Page 262 - Revista da Armada
P. 262

-ˆ“Տ>XKœÊ`>Ê ÃȘ>ÌÕÀ>Ê ˜vÀ>ÛiÀ“i…>Ê
           -ˆ“Տ>XKœÊ`>Ê ÃȘ>ÌÕÀ>Ê ˜vÀ>ÛiÀ“i…>Ê


                                                `iÊ >ۈœÃ
                                                `iÊ >ۈœÃ


            NSERIDO NUM PROJECTO DE INVESTIGA ÎO E  VEZES  OS NAVIOS DE GUERRA ERAM PINTADOS DE       Ž#  EMITIR RADIA ÎO ELECTROMAGNÏTICA
            DESENVOLVIMENTO  ) $  DE DEFESA CO l   MODO A MELHOR SE CAMUmAREM COM O MEIO  GERALMENTE DESIGNADA POR hRADIA ÎO TÏRMI
         )NANCIADO PELO -$. E LIDERADO PELA $I   AMBIENTE E ASSIM DIlCULTAREM A DETEC ÎO  CAv  E DA TEMPERATURA DOS ALVOS BEM COMO
         REC ÎO DE .AVIOS  DECORREU NOS PASSADOS DIAS  PELOS VIGIAS INIMIGOS  #OM O ADVENTO DA  AS SUAS CARACTERÓSTICAS EMISSIVAS E FORMA SE
         DE    A    DE -AIO  AO LARGO DO #ABO 2ASO  O  ELECTRØNICA E CONSEQUENTE APARECIMENTO DE  REM DIFERENCIADAS DO FUNDO
         EXERCÓCIO -)6%8 QUE CONSISTIU NUMA CAMPA   SENSORES  COMO SISTEMAS RADAR OU DE IMAGEM   !O CONTRÉRIO DOS AVIÜES hINVISÓVEISv  TIPO
         NHA DE MEDI ÜES DE ASSINATURA INFRAVERMELHA  TÏRMICA  QUE EXPANDIRAM A POSSIBILIDADE DE  &    OU "   QUE SÎO DESENHADOS PARA PASSA
         DE NAVIOS  )2  h)NFRA 2EDv   EFECTUADA EM CON   EXPLORA ÎO DO ESPECTRO ELECTROMAGNÏTICO  REM DESPERCEBIDOS AOS SISTEMAS DE VIGILÊNCIA
         JUNTO COM O LABORATØRIO DE PESQUISA DA MA   PARA ALÏM DO VISÓVEL  A NECESSIDADE DAS PLA   RADAR E DE INFRAVERMELHOS  O OBJECTIVO DA FURTI
         RINHA DOS % 5 !  5 3  .AVAL 2ESEARCH ,ABO   TAFORMAS ADOPTAREM MEDIDAS PARA REDUZIR A  VIDADE ACIMA DA LINHA DE ÉGUA DAS PLATAFORMAS
         RATORY   %STAS PROVAS TIVERAM COMO OBJECTIVO  SUSCEPTIBILIDADE DE SEREM DETECTADAS POR ES   NAVAIS Ï ESSENCIALMENTE O DE MELHORAR A SUA
         A OBTEN ÎO DE DADOS PARA VALIDAR                                              SOBREVIVÐNCIA ATRAVÏS DO AUMEN
         A VERSÎO MAIS RECENTE DO MODE                                                 TO DA ElCÉCIA DOS SEUS SISTEMAS
         LO STANDARD DA .!4/ DE PREDI ÎO                                               DE CONTRAMEDIDAS ELECTRØNICAS
         DE ASSINATURA )2 DE NAVIOS 3HIP)2                                             DE MODO A TORNÉ LAS MAIS hATRAC
         .4#3  h.AVAL 4HREAT #OUNTERME                                                 TIVASh PARA OS MÓSSEIS
         ASURE 3IMULATORv  E ENVOLVERAM
         A PARTICIPA ÎO DO .20 h­LVARES                                                 --   /1, Ê
         #ABRALv E DO .20 h"ÏRRIOv  %STE                                                  , 6 ,     Ê
         ESFOR O DE ) $ ENQUADRA SE NO                                                   Ê  6 "-
         ÊMBITO DA PARTICIPA ÎO NACIONAL
