Page 94 - Revista da Armada
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Os oficiais seguiram de quarentena Ocorrências? Quatro clandestinos (!) e Notas:
para a ilha de Treberon e a carga desem- oito dias depois de arribarem, a 11/11, o (1) 1914-06-28 Sarajevo; Áustria declara guerra à
barcou a 11/07 com o simultâneo embar- ... Armistício. Sérvia (07-28), à França (08-03) e à Rússia (08-06).
que de 579 combatentes, dos quais 7 ofi- Com a almejada Paz houve que refazer Reino Unido (08-04) e Japão (08-23) à Alemanha.
ciais e 55 sargentos. os mapas na Europa e no mundo. As coló- Turquia (10-29) aos Aliados. Etc.
O regresso aconteceu à 3ª tentativa; nias alemãs desapareciam a favor de (2) Como hoje
primeiro voltaram para trás por falta de ingleses e franceses mas as nossas, por (3) Primeiro o lugre «Douro» e depois o vapor
velocidade para acompanhar o combóio que, na Flandres e durante dois anos, «Cysne» o que era, em termos percentuais, muito.
(4) O Tanganica, a norte de Moçambique e o
sob escolta portuguesa e depois por lutaram 100.000 homens e pereceram Sudoeste Africano, a sul de Angola, eram alemães.
avaria da canhoneira francesa. 7.222 (19), salvaram-se. (5) Hoje temos menos 6 navios que então e mais
Finalmente, a 19, com outra canho- O regresso, sem escolta, mas atentos a alguns milhões de habitantes com muito maiores
neira e um caça-minas tricolores, contra minas e submarinos isolados, fez-se direc- necessidades alimentares e sobretudo energéticas a
um tempo agastado, logo, pouco anda- to e com todas as luzes acesas. nível individual e colectivo. Verdadeiras barragens
mento e, leve, a governar mal, alcan- Mais quatro viagens com carga diversa, às rodovias (maior consumo de combustível por
tonelada , logo poluição, e dispendiosa assistência
çaram o Finisterra onde a canhoneira foi na ida e na volta, foram feitas para vários aos pavimentos) têm-se erguido à revelia dos Estados
rendida por um dos caça-minas de destinos em França e Reino Unido, privi- nossos Parceiros (França e Espanha). O Potencial em
Leixões, que o «República» substituiu até legiando o regresso do pessoal e do mate- Energias Alternativas também tem sido desprezado.
Cascais. rial do C.E.P. e das nossas bases de A Suécia, que cumpre um exigente programa, e a
Áustria, com o maior desenvolvimento europeu,
No dia seguinte, 23, o gáudio, na subi- Cherburgo e de Brest. seguem os passos da Grécia, a maior rede de
da do Tejo, era tanto que o navio, das aproveitamento de Energia Solar da UE. Portugal dis-
borlas aos castelos, ficou coberto de mili- TRANSPORTES MARÍTIMOS põe ainda de outras fontes. O gás natural com
tares que, à vista dos escoltas que o ha- DO ESTADO (TME) origem , duas fronteiras e três travessias em ter-
viam mandado regressar a Brest, não se ritórios instáveis acrescenta a nossa dependência
política e ...técnica.
coibiram de os vaiar ... vernaculamente. A 17/07 foi exonerado o seu capitão de (6) Numa barca dobrou, em 1434, o Cabo
A segunda viagem, com 76 oficiais e bandeira e regressou à condição de mer- Bojador, considerado o limite sul da existência de
1.500 T. de material para o C.E.P. iniciou- cante puro, situação em que fez mais seis vida, trazendo ao Infante banais rosas de Santa
-se a 8/08, seguindo de noite até ao mar de viagens comerciais para o norte da Maria.
