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                              PROVAS DE APTIDÃO PROFISSIONAL ETNA-DAE

         ¬ Realizou-se no passado dia 16DEZ04,                                    Foram apresentadas cinco provas: “Cen-
         na Escola de Tecnologias Navais (ETNA)                                 tral de Alarmes”; “Sistema de Controlo e Re-
         -  Departamento de Armas e Electrónica                                 gisto de Rondas”, “Sistema de Detecção de
         (DAE), a  apresentação e defesa das Provas                             Velocidade”; “Sistema de Aquisição de Da-
         de Aptidão Profissional (PAP’s), do Curso                               dos” e “Sistema de Identificação por RF”.
         de Formação de Sargentos Electrotécnicos                                 Os dez formandos do CFS-ET atingi-
         (CFS-ET 2001/2004), perante um Júri pre-                               ram com sucesso os objectivos a que se
         sidido pelo Comandante da ETNA, CMG                                    propuseram, sendo os vários projectos
         Malaquias Pereira.                                                     realizados, demonstrativos do alto em-
           A Prova de Aptidão Profissional é um                                  penho e motivação dos formandos, du-
         trabalho desenvolvido pelos alunos do                                  rante a realização e apresentação das re-
         CFS-ET que pretende reflectir, por um                                  feridas provas.
         lado o espírito de inovação e criatividade                               A PAP mais bem classificada foi o “Sis-
         dos formandos, e por outro lado o grau de conhecimentos adquiri-  tema de Detecção de Velocidade” realizado pelos formandos 2SAR
         dos ao longo do curso nas mais diversas áreas da formação, tanto  GRAD. ET Jesus e o 2SAR GRAD. ET Brandão.
         ao nível teórico como prático.                        Algumas destas PAP’s irão ser utilizadas para fins didácticos nos
           A PAP realizada pelos formandos do 3º ano do CFS-ET, é um im-  laboratórios do DAE e as mais apelativas irão estar presentes em ex-
         portante requisito para o reconhecimento da certificação profissio-  posições para as quais a ETNA seja convidada a participar.
         nal de nível III (Técnico de Electrónica).            O resultado final pode ser considerado muito positivo, pois a rea-
           Assistiram como convidados, representantes da Escola Militar  lização destas Provas de Aptidão Profissional permitiu o desenvol-
         de Electromêcanica do Exército, do Centro de Formação Militar e  vimento de competências de âmbito técnico e comportamental que
         Técnica da Força Aérea, da EID, da Escola Naval – DAE, além de  irão certamente ser colocadas pelos formandos, num futuro próxi-
         vários outros convidados.                            mo, ao serviço da Marinha.



           MARINHA VOLTOU A ORGANIZAR REUNIÃO DE OPERADORES DOS HELICÓPTEROS LYNX

         ¬ Organizada pela Direcção de Na-                                           ruega, além de representantes das
         vios, decorreu entre 8 e 10 de Março,                                       firmas mencionadas.
         nas suas instalações, a 48.ª Reunião                                         No primeiro dia, a sessão foi aberta
         do “Multilateral Lynx Support Com-                                          pelo CALM Director de Navios, que
         mittee” (MLSC), grupo de discussão                                          salientou o quão importante é para a
         e análise de problemas técnicos dos                                         Marinha a organização de reu niões
         Helicópteros Lynx, e que semestral-                                         internacionais neste âmbito, referin-
         mente reúne todas as Forças Armadas                                         do ainda os benefícios mútuos de-
         europeias operadoras destas aerona-                                         correntes das trocas de informação
         ves, bem como a Marinha brasileira,                                         técnica e experiência entre os diver-
         além do seu construtor, a AgustaWes-                                        sos operadores.
         tland, e a Rolls-Royce, fabricante dos                                       A reunião decorreu de forma bas-
         motores que as equipam.                                                     tante proveitosa, tendo mais uma vez
           A Marinha faz parte deste grupo desde 1991, sendo representa-  constituído um fórum de grande interesse para debate e discussão de
         da em todas as reuniões por oficiais da Direcção de Navios (Divi-  assuntos de carácter técnico associados aos Helicópteros Lynx, visan-
         são de Helicópteros) e da Esquadrilha de Helicópteros. Estiveram  do garantir a sua operação com padrões de máxima segurança. Incluí-
         presentes em Lisboa, 25 delegados estrangeiros, provenientes da  da no último dia da reunião, realizou-se uma visita às instalações das
         Alemanha, Brasil, Dinamarca, França, Holanda, Inglaterra e No-  OGMA, empresa que patrocinou o habi tual jantar oficial.



                  CARTA DA “PONTA DE SAGRES A VILAMOURA” TEM NOVA EDIÇÃO

         ¬ O Instituto Hidrográfico publicou a 2ª Edição da Carta Náutica Oficial (CNO) 25R11, referida
         a Fevereiro de 2005. Nesta edição foi incluída informação actual de interesse para a navegação
         de recreio, como é exemplo a nova marina de Albufeira, tendo possibilitado a actualização da
         CNO no que se refere ao grande número de Avisos aos Navegantes que a afectavam.
           Esta CNO está inserida na série de Cartas de Recreio, cartas de pequenas dimensões (A2),
         formato que visa facilitar o seu manuseamento a bordo das embarcações de recreio. Trata-se
         de uma carta náutica para navegação costeira e contém a mesma informação que as CNO
         da Série Costeira.
           À semelhança das outras CNO da Costa Algarvia, esta carta tem grande procura pela
         comunidade da navegação de recreio, acentuando-se este interesse com a proximidade
         da época de Verão.
           Para mais informações, consulte www.hidrografico.pt ou o Depósito de Documentos
         Náuticos do Instituto Hidrográfico através do telefone: 21 094 31 57.

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