Page 263 - Revista da Armada
P. 263
OBRAS MORTAS OU VEZES SUPERIOR Ì DA PLU ESTAS AMEA AS / 3()0)2 .4#3 CONSTITUI AS /S DADOS DE ASSINATURA )2 DA hLVARES
MA NA BANDA QUANDO COMPARADA Ì DOS INFRA SIM UMA FERRAMENTA DE PREDI ÎO RIGOROSA DA #ABRALv PERMITIRÎO AVALIAR O RIGOR DAS PRE
VERMELHOS LONGOS !SSIM A BANDA PRIORITÉRIA ASSINATURA )2 DE NAVIOS PARA SUPORTAR ESTUDOS DI ÜES DO 3()0)2 E TESTAR OS MELHORAMEN
PARA SUPRESSÎO )2 Ï A BANDA DOS INFRAVERME DE SUSCEPTIBILIDADE E DE '% NECESSÉRIOS AO TOS RECENTEMENTE INCORPORADOS NO MODE
LHOS MÏDIOS ONDE O OBJECTIVO PRINCIPAL Ï AR DESENVOLVIMENTO DE REQUISITOS OPERACIONAIS LO ! ANÉLISE DE VALIDA ÎO PERMITIRÉ AVALIAR
REFECER AS PARTES METÉLICAS QUENTES DAS PARTES E TÏCNICOS DE NOVAS CONSTRU ÜES OU DE MO O ERRO DE PREDI ÎO DO MODELO E LOCALIZAR
VISÓVEIS DAS CONDUTAS DE EVACUA ÎO E DEPOIS DERNIZA ÎO DE CONSTRU ÜES EXISTENTES COMO E IDENTIlCAR OS ALGORITMOS DO MODELO RES
O DE ARREFECER OS EmUENTES GASOSOS TAMBÏM PARA SUPORTAR ESTUDOS DE CARACTER PONSÉVEIS PELO ERRO
TÉCTICOnOPERACIONAL 5MA DAS PRINCIPAIS TAREFAS DA ANÉLISE DE
"Ê " "ʺ- * ,É / -» VALIDA ÎO Ï A VERIlCA ÎO DO RIGOR DE PREDI
8 , "Ê 6 8 ÎO DAS TEMPERATURAS DO EXTERIOR DO NAVIO
/ 3()0)2 .4#3 Ï UM MODELO FÓSICO QUE 0ARA O EFEITO A $IREC ÎO DE .AVIOS INSTALOU
SIMULA DE FORMA RIGOROSA A RADIÊNCIA INFRA .O ÊMBITO DA SUA PARTICIPA ÎO NO GRUPO CERCA DE ) "UTTON EM DIVERSOS PONTOS DA
VERMELHA TANTO DE NAVIOS COMO DO FUNDO CIENTÓlCO DA .!4/ 4' A -ARINHA 0ORTU SUPERESTRUTURA OBRAS MORTAS E CHAMINÏS DO
MARÓTIMO TENDO A CAPACIDADE DE GERA ÎO GUESA E A DOS % 5 ! DECIDIRAM ORGANIZAR O NAVIO /S ) "UTTON SÎO DISPOSITIVOS ELECTRØ
DE IMAGEM SINTÏTICA DE ELEVADA RESOLU ÎO EXERCÓCIO -)6%8 QUE CONSISTIU NUMA CAMPA NICOS ENCAPSULADOS NUM INVØLUCRO DE A O
/ GERADOR DE IMAGEM )2 TEM A CAPACIDADE NHA DE MEDI ÜES )2 PARA VALIDAR OS MELHORA COM A DIMENSÎO DE UMA PEQUENA MOEDA
DE SIMULAR UM FUNDO HEMISFÏRICO A CAPA MENTOS INTRODUZIDOS RECENTEMENTE NA ULTIMA PRÏ PROGRAMADOS PARA MEDIREM E REGISTA
CIDADE DE INCLUIR NA MESMA REM A TEMPERATURA ONDE ES
CENA DIVERSOS NAVIOS CADA TÎO COLADOS A INTERVALOS DE
UM COM A SUA PRØPRIA EMIS TEMPO DETERMINADOS !DI
SÎO DE PLUMA DIESEL OU TUR CIONALMENTE NO TOPO DAS
