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Assim se iniciou a carreira fulgurante deste Setembro de 1858, participou, em Paço de qualidades náuticas ao ponto de passar a
oficial que foi 2º tenente em 1851, capitão-te- Arcos, numa regata organizada pela Real dar abonos a outras embarcações, chegan-
nente em 1854, capitão-de-fragata dois anos Associação Naval que, numa das provas, do mesmo a não participar por ter um an-
depois, e capitão-de-mar-e-guerra em 1859, tinha como recompensa, um prémio ofere- damento muito superior aos outros iates.
com a idade de 20 anos. Entretanto, já em cido pelo Soberano. Em 1879, o Rei D. Luís inscreveu-o para
1857, assumindo as funções de comandante Alguns anos mais tarde, precisamente em correr em regatas que iam ter lugar em Nice,
do brigue Pedro Nunes, faz cruzeiro na costa de 1876, D. Luís encomenda o Sírius, que foi mas nelas não participou por ter chegado
Portugal e vai a atrasado, devi-
Gibraltar. É indis- do ao mau tem-
pensável esclare- po. No regresso,
cer que a natural escalou Marse-
inexperiên cia de lha e aí, numa
D. Luís foi sendo regata que foi
compensada, nas organizada en-
suas funções de tre aquele porto
comando, pelo e o Castelo de If,
grande saber do o Sírius saiu ven-
seu mentor na- cedor regressan-
val, o capitão -de- do a Marselha
-mar-e -guerra com o avanço
Sérgio de Sousa. de três quartos
No ano seguin- de hora sobre o
te, sendo capitão- iate francês Eu-
-de-fragata, é genie. Deixando
designado co- o Mediterrâneo,
mandante da passa por Gi-
corveta Bartolo- braltar ao mes-
meu Dias, viaja mo tempo que
até à Madeira e Elementos decorativos respeitantes ao Sírius – monograma e distintivo. um iate inglês e
os Açores, vai a chega a Lisboa
Inglaterra, concorre com as esquadras aliadas construído no telheiro das galeotas reais, sob a com grande avanço, o que ainda mais con-
a Tanger e faz uma expedição a Angola. Em orientação do então capitão tenente Carlos de corre para tornar conhecidas as suas quali-
Setembro de 1861, na companhia da Estefânia, Sousa Folque Possolo, seu oficial às ordens. dades náuticas. Foi durante a sua estadia em
vai transportar a Antuérpia sua irmã Antónia Logo na primeira regata em que parti- Marselha que François Roux, duma famosa
e o príncipe Leopoldo Hehenzollern Sigma- cipou o Sírius revelou as suas excelentes família de retratistas de navios, o perpetuou
ringen, com quem aquela princesa num guache, cuja cópia se encontra
se casou. Tendo notícia que o príncipe no Museu de Marinha.
D. Fernando, seu irmão, se encontra O Sírius, que começou por ter duas
doente, entrega o comando do navio velas bastardas, mudou, em 1887, a
ao imediato e regressa a Lisboa no armação para palhabote, mantendo-
vapor Oneida. Além de D. Fernando, -se assim até ao fim dos seus dias.
falece também, a 11 de Novembro, o Logo a seguir à implantação da
seu outro irmão D. Pedro V. D. Luís é República, este iate foi entregue à
proclamado Rei de Portugal. Escola Naval, para instrução de as-
No nosso país só aparecem, na pirantes, onde se manteve até 1931,
década de 1850, notícias respeitan- passando nesse mesmo ano para o
tes a competições com barcos de re- Clube Náutico dos Oficiais e Aspi-
creio, sendo 1856, a data da criação rantes da Armada. Em 1953 é cedi-
da Real Associação Naval, a mais do à Brigada Naval, para apoio dos
antiga instituição deste tipo exis- cursos de patrão de costa e patrão
tente na Península Ibérica. À pri- de alto mar. No ano de 1974 volta à
meira assembleia geral desta asso- posse da Marinha, onde é utilizado
ciação presidiu o Príncipe D. Luís, o para instrução de cadetes.
que mostra o interesse do futuro rei Não é vulgar tal longevidade
por esta actividade desportiva. numa embarcação. Na realidade,
Os proprietários das embar- o Sírius navegou durante mais de
cações de recreio eram pessoas um século, o que constitui um re-
abastadas e muitas delas próxi- corde, acabando por ser deposita-
mas da Casa Real. Algumas delas do no pavilhão das galeotas des-
oferecem a D. Luís o iate que este se belo Museu onde é guardada a
crismou de Prenda e que foi dese- Memória da Marinha Portuguesa.
nhado segundo o risco da famosa Todavia, julgamos que devia ser
embarcação americana America apresentado com a armação mon-
(que deu origem à célebre regata tada, o que parece ser possível se
com o mesmo nome, que ainda se for metido numa doca seca feita no
disputa), ao passar por Lisboa, na pavilhão onde se encontra.
sua segunda viagem à Europa. Chegou a altura de nos ocupar-
Com as linhas desta embarcação, Oficialidade do Sírius – sentados 1Ten Chagas Roquete e CFR Folque Possolo mos do álbum que foi, afinal, a ra-
D. Luís teve o Veloz que, em 2 de – de pé 2TEN Rosa, 2TEN Vieira de Sá e um Guarda-Marinha. zão destas despretensiosas linhas.
REVISTA DA ARMADA U JUNHO 2005 23