Page 376 - Revista da Armada
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Carvoeiro permite, em conjunto com as
estações espanholas do Cabo Finisterre e
de Rota, que toda a faixa costeira nacional
esteja sempre coberta por, pelo menos,
duas estações DGPS, conforme se pode
constatar no diagrama de cobertura da
página anterior. Assim, se uma estação,
qualquer que ela seja, tiver uma avaria,
nunca deixará de haver cobertura pelo sis-
tema DGPS na faixa costeira nacional:
- se a estação DGPS de Sagres tiver uma
avaria então a costa sul de Portugal per-
manecerá coberta pela estação DGPS de
Rota e a costa ocidental permanecerá
coberta pela estação DGPS portuguesa do
Cabo Carvoeiro, havendo ainda uma parte
dessa costa coberta em duplicado pela
Fig. 2 - Mapa representando as estações DGPS em funcionamento em todo o mundo. A cinzento claro estão estação espanhola de Finisterre, e;
representadas as estações que estavam em funcionamento no início de 2002. A cinzento escuro estão repre- - se a estação do Cabo Carvoeiro tiver
sentadas as estações planeadas nessa data, nas quais se incluíam as estações portuguesas. uma avaria então a costa sul de Portugal,
bem como a costa ocidental abaixo do
para cobrir todo o território do país, con- Porto Santo aguarda a obtenção do Cabo Mondego, permanecerão cobertas
forme se pode ver na figura 2. Esta rede necessário financiamento. pela estação DGPS instalada em Sagres e a
tomou a designação de NDGPS (Na- Além destas estações DGPS, foi também costa ocidental portuguesa acima da
tionwide Differential GPS) e, quando con- instalada, na Direcção de Faróis, uma Figueira da Foz permanecerá coberta pela
cluída, será constituída por 126 estações no estação de controlo, que efectua a moni- estação DGPS do Cabo Finisterre.
interior, que se somarão à meia centena de torização e controlo, em tempo real, do Antes de abordar a instalação de cada
estações costeiras. As autoridades ameri- funcionamento dos vários componentes uma das estações DGPS, gostaria de su-
canas estimam para a rede NDGPS um das estações DGPS, através da troca de blinhar que ambas as estações serão ali-
benefício verdadeiramente fabuloso de 152 mensagens num sistema de comunicações, mentadas pela corrente da rede pública,
dólares por cada dólar investido! A maior que no caso português é uma linha tele- dispondo de um gerador de emergência e,
parte desses benefícios decorrerão de um fónica comutada. A estação de controlo ainda, de um conjunto de baterias, para as
muito melhor controlo ferroviário, que recebe relatos periódicos de cada estação manter em funcionamento durante o curto
incluirá o seguimento permanente dos DGPS (por exemplo: informação sobre o período de tempo que poderá medear
comboios, a detecção de situações de seu estado de funcionamento) e é notifica- entre uma falha de energia e a entrada em
excesso de velocidade, a antecipação de da, em tempo quase real, dos alarmes funcionamento do gerador de emergência.
eventuais colisões e, até, a imobilização de ocorridos em cada uma delas. Se, por qualquer razão, o gerador de
um comboio, caso a sua tripulação fique A comunicação entre a estação de con- emergência não arrancar, então as baterias
incapacitada por algum motivo. trolo e a estação de Sagres faz-se através manterão a estação em funcionamento
Após os eventos de 11 de Setembro de de uma linha telefónica do Sistema durante cerca de 5 horas, sendo difundido
2001, quando se esperava um reforço dos Integrado de COmunicações Militares um Aviso à Navegação notificando os
orçamentos dos vários programas rela- (SICOM), que tem as vantagens de ser uma navegantes da hora a que a estação
cionados com o GPS (visto tratar-se de um linha segura e de não implicar quaisquer deixará de funcionar.
sistema militar de grande valor e para o
qual não existe qualquer alternativa), veri-
ficou-se o contrário, uma vez que os fun- N.º de Localização Alcance Freq.
dos disponíveis foram todos canalizados estações teórico
para a luta directa contra o terrorismo e
não para a proteccção e consolidação de
infra-estruturas vitais, como o GPS. A ERN de Sagres 200 mi 305,5 kHz
excepção foi o programa relativo à rede Portugal
DGPS marítima e à sua extensão ao inte- Contin. 2
rior (NDGPS), que, pela sua reconhecida Farol Cabo Carvoeiro 200 mi 311,5 kHz
importância, foi o único programa rela-
cionado com o GPS a não sofrer cortes
orçamentais. Açores Horta 300 mi 308,0 kHz
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A REDE DGPS PORTUGUESA
Relativamente ao nosso país, o Instituto Madeira 1 Porto Santo 200 mi 287,5 kHz
Hidrográfico elaborou o projecto de insta-
lação de uma rede DGPS, o qual prevê a Tab. 1 - Arquitectura prevista para a rede DGPS portuguesa
instalação de 4 estações transmissoras de
correcções, ficando 2 no continente e 1 em custos de utilização. Já com a estação do A ESTAÇÃO DGPS
cada um dos arquipélagos (ver tabela 1). As Cabo Carvoeiro, emprega-se uma linha DO CABO CARVOEIRO
2 estações DGPS do continente, localizadas telefónica RDIS, alugada à PT, dado o
no Cabo Carvoeiro e em Sagres, vão ser SICOM não chegar a Peniche. A estação DGPS do Cabo Carvoeiro foi
inauguradas em 3 de Dezembro deste ano. A instalação de uma estação DGPS no instalada junto ao respectivo farol. As
A instalação das estações da Horta e do Cabo de Sagres e de outra no Cabo antenas GPS foram montadas num mastro
14 DEZEMBRO 2002 • REVISTA DA ARMADA