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com 7m de altura, fixo ao varandim da A ESTAÇÃO DGPS DE SAGRES está a a trabalhar, i.e. o datum. As estações
cúpula do farol, de forma a poderem DGPS, bem como o sistema GPS, traba-
receber o sinal dos satélites GPS sem A segunda estação DGPS do continente lham em World Geodetic System – 1984
qualquer obstrucção. As estações de refe- foi instalada na Estação Radio Naval (WGS-84), pelo que as coordenadas obti-
rência (que são as unidades que, efectiva- (ERN) de Sagres, que foi desactivada em das nos respectivos receptores vêm, nor-
mente, calculam as correcções), o moni- 31 de Outubro de 2000. Embora tenham malmente, nesse sistema de referência.
tor de integridade e os transmissores ficado vagos alguns edifícios onde se Dessa forma, os navegantes devem ter o
foram instalados num contentor construí- poderiam instalar as estações de referên- cuidado de as transformar para o datum da
do para o efeito e colocado junto ao edifí- cia, o monitor de integridade e os trans- carta náutica, antes de aí implantarem a
cio do farol. O sistema foi concebido para missores, isso teria implicado realizar sua posição GPS ou DGPS. A maioria das
que esses equipamentos funcionem por obras significativas, pelo que se optou por cartas náuticas oficiais da costa continental
tempo quase indefinido, sem intervenção instalar esses equipamentos num con- portuguesa, designadamente da área
humana, sendo que o contentor dispõe de tentor semelhante ao do Cabo Carvoeiro. coberta pelas estações DGPS, vêm expres-
2 sistemas de ar condicionado indepen- Esta opção, além de uniformizar as duas sas em datum Europeu, havendo ainda
dentes, extintores que podem ser activa- estações DGPS portuguesas, tem a van- algumas (poucas) referidas ao datum
dos automática ou manualmente e no tagem de facilitar a instalação dos sis- Lisboa, sendo que todas as de maior escala
local ou à distância (a partir da Direcção temas de apoio, como os sistemas de ar possuem uma nota indicando qual a cor-
de Faróis) e, ainda, alarmes de incêndio, condicionado e os alarmes. recção a aplicar antes de nelas implantar
temperatura elevada, humidade elevada, No caso de Sagres, como não existem uma posição GPS ou DGPS. Essa cor-
disparo do extintor, intruso e falha de cor- obstruções significativas e existe boa visi- recção anda na ordem de 185m no caso
rente. bilidade da esfera celeste, as antenas GPS – do datum Europeu e de 210m no caso do
Nesta estação, tal como na de Sagres, que recebem os sinais dos satélites, os datum Lisboa.
existem duas antenas de transmissão, pois quais vão depois ser processados a fim de Outra alternativa, consiste em escolher,
estas sofrem bastante com o mau tempo e gerar as correcções necessárias – foram no próprio receptor DGPS, o datum em
com a corrosividade e salinidade típicas instaladas em mastros montados no pró- que se pretende que a posição seja apre-
dos ambientes marítimos, sendo necessário prio contentor da estação DGPS. sentada, pois a maioria dos receptores mais
efectuar pequenas reparações e acções de Relativamente às antenas de transmissão modernos já efectuam eles próprios a
manutenção, com alguma frequência. – que são aquelas que efectivamente põem transformação. No entanto, desaconselha-
Assim, quando uma antena estiver indis- no ar as correcções diferenciais – foi insta- -se este procedimento pois os algoritmos
ponível, utilizar-se-á a outra para radio- lada uma antena primária, em tudo seme- de transformação empregues podem não
difundir as correcções diferenciais. lhante à do Carvoeiro, e procedeu-se à ser os mais correctos.