         NO GRUPO .!4/ DA 2ESEARCH 4E                                                    ! ASSINATURA DE INFRAVERMELHOS
         CHNOLOGY /RGANIZATION 4'   hON                                                Ï UM PARÊMETRO QUE DESCREVE
         )NFRARED -EASUREMENTS AND -ODE                                                O mUXO RADIANTE TOTAL ORIGINADO
                                                                                       PELO ALVO NESTA BANDA DO ESPEC
                                                                                       TRO ELECTROMAGNÏTICO E CONSIS
                                                                                       TE DE DUAS COMPONENTES  UMA
                                                                                       COMPONENTE DE EMISSÎO  CORRES
                                                 4£CNICO DA 53.2, MEDINDO A ASSINATURA )2 DO .20   PONDENTE Ì ENERGIA  EMISSÎO TÏR
                                                 h¸LVARES #ABRALv
                                                                                       MICA  ORIGINADA PELO ALVO  E UMA
                                                 TES NOVOS MEIOS TAMBÏM EVOLUIU PARA  COMPONENTE DE REmEXÎO  CORRESPONDENTE Ì
                                                 OUTRAS GAMAS DE FREQUÐNCIA    ENERGIA ORIGINADA POR FONTES EXTERNAS REmEC
                                                   %MBORA DO PONTO DE VISTA OPERA   TIDAS PELO ALVO  ISTO Ï  PELO MEIO ENVOLVEN
                                                 CIONAL FOSSE SEDUTOR A EXISTÐNCIA DE  TE  ! ASSINATURA )2 DE UM NAVIO Ï ALTAMENTE
                                                 NAVIOS FURTIVOS NUMA AMPLA ZONA  VARIÉVEL  POIS A QUANTIDADE DE ENERGIA INFRA
                                                 DO ESPECTRO ELECTROMAGNÏTICO  POR  VERMELHA POR SI RADIADA DEPENDE DE INÞME
                                                 EXEMPLO DO VISÓVEL ÌS ONDAS CEN   ROS FACTORES SUSCEPTÓVEIS DE ALTERA ÎO  COMO
                                                 TIMÏTRICAS   A ADOP ÎO DE MEDIDAS  A CONlGURA ÎO DE PROPULSÎO E DE CONDI ÜES
                                                 PARA MELHORAR A DISCRI ÎO DO NAVIO   METEOROLØGICAS  %XISTE  CONTUDO  UM CONJUN
                                                 TEM NA PRÉTICA  LIMITES IMPOSTOS POR  TO DE CARACTERÓSTICAS DOMINANTES NA BANDA
                                                 CONDICIONANTES TECNOLØGICAS  DE  DOS INFRAVERMELHOS MÏDIOS QUE PREVALECE
                                                 OPERA ÎO DO NAVIO  DE CUSTO E DAS  COMO SEJAM AS LINHAS ESPECTRAIS DE EMISSÎO
