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Carvoeiro permite, em conjunto com as
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                                                                               de Rota, que toda a faixa costeira nacional
                                                                               esteja sempre coberta por, pelo menos,
                                                                               duas estações DGPS, conforme se pode
                                                                               constatar no diagrama de cobertura da
                                                                               página anterior. Assim, se uma estação,
                                                                               qualquer que ela seja, tiver uma avaria,
                                                                               nunca deixará de haver cobertura pelo sis-
                                                                               tema DGPS na faixa costeira nacional:
                                                                                 - se a estação DGPS de Sagres tiver uma
                                                                               avaria então a costa sul de Portugal per-
                                                                               manecerá coberta pela estação DGPS de
                                                                               Rota e a costa ocidental permanecerá
                                                                               coberta pela estação DGPS portuguesa do
                                                                               Cabo Carvoeiro, havendo ainda uma parte
                                                                               dessa costa coberta em duplicado pela
         Fig. 2 - Mapa representando as estações DGPS em funcionamento em todo o mundo. A cinzento claro estão  estação espanhola de Finisterre, e;
         representadas as estações que estavam em funcionamento no início de 2002. A cinzento escuro estão repre-  - se a estação do Cabo Carvoeiro tiver
         sentadas as estações planeadas nessa data, nas quais se incluíam as estações portuguesas.  uma avaria então a costa sul de Portugal,
                                                                               bem como a costa ocidental abaixo do
         para cobrir todo o território do país, con-  Porto Santo aguarda a obtenção do  Cabo Mondego, permanecerão cobertas
         forme se pode ver na figura 2. Esta rede  necessário financiamento.   pela estação DGPS instalada em Sagres e a
         tomou a designação de NDGPS (Na-     Além destas estações DGPS, foi também  costa ocidental portuguesa acima da
         tionwide Differential GPS) e, quando con-  instalada, na Direcção de Faróis, uma  Figueira da Foz permanecerá coberta pela
         cluída, será constituída por 126 estações no  estação de controlo, que efectua a moni-  estação DGPS do Cabo Finisterre.
         interior, que se somarão à meia centena de  torização e controlo, em tempo real, do  Antes de abordar a instalação de cada
         estações costeiras. As autoridades ameri-  funcionamento dos vários componentes  uma das estações DGPS, gostaria de su-
         canas estimam para a rede NDGPS um  das estações DGPS, através da troca de  blinhar que ambas as estações serão ali-
         benefício verdadeiramente fabuloso de 152  mensagens num sistema de comunicações,  mentadas pela corrente da rede pública,
         dólares por cada dólar investido! A maior  que no caso português é uma linha tele-  dispondo de um gerador de emergência e,
         parte desses benefícios decorrerão de um  fónica comutada. A estação de controlo  ainda, de um conjunto de baterias, para as
         muito melhor controlo ferroviário, que  recebe relatos periódicos de cada estação  manter em funcionamento durante o curto
         incluirá o seguimento permanente dos  DGPS (por exemplo: informação sobre o  período de tempo que poderá medear
         comboios, a detecção de situações de  seu estado de funcionamento) e é notifica-  entre uma falha de energia e a entrada em
         excesso de velocidade, a antecipação de  da, em tempo quase real, dos alarmes  funcionamento do gerador de emergência.
         eventuais colisões e, até, a imobilização de  ocorridos em cada uma delas.  Se, por qualquer razão, o gerador de
         um comboio, caso a sua tripulação fique  A comunicação entre a estação de con-  emergência não arrancar, então as baterias
         incapacitada por algum motivo.     trolo e a estação de Sagres faz-se através  manterão a estação em funcionamento
           Após os eventos de 11 de Setembro de  de uma linha telefónica do Sistema  durante cerca de 5 horas, sendo difundido
         2001, quando se esperava um reforço dos  Integrado de COmunicações Militares  um Aviso à Navegação notificando os
         orçamentos dos vários programas rela-  (SICOM), que tem as vantagens de ser uma  navegantes da hora a que a estação
         cionados com o GPS (visto tratar-se de um  linha segura e de não implicar quaisquer  deixará de funcionar.
         sistema militar de grande valor e para o
         qual não existe qualquer alternativa), veri-
         ficou-se o contrário, uma vez que os fun-           N.º de      Localização       Alcance      Freq.
         dos disponíveis foram todos canalizados            estações                       teórico
         para a luta directa contra o terrorismo e
         não para a proteccção e consolidação de
         infra-estruturas vitais, como o GPS. A                          ERN de Sagres      200 mi     305,5 kHz
         excepção foi o programa relativo à rede  Portugal
         DGPS marítima e à sua extensão ao inte-  Contin.      2
         rior (NDGPS), que, pela sua reconhecida                       Farol Cabo Carvoeiro  200 mi    311,5 kHz
         importância, foi o único programa rela-
         cionado com o GPS a não sofrer cortes
         orçamentais.                            Açores                     Horta           300 mi     308,0 kHz
                                                               1
         A REDE DGPS PORTUGUESA

           Relativamente ao nosso país, o Instituto  Madeira   1          Porto Santo       200 mi     287,5 kHz
         Hidrográfico elaborou o projecto de insta-
         lação de uma rede DGPS, o qual prevê a  Tab. 1 - Arquitectura prevista para a rede DGPS portuguesa
         instalação de 4 estações transmissoras de
         correcções, ficando 2 no continente e 1 em  custos de utilização. Já com a estação do  A ESTAÇÃO DGPS
         cada um dos arquipélagos (ver tabela 1). As  Cabo Carvoeiro, emprega-se uma linha  DO CABO CARVOEIRO
         2 estações DGPS do continente, localizadas  telefónica RDIS, alugada à PT, dado o
         no Cabo Carvoeiro e em Sagres, vão ser  SICOM não chegar a Peniche.     A estação DGPS do Cabo Carvoeiro foi
         inauguradas em 3 de Dezembro deste ano.  A instalação de uma estação DGPS no  instalada junto ao respectivo farol. As
         A instalação das estações da Horta e do  Cabo de Sagres e de outra no Cabo  antenas GPS foram montadas num mastro

         14 DEZEMBRO 2002 • REVISTA DA ARMADA
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