Leixões onde o «República» foi rendido Europa, levando sobretudo vinho e (7) Calibre em mm/nº de calibres de comprimento
por um caça-minas francês aí baseado e, minério e trazendo tropas ou carvão. do cano
(8) Numa Armada depauperada de meios navais,
ao largo do Finisterra, pela canhoneira Em 1920/21 faz três viagens à Guiné, a existência de «draga-minas» demonstra a sua
«Aisne», alcançando Brest, na noite de 11. vai à Europa e passa à carreira dos Açores importância. Durante a Guerra Fria era um dos com-
No regresso, apinhado de militares (8, onde completa 8 viagens redondas tendo promissos NATO de Portugal e, quase exclusiva-
61 e 514) e com pouca carga, no Finis- tido oportunidade de salvar a tripulação mente, o da Bélgica.
terra um patrulha francês rendeu o dum navio inglês. (9) Um 1º combóio devia se escoltado por uma
«Ancre», com a informação de «submari- Dada a desastrosa administração dos Divisão Naval com o «Vasco da Gama» na chefia,
no na costa», que o «República» rendeu TME, acaba por ser fretado pela casa Rau porém um temporal fê-lo regressar e à Divisão. O
aspecto bélico continua a ser um factor a considerar,
ao largo de Vigo. & Santos, vestindo, pela quarta vez, novas porém o equipamento/armamento é determinante
Ao largo da Ericeira, dado o avistamen- cores, como carvoeiro depois como ou, pelo menos, a potencial capacidade da sua rápi-
to de um submarino a WNW da Roca, o «casco nu» (20) efectua mais 16 viagens da instalação, o que implica uma sofisticada con-
capitão de bandeira tomou a chefia do até à estrondosa falência dos TME, tendo- cepção.
combóio, largou a escolta que andava -se perdido, graças à escassez mundial de (10) O vinho embarcado.
(11) Da Empresa Nacional de Navegação, viria a
ainda menos e, cingido à costa e transportes marítimos organizados, mais ser, um ano mais tarde, torpedeado nas costas de
ziguezagueando a toda a velocidade uma e óptima oportunidade. França.
entrou a barra a 7/09. Este submarino era Avaliado em «15.500 libras» (21), a (12) O Radar aguardará pela II Grande Guerra.
... nosso. 18/09/1924, volta, “in-extremis”, à Ma- (13) Numa viagem transporta aviões em caixotes
Em meados de Setembro, escoltado rinha de Guerra (MG) (22). e noutra repatria géneros impróprios para ... con-
pelo «Augusto de Castilho» (18) volta a sumo.
Brest, sem novidade. (14) Sem evidente redução de custos e introduzin-
Com novo capitão de bandeira fará Dr. Rui Manuel Ramalho Ortigão Neves do a latente conflitualidade de duas chefias!
mais cinco viagens. Na penúltima o com- 1TEN REF (15) O fim da rotatividade dos combatentes, po-
bóio, com o «Gil Eannes» à testa e a terra, pulista iniciativa de Sidónio Pais, foi algo que muito
afectou o moral do C.E.P. pois apenas se colmata-
vai engrossando até cerca de 70 navios à riam as baixas.
chegada a Brest. (Continua no próximo número) (16) Só os oficiais podiam gozar as licenças em
Portugal.
(17) O nome do autor dos «Quadros Navais» fora
dado a um vapor de pesca do alto, o «Serra da
Agrela» que voltou a ser mobilizado entre 1939-45.
(18) Que numa viagem que se esperava calma,
sob o comando do 1º tenente Carvalho Araújo,
cobrir-se-á de glória ao salvar o paquete «San
Miguel» que pôde seguir, incólume, para os Açores.
(19) Muitos militares permaneceram na frente
durante os trinta meses do C.E.P. Poucos são os
franceses que o sabem. Menos, talvez, os ingleses
em cujo exército o C.E.P. esteve incorporado. No
War Museum a participação portuguesa é ... omissa.
(20) Sem tripulação.
(21) A instabilidade da moeda nacional assim
aconselhava.
O primeiro vapor português para a pesca do bacalhau, o “Elite” da casa Bensaúde. Este vapor comboiou o (22) Com mais 3, um deles a barca «Flores», o
“Gil Eannes” em Setembro de 1918, transformado no caça-minas “Augusto de Castilho”. «Rickmer Rickmers» que foi o NE «Sagres», dito I.
20 MARÇO 2001 • REVISTA DA ARMADA