         LING FOR 3HIP 3ELF $EFENSEv  / -)6%8 CONSTI   PRØPRIAS LEIS DA FÓSICA  .A REALIDADE  POR  DOS EmUENTES GASOSOS DA PLUMA E A RADIA ÎO
         TUIU UM EXCELENTE EXEMPLO DE COOPERA ÎO NA  MELHOR QUE UM NAVIO DE SUPERFÓCIE SEJA  EMITIDA PELA CHAPA METÉLICA QUENTE DAS PAR
         ÉREA DE ) $ DE DEFESA ENTRE A -ARINHA 0ORTU   PROJECTADO  E QUE INCORPORE TECNOLOGIAS  TES VISÓVEIS DAS CONDUTAS DE EVACUA ÎO  $U
         GUESA E A DOS % 5 !  / MODELO 3()0)2 .4#3  AVAN ADAS PARA MELHORAR A SUA DISCRI ÎO  RANTE O DIA A CONTRIBUI ÎO DA CHAPA METÉLICA
         VALIDADO PERMITIRÉ Ì -ARINHA DISPOR DE UMA   hLOW OBSERVABLE TECHNOLOGYv   NUNCA PO   AQUECIDA DAS OBRAS MORTAS E DAS SUPERESTRU
         FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ESPE   DERÉ hEVADIR SEv COMPLETAMENTE AOS SISTE   TURAS PARA A ASSINATURA )2 DO NAVIO PODE AS
         CIlCA ÜES TÏCNICAS DE ASSINATURA INFRAVERME   MAS DE DETEC ÎO E DE VIGILÊNCIA  ! PRØPRIA  SUMIR VALORES IMPORTANTES ESPECIALMENTE NA
         LHA DE NOVAS CONSTRU ÜES E DE MODERNIZA ÎO  PRESEN A DO NAVIO PROVOCA ALTERA ÜES OU  BANDA DOS INFRAVERMELHOS LONGOS
         DE PLATAFORMAS EXISTENTES  BEM COMO EFECTUAR  PERTURBA ÜES EM RELA ÎO AO MEIO AMBIEN   0ARA UMA MELHOR COMPREENSÎO DA ASSINA
         ESTUDOS QUE PERMITAM AVALIAR A VULNERABILI   TE QUE TORNAM SUSCEPTÓVEL A SUA DETEC ÎO   TURA )2 DO NAVIO E PARA EFEITOS DE IMPLEMEN
         DADE DOS NAVIOS A AMEA AS )2 ESPECÓlCAS E  5M EXEMPLO DISSO Ï A FORMA ÎO DE ESTEIRA  TA ÎO DE MEDIDAS ADEQUADAS  PARA A SUA RE
         OPTIMIZAR AS TÉCTICAS DE LAN AMENTO DE CON   PELOS NAVIOS  UMA CARACTERÓSTICA LIGADA Ì FÓ   DU ÎO  Ï INTERESSANTE ANALISAR A CONTRIBUI ÎO
         TRAMEDIDAS                         SICA DO DESLOCAMENTO DE OBJECTOS NO MEIO  RELATIVA DE DIFERENTES hÉREAS QUENTESv  5MA
                                            AQUÉTICO  PASSÓVEL DE DETEC ÎO POR SISTEMAS  ANÉLISE COMPARATIVA DE DIFERENTES FONTES DE
           /," 1  "                         ELECTRO ØPTICOS OU RADAR  .O CASO DOS MÓS   RADIA ÎO TÏRMICA NUM NAVIO TÓPICO NAS BAN
                                            SEIS ANTI NAVIO  !3- h!NTI 3HIP -ISSILEv   DAS DOS INFRAVERMELHOS MÏDIOS E LONGOS REVELA
           / CONCEITO DE FURTIVIDADE  ISTO Ï  DE EVITAR  COM GUIAMENTO )2  ESTES EXPLORAM O FAC   QUE A RADIÊNCIA NOS INFRAVERMELHOS MÏDIOS DA
         A DETEC ÎO Ï UM CONCEITO ANTIGO NA GUERRA  TO INCONTORNAVEL DE QUALQUER OBJECTO CUJA  SEC ÎO VISÓVEL DE UMA CONDUTA DE EVACUA ÎO
         NAVAL  ³ CONHECIDO QUE  JÉ HÉ SÏCULOS  MUITAS  TEMPERATURA NÎO SEJA A DO ZERO ABSOLUTO  PODE SER CERCA DE     VEZES SUPERIOR Ì DAS

         nÊÊ  "-/"ÊÓääÎÊUÊ2%6)34! $! !2-!$!
   257   258   259   260   261   262   263   264   265   266   267