BINAS DE GÉS E LAN AMENTO CHAMINÏS E NAS CONDUTAS
DE ENGODOS )2 / 3()0)2 DE EVACUA ÎO DE ESTIBOR
.4#3 PERMITE SIMULAR AIN DO DOS MOTORES E GERADORES
DA DE FORMA INTERACTIVA A $IESEL E TURBINA DE GÉS FO
IMAGEM )2 DA CENA VISTA RAM INSTALADOS SENSORES DO
ATRAVÏS DE UM OBSERVADOR TIPO TERMOPAR PARA MEDI ÎO
)2 POSSIBILITANDO SIMULAR DAS TEMPERATURAS DA CHAPA
A DINÊMICA DE UM ATAQUE E DOS EmUENTES GASOSOS %S
hENGAGEMENTv A UM NAVIO TES SENSORES ESTAVAM LIGA
POR UM MÓSSIL )2 DOS ATRAVÏS DE CABLAGEM
%STE MODELO DE PREDI ÎO A UM SISTEMA AUTOMÉTICO
DE ASSINATURA INFRAVERMELHA DE AQUISI ÎO E CONDICIO
DE NAVIOS ORIGINALMENTE DE NAMENTO DE SINAL DESEN
SIGNADO SOMENTE POR 3()0)2 VOLVIDO PELA $IREC ÎO DE
FOI DESENVOLVIDO PELA EMPRE .AVIOS $URANTE AS PROVAS
SA CANADIANA $AVIS %NGINEE DE MEDI ÎO )2 FOI SUBCON
RING NO INÓCIO DOS ANOS %QUIPA T£CNICA JUNTO AO &AROL DO #ABO 2ASO TRATADA A EMPRESA %.6)2/
PARA O -INISTÏRIO DA $EFESA QUE INSTALOU A BORDO DIVERSA
#ANADIANO $ESDE O LAN AMENTO DA VERSÎO VERSÎO V DO MODELO 3()0)2 .4#3 ! INSTRUMENTA ÎO PARA MEDI ÎO DO CAUDAL DAS
EM O MODELO TEM SIDO CONTINUAMENTE CREDIBILIDADE DESTE MODELO SØ PODE SER ES CONCENTRA ÜES VOLUMÏTRICAS DE VÉRIOS CONSTI
MELHORADO 3UB MODELOS ADICIONAIS PARA A TABELECIDA ATRAVÏS DE UMA RIGOROSA VALIDA TUINTES MOLECULARES HUMIDADE E DA FULIGEM
PLUMA ENGODOS )2 TIPO hmAREv E SIMULADOR DE ÎO COMPARANDO SIMULA ÜES COM MEDI ÜES DOS EmUENTES GASOSOS DAS TURBINAS DE GÉS E
hENGAGEMENTv DE MÓSSEIS )2 FORAM ACRESCEN DE UM NAVIO ADEQUADAMENTE INSTRUMENTADO DOS MOTORES $IESEL
TADOS NA VERSÎO LAN ADA EM TENDO O PARA O EFEITO / -)6%8 DECORREU AO LARGO 2ElRA SE A COLABORA ÎO NO EXERCÓCIO DA
MODELO EVOLUÓDO A SUA DESIGNA ÎO PARA 3()0)2 DO #ABO 2ASO DURANTE A ÞLTIMA SEMANA DE $IREC ÎO DE &ARØIS QUE DISPONIBILIZOU AS IN
.4#3 %M UM PAINEL CIENTÓlCO DA .!4/ -AIO DE 0ARA O EFEITO DESLOCOU SE A FRAESTRUTURAS E APOIO OlCINAL 0ARA O SUCESSO
APØS AVALIA ÎO DE DIVERSOS MODELOS DISPONÓ 0ORTUGAL UMA EQUIPA COMPOSTA POR QUATRO DAS PROVAS FORAM TAMBÏM ESSENCIAIS OS RE
VEIS NOS % 5 ! E EM OUTROS PAÓSES DA .!4/ ELEMENTOS DO 5 3 .AVAL 2ESEARCH ,ABORA CURSOS DO )NSTITUTO (IDROGRÉlCO %STE ORGANIS