A antena principal do Cabo Carvoeiro é beneficiação de uma antena antiga, para No caso das cartas electrónicas de nave-
uma antena em forma de T, com um com- servir como antena secundária da estação. gação oficiais, esse problema já não se
primento de 92m, a qual está suspensa Era uma antena que havia sido usada no põe, pois elas são sempre referidas ao
em dois mastros de 27m de altura. Em vir- serviço de socorro marítimo, em Morse, WGS-84.
tude das suas dimensões, esta antena não nos 500 kHz. Como esse serviço cessou
podia ser instalada nos terrenos da em 1 de Fevereiro de 1999, a antena iria CONCLUSÃO
Marinha onde está localizado o farol. ser desmontada, mais dia menos dia. Com
Dessa forma, foi estabelecido um proto- a sua beneficiação, conseguiu-se obter Com a concretização deste projecto no
colo entre a Marinha Portuguesa e a uma antena de recurso, com gastos continente, Portugal volta a possuir um
Câmara Municipal de Peniche, segundo o insignificantes. sistema de radionavegação de base ter-
qual esta se comprometeu a ceder uma Em termos de alimentação eléctrica de restre. Não contando com os radiofaróis,
parcela de terreno anexa ao farol, para emergência, ela será fornecida pela Força que nos últimos anos da década passada
instalação da antena principal da estação Aérea Portuguesa, que dispõe no local de já pouco ou nada eram utilizados para
DGPS, a título precário e gratuito e por 2 geradores com capacidade sobrante, efeitos de navegação, as estações DGPS
tempo indeterminado, cessando a cedên- tendo sido necessário adquirir apenas as portuguesas são as dignas sucessoras das
cia apenas quando terminar a exploração baterias, que como já se disse terão capaci- estações Omega diferencial, que Portugal
do sistema DGPS. Como contrapartida, a dade para cerca de 5 horas. instalou na longínqua década de 70. Só
Marinha comprometeu-se a usar materiais que, sinal dos tempos, enquanto estas
adequados à sua integração na zona, a NAVEGAR COM DGPS permitiam exactidões na ordem de 0,3 a 1
manter a antena e referida vedação em milha (ou seja entre 555 e 1.852m) agora
perfeito estado de conservação e a A exactidão conseguida pelos nave- falamos de erros máximos de 2 ou 3 m!
desmontá-las quando cessar a operação gantes após a aplicação de correcções No entanto, realça-se, mais uma vez,
da estação DGPS. DGPS está condicionada por vários fac- que mais importante do que a melhoria
A antena secundária é a antena de radio- tores, alguns dos quais não dependem de de exactidão associada ao DGPS é a
farol, que deixou de ser utilizada aquando quem fornece o serviço DGPS, nomeada- capacidade de alertar os navegantes para
da desactivação dos radiofaróis portugue- mente: a ocorrência de avarias ou falhas no sis-
ses, em 31 de Dezembro de 2000. Essa - Performance do equipamento DGPS tema GPS.
antena foi beneficiada e vai funcionar usado pelo navegante; Finalizo referindo que o sinal DGPS
como back-up para a estação DGPS. - Situação do sistema GPS: número de está disponível para todos os utilizadores,
Relativamente à alimentação eléctrica satélites, ângulo de elevação, geometria e não sendo necessário pagar nada para
de emergência, o farol do Cabo Carvoeiro relação sinal/ruído; beneficiar deste serviço. Basta que o uti-
possuía um gerador, mas dado o seu - Condições atmosféricas na área e sepa- lizador possua um receptor capaz de
envelhecimento, optou-se por adquirir um ração entre a estação DGPS e o navegante. receber as correcções diferenciais, sendo
novo, com maior capacidade (15 kVA), De qualquer maneira, estima-se que, em que a maioria dos receptores GPS pode
que não só servirá a estação DGPS, como Portugal, o erro seja inferior a 3m em toda ser modificado para as receber.
também poderá alimentar todos os a costa. Com exactidões nesta ordem de
equipamentos eléctricos do farol propria- grandeza, assume particular significado o Sardinha Monteiro
mente dito. sistema geodésico de referência em que se 1TEN
16 DEZEMBRO 2002 • REVISTA DA ARMADA