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Corveta “Augusto Castilho”
Corveta “Augusto Castilho”
Base naval de lisboa, 27 junho de 2002
ás 0930 locais. No ETO ouve-se o apito do
mestre seguindo-se-lhe a pragmática voz do
Of. Imediato dizendo “Estabelecida a
condição geral 8 – Faina Geral, Faina
Geral”. Começava assim mais uma navega-
ção do NRP “Augusto de Castilho”. Para a
guarnição, esta era apenas mais uma missão
SAR a cumprir, com o aliciante de uma
escala no estrangeiro (algo infelizmente raro
nos dias que correm), mas para os cadetes
do curso Valm Teixeira da Mota, esta era a
sua viagem de instrução.
Soltadas as amarras o navio largou da
base e fez-se ao mar, não sem antes ter atra-
cado no cais militar do Portinho da Costa
para efectuar uma faina de munições. Após Postos de Honras à passagem por Sagres.
as sempre pincelosas arrumações de materi-
al e os cadetes distribuídos pelas cobertas do que devia...). Dois dias depois (01Jul02) o vistoriazinhas na fronteira (desta vez no sul)
previamente estabelecidas, estes iniciaram a navio largou em direcção à Figueira da Foz seguimos para o banco do Gorringe para se
sua viagem sendo integrados nos quartos à fazendo um pequeno desvio pela fronteira efectuar um exercício de tiro real. Assim e
ponte, à central de máquinas/LA e à TSF, norte e mais uma vez o aviso 3-F dominou. A após todos os check safety de rotina, lá
pois assim não se enfegava a ponte com curta passagem pela Figueira (02Jul02 a demos fogo à Peça tendo sido “despejadas”
muita gente (questões óbvias de segurança) 03Jul02) deu para retemperar os ânimos se- 20 munições de 76mm, 120 de 40mm (com
e os cadetes teriam oportunidade de obser- guindo o navio para as pacíficas águas do sul. a participação de alguns cadetes na peça) e
var outros locais e serviços. Após uns dias de mar finalmente Portimão 1200 munições de G-3 tendo todos os
Até Leixões não haveria mais nada a re- (05Jul02). Aqui, como é normal e sabido, cadetes feito gosto ao dedo.
gistar a não ser as constantes sondagens ao desenvolvem-se as melhores actividades No dia 12 de Julho chegamos finalmente
fundo do mar, vulgo enjoo, uma vez que o extracurriculares das redondezas e arredores. ao porto de Cadiz tendo o Comandante do
Rei Neptuno não teve muitas complacên- Foi no entanto a bordo que se desenrolou um Navio oferecido uma recepção a bordo às
cias para quem o houvera desafiado, e o dos exercícios mais sui generis alguma vez entidades locais que se prolongou pela
sempre omnipresente aviso ao ETO vistos – O de ameaça de bomba. Quaisquer noite com fados e guitarradas. Feliz coin-
“Estabelecida a condição especial 3-F-visto- palavras que aqui escreva não serão sufi- cidência foi o facto de estarem a decorrer as
ria” - uma constante durante toda a viagem cientes para relatar o evento, registando-se festas em San Fernando para enorme satis-
– que fez com que os Srs. Cadetes tivessem apenas o espectacular desempenho do Alfa fação do pessoal.
de sujar as suas mãos no peixe. Bravo 1 e Charlie Delta 2 (dois cadetes figu- No dia 16 de Julho o navio atracou na
Em Leixões cumpriu-se a tradição de quem rantes) que muito ajudaram a tornar o exercí- Base Naval de Lisboa terminando a viagem
atraca neste porto em viagem de instrução, ou cio o mais real possível. de instrução.
seja, visita às Caves do Douro, com a normal Largamos de Portimão (07Jul02) esperan-
prova de vinhos (houve quem provasse mais do pela frente 5 dias de mar. Após umas Colaboração do NRP “Augusto Castilho”
NE “Polar”
NE “Polar”
Após terminado o ano lectivo 2001/2002 tação à vida no mar, praticar navegação e o reconhecimento da balizagem (IALA) –
na Escola Naval, realizaram-se duas via- estimada e costeira, conhecer as regras foram atingidos. Integrando a guarniçao do
gens de instrução no N.R.P. “Polar”. para evitar abalroamentos no mar (RIEAM) navio, os cadetes tiveram oportunidade de
A primeira decorreu no período de 27 executar as mais variadas tarefas de bordo,
de Junho a 16 de Julho, sob o comando quer a navegar quer atracado, destacando-
do CFR Xavier da Cunha, com os cadetes -se a de adjunto ao oficial de quarto, faina
do 2º ano do curso “VALM Teixeira da de mastros, limpeza e manutenção do
Mota” (três grupos de 12 cadetes) em navio, serviços a bordo bem como a con-
conjunto com o N.R.P. “Augusto Casti- fecção de todas as refeições.
lho”, a segunda, sob o comando do CTEN No período de 27 de Junho a 16 de Ju-
Machado da Silva, decorreu no período lho, os portos visitados foram: Peniche, Fi-
de 27 de Julho a 2 de Agosto, com os gueira da Foz, Sines, Vilamoura, Portimão,
cadetes da classe de Médicos Navais dos e Puerto de Santa Maria (Cadiz). Percor-
2º e 3º anos (15 cadetes), respectiva- reram-se 718 milhas em 20 dias.
mente, dos cursos “VALM Teixeira da No período de 27 de Julho a 2 de
Mota” e “ALM Sarmento Rodrigues”. Agosto foram visitados os portos de:
Durante a viagem de instrução foi possí- Vilamoura, Lagos e Portimão, tendo sido
vel navegar perto de costa e praticar vários percorridas 335 milhas em 6 dias.
portos do continente e estrangeiro. Assim, Colaboração do NE “Polar”
os objectivos da viagem do 2º ano – adap- NE “Polar”.
10 SETEMBRO/OUTUBRO 2002 • REVISTA DA ARMADA