pelo PRIMAR, a
                                                              10ª Carta Electrónica de Navegação Oficial (CENO) S-57/3.
                                                               A CENO PT324202.000, “Aveiro a Peniche”, para uso da
                                                              navegação costeira, com uma escala de compilação de 1:75 000
                                                              vem contribuir para a cobertura nacional da série costeira de
                                                              CENO cuja importância é vital para os cerca de 400 navios
                                                              que diariamente cruzam a costa de Portugal.
                                                               A cobertura total, em breve, da costa de Portugal por infor-
                                                              mação CENO costeira será um grande aliciante não só para a
                                                              navegação nacional mas também para as companhias de
                                                              navegação internacionais que operam os seus navios nas
                                                              rotas de/para o Norte da Europa, bem como do Mediter-
                                                              râneo.
                                                               A utilização de CENO, num estudo efectuado pela socie-
                                                              dade classificadora Norueguesa Det Norske Veritas para a
                                                              navegação nas costas deste país, pode reduzir até 40% a ocor-
                                                              rência de acidentes marítimos e contribuir assim para evitar
                                                              os danos gravosos para o meio ambiente, bem como para a
         A CENO - S - 57/3 “Aveiro a Peniche”                 redução dos prémios de seguro dos armadores.
                                                                                      REVISTA DA ARMADA • MARÇO 2001  21
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