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A rede DGPS portuguesa
A rede DGPS portuguesa
INTRODUÇÃO: número do satélite que esta-
CONCEITO DO DGPS va com problemas.
Relativamente ao DGPS,
O Differential GPS (DGPS) a sua maior vulnerabilidade
baseia-se no princípio de consiste em só ser útil se o
que os erros do sistema GPS GPS estiver em funciona-
são mais ou menos os mes- mento, o que é uma de-
mos numa área geográfica pendência relativamente a
relativamente grande. Dessa um sistema operado por um
forma, se colocarmos um país que não o nosso. No
receptor GPS (designado por entanto, numa era em que
estação de referência), num as inter-dependências são
local de coordenadas per- cada vez maiores, seria
feitamente conhecidas, ele utópico pensar que Portugal
pode comparar as distâncias poderia ser autónomo ao
por si calculadas a cada ponto de possuir um sistema
satélite GPS com as distân- de radionavegação inteira-
cias exactas, obtidas a partir mente sob seu controlo.
do conhecimento das coor- Assim, se os nossos nave-
denadas exactas do local e gantes já estão habituados a
das coordenadas dos satélites usar o GPS, resta tentar
GPS (contidas no sinal por implementar um sistema
eles transmitido). Desta que minore as suas vulnera-
forma, determinam-se as cor- bilidades, como fizeram, ou
recções que devem ser apli- estão a fazer, quase todos os
cadas ao sinal recebido de países desenvolvidos (ver
cada satélite. Essas cor- figura 2). Além disso, não é
recções são, depois, radio- expectável que as autori-
difundidas para todos os uti- dades americanas desa-
lizadores nas proximidades, ctivem, mesmo que tempo-
para que eles possam me- rariamente, o sistema GPS,
lhorar a exactidão das suas não só por haver demasia-
soluções de posicionamento. das infra-estruturas críticas
Refira-se que as cor- que dele dependem, como
recções transmitidas são também porque as suas
correcções às distâncias a forças armadas já desen-
cada um dos satélites e não Fig. 1 – Diagrama de cobertura da rede DGPS portuguesa no continente, mostrando tam- volveram a capacidade de
bém a cobertura das estações espanholas adjacentes. A verde claro estão representadas as
correcções à latitude e à áreas onde se recebe o sinal de 1 estação DGPS; a verde intermédio estão marcadas as negar a utilização do GPS a
longitude, como acontecia áreas de cobertura dupla; o verde escuro assinala as áreas onde se recebem 3 estações. um eventual inimigo, num
nos primórdios do sistema teatro de operações, sem
DGPS. Com esse método antigo, podia consiste na capacidade de detecção, quase isso implicar a degradação da performance
acontecer a estação de referência calcular em tempo real, de avarias ou falhas nos do sistema no resto do globo.
correcções em latitude e longitude, satélites GPS. Este benefício tem sido evi-
baseadas na recepção do sinal de um denciado em diversas ocasiões, como a DGPS: UM SISTEMA
determinado conjunto de satélites, estando que aconteceu em 28 de Julho do ano EXTREMAMENTE POPULAR
o utilizador a receber outros satélites, para transacto: às 2207Z ocorreu uma avaria no
os quais essas correcções em latitude e satélite 22, que não estava a ser seguido Na viragem de milénio, já todos os
longitude não eram válidas. Actualmente, por nenhuma das 6 estações de monito- Estados europeus com costa atlântica,
as estações DGPS calculam correcções a rização terrestres do GPS, pois estas apenas excepto Portugal, providenciavam um
aplicar às distâncias a cada um dos cobrem 93% da esfera celeste. Esta falha serviço de difusão de correcções DGPS. Em
satélites. Após receber essas correcções foi prontamente detectada pelas estações todo o mundo, são quase 40 os países que
diferenciais, o receptor DGPS vai aplicar, DGPS americanas, que avisaram o centro já dispõem de estações DGPS. Os seus
apenas, correcções ao satélites que ele de controlo dos satélites GPS, o qual, após benefícios têm sido tais que alguns países
próprio está a receber, conseguindo-se confirmar a avaria, enviou um comando ao mais desenvolvidos estão agora a alargar as
assim uma melhoria de exactidão bem satélite, retirando-o de serviço a partir das suas redes de estações DGPS marítimas
mais significativa. Com a técnica diferen- 2358Z. No entanto, mesmo com a “ajuda” para zonas do interior, a fim de permitirem
cial, consegue-se passar de uma exactidão das estações DGPS, a anomalia persistiu a utilização do sinal diferencial em activi-
compreendida entre 13 e 36 m (assegurada durante cerca de 2 horas. Nesse período, dades tais como os serviços de emergência
pelo GPS natural), para valores inferiores a os utilizadores do GPS (ao usarem o médica, a construção civil, a geodesia e,
3 m, proporcionados pelo DGPS. satélite avariado) estiveram sujeitos a erros sobretudo, o controlo ferroviário. Nos EUA,
Além da melhoria de exactidão, o DGPS superiores ao normal, mas os utilizadores além das 51 estações DGPS costeiras, desti-
proporciona aos navegantes marítimos do DGPS não foram afectados, pois as nadas principalmente à navegação maríti-
outro serviço de grande importância, que respectivas estações já tinham sinalizado o ma, estão a ser instaladas estações DGPS
REVISTA DA ARMADA • DEZEMBRO 2002 13