SELECCIONOU O 3()0)2 COMO MODELO STANDARD TORY .2, COM EQUIPAMENTO DE MEDI ÎO )2 MO INSTALOU A BORDO DA LVARES #ABRAL UMA
DA .!4/ DE PREDI ÎO DE ASSINATURA )2 DE NA ADEQUADO ! DIREC ÎO DESTAS PROVAS COUBE Ì ESTA ÎO METEOROLØGICA AUTOMÉTICA E UM RE
VIOS !PØS UMA SÏRIE DE UPGRADES AO MODELO $IREC ÎO DE .AVIOS ORGANISMO DE DIREC ÎO CEPTOR '03 COM CORREC ÎO DIFERENCIAL TEN
PRECONIZADOS POR ESTE GRUPO .!4/ AS ALTERA TÏCNICA DA -ARINHA QUE DETÏM A LICEN A DO DO AINDA FUNDEADO AO LARGO DO #ABO 2ASO
ÜES INTRODUZIDAS RESULTARAM NA VERSÎO .!4/ SOFTWARE 3()0)2 .4#3 UMA BØIA COM UM SENSOR PARA MEDI ÎO DA
V LAN ADA EM ! -ARINHA 0ORTUGUESA / OBJECTIVO PRINCIPAL DESTE EXERCÓCIO FOI A TEMPERATURA DE SUPERFÓCIE DA ÉGUA DO MAR
DISPÜE ACTUALMENTE DE UMA LICEN A DESTE SOFT AQUISI ÎO DE TERMOGRAMAS IMAGENS )2 CALI ! ANÉLISE PRELIMINAR DOS DADOS OBTIDOS
WARE DECORRENTE DA ENTRADA DE 0ORTUGAL EM BRADOS DE ELEVADA QUALIDADE E DE DADOS RA DURANTE O -)6%8 INDICA QUE OS OBJECTIVOS
PARA O GRUPO .!4/ DA 2ESEARCH AND DIOMÏTRICOS DA ASSINATURA )2 SOB CONDI ÜES FORAM ALCAN ADOS / -)6%8 CONSTITUIU AS
4ECHNOLOGY /RGANIZATION 24/ 4' CONTROLADAS DE UM NAVIO COMBATENTE PARA SIM UM EXCELENTE EXEMPLO DE COOPERA ÎO
! COMPONENTE 3()0)2 DO MODELO PERMITE PERMITIR A ANÉLISE DE VALIDA ÎO SUBSEQUENTE CIENTÓlCA DE DEFESA ENTRE A -ARINHA 0ORTU
A PREDI ÎO ANALÓTICA DA DISTRIBUI ÎO DE TEM DO MODELO 3()0)2 .4#3 / NAVIO DISPONIBILI GUESA E A DOS % 5 ! COMPROVANDO AS VAN
PERATURA PELA SUPERFÓCIE DO NAVIO RADIÊNCIA ZADO PARA O EFEITO PELO #OMANDO .AVAL FOI O TAGENS PARA A ESQUADRA DO PRESENTE E DO
DO ALVO DISPERSÎO DO GÉS DA PLUMA E SUA .20 hLVARES #ABRALv !S MEDI ÜES AO NAVIO FUTURO DECORRENTES DA PARTICIPA ÎO EM PRO
EMISSÎO )2 / .4#3 INTEGRA OS RESULTADOS FORAM EFECTUADAS NOS DIAS A DE -AIO JECTOS DE ) $
DO 3()0)2 E PERMITE AVALIAR A SUSCEPTIBILI !PROVEITANDO A OPORTUNIDADE DE DISPOR DOS Z
DADE DO NAVIO NUM DETERMINADO CENÉRIO A MEIOS DE MEDI ÎO EM 0ORTUGAL NO DIA DE # &ERREIRA ,EITE
AMEA AS )2 E ESTUDAR TÉCTICAS ADEQUADAS DE -AIO FORAM RECOLHIDAS IMAGENS )2 EM DIVER #4%. %-!
LAN AMENTO DE ENGODOS )2 PARA FAZER FACE A SOS ÊNGULOS DE ASPECTO DO .20 h"ÏRRIOv $IREC½áO DE .AVIOS
2%6)34! $! !2-!$!ÊUÊ "-/"ÊÓääÎÊÊ