Page 385 - Revista da Armada
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forma das obras vivas, fizeram do galeão o   Também a inclinação dos mastros dos  resistir aquando do crucial posicionamento
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         navio de guerra por excelência . De resto  galeões do norte da Europa era tida em li-  para combate.
         o seu casco contava com uma maior den-  nha de conta para o equilíbrio do navio.   A partir de finais do século XVI também
         sidade de balizas e longarinas, o que des-  Assim, o traquete encontrava-se pratica-  os Ingleses começaram a contribuir activa-
         de logo tornava a construção mais sólida  mente na vertical, aparecendo o mastro  mente para a melhoria do galeão. A eles se
         e, acima de tudo, mais resistente aos pro-  grande ligeiramente inclinado para ré. Os  deve a inclusão de uma nova vela denomi-
         jécteis das primeiras armas da                                                 nada sobre-cevadeira colocada
         artilharia naval.                                                              a vante, desta feita numa verga
           Um outro pormenor que se                                                     perpendicular acima do guru-
         distingue no galeão é a presen-                                                pés. Eliminavam-se assim os
         ça de um beque de dimensões                                                   Arquivo CTEN António Gonçalves  riscos e as limitações da ceva-
         apreciáveis, prolongando ho-                                                   deira que só permitia a sua uti-
         rizontalmente a roda de proa.                                                  lização com bom tempo. Pela
         Em nosso entender este requi-                                                  mesma altura surge também
         sito, que já podia ser detectado                                               uma outra vela latina triangular
         na caravela redonda, vem pro-                                                  mais pequena, acima da vela da
         var que um esforço acrescido                                                   mezena. Um pouco mais tarde
         passou a ser exigido ao guru-                                                  foram colocadas linhas de ri-
         pés. Ao qual não será alheio o                                                 zes nas gáveas, como forma de
         facto da altura dos mastros e                                                  poder gerir melhor o pano em
         a superfície vélica terem au-                                                  função das alterações na inten-
         mentado grandemente. Talvez                                                    sidade do vento, e da época do
         ignorando esta questão alguns                                                  ano em que se navegava.
         autores, interpretando descri-                                                   Em meados do século XVII
         ções coevas do navio, defen-                                                   os galeões viram acrescentada
         dem que o galeão dispunha de                                                   mais uma verga denominada
         um esporão.                                                                    joanete em cada um dos mas-
           A sua forma afilada permi-                                                    tros redondos, onde passou a
         tia-lhe atingir uma velocidade                                                 envergar mais uma vela redon-
                                                                                          24
         mais elevada, a menor altura   No centro destaca-se um galeão e à esquerda duas naus também fundeadas. Em pri-  da . Este artifício, para além
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                                   Imagem do Roteiro de D. João de Castro.
         lhe qualidades mais veleiras                                                   como objectivo a melhoria da
         – com maior capacidade para orçar, nave-  mastros da mezena e contra-mezena sur-  velocidade do navio conferia ainda uma
         gar a uma bolina mais cerrada e manobrar  giam com uma inclinação idêntica à do  maior flexibilidade na gestão do pano a ca-
         em espaços confinados –, e o alto poder de  mastro grande, ou ligeiramente superior.  çar/carregar, na exacta medida das sempre
         fogo das muitas bocas de grande calibre de-  Este procedimento fazia diminuir a pres-  inevitáveis alterações do vento.
         sequilibravam frequentemente a seu favor o  são do velame sobre a proa, exigindo das   Toda esta evolução do aparelho do ga-
         desfecho de muitas das batalhas travadas no  velas mais a ré um maior contributo em  leão conduziu, por alturas do final do sé-
         mar. Nesta perspectiva, e atendendo aos as-  prol da velocidade do navio. Mais, com  culo XVII, à existência de apenas três mas-
         pectos distintos que incorpora, a                                            tros, envergando pano redondo
         nau pouco ou nenhum ascenden-                                                nos dois mais a vante – grande e
         te terá tido no desenvolvimento                                              traquete –, e uma vela latina qua-
         do galeão .                                                                  drangular na mezena com duas
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           O galeão com as qualidades                                                Arquivo CTEN António Gonçalves  vergas: retranca e carangueja .
                                                                                                              25
         descritas terá sido desenvolvido,                                            Por cima deste conjunto começou
         ao que tudo indica, por volta do                                             a ser vista a primeira vela de gave-
         último quartel do século XVI pelos                                           tope . Pela grande facilidade da
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         construtores navais holandeses.                                              manobra da respectiva escota, que
         Não admira por isso que três dé-                                             apenas exigia a força de um ho-
         cadas depois estes últimos estives-                                          mem, esta pequena vela assumiu
         sem a dar caça às naus e caravelas                                           particular importância na afinação
         portuguesas no Oriente, contri-                                              da velocidade do navio quando
         buindo decisivamente para uma                                                este se encontrava em linha pronto
         alteração profunda da correlação                                             para iniciar o combate com o opo-
         de forças presentes no Índico.                                               sitor. Todas estas alterações deram
           Cumpre referir que a verga da                                              origem ao que os ingleses denomi-
         vela grande, porque influente na                                              nam de full-rigged ship .
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         estabilidade do navio, habitual-                                               Por imposição da elevada estru-
         mente era mantida arriada quan-                                              tura do tombadilho o governo do
         do este se encontrava fundeado,                                              navio era feito através do pinçote
         minimizando assim a acção do   Plano do velame de um galeão inglês de Matthew Baker (c. 1586).  do leme  num compartimento co-
                                                                                            28
         vento no respectivo aparelho,                                                berto à popa, ao nível do convés.
         com consequência directa numa maior se-  a enxárcia dizendo claramente para ré do  Dava-se assim protecção ao marinheiro do
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         gurança no fundeadouro. O procedimento  mastro , as vergas do pano redondo po-  leme em caso de mau tempo e durante o
         descrito pode também ser observado no  diam ser braceadas num maior ângulo. Por  confronto com outros navios.
         excelente desenho de D. João de Castro,  isso estes galeões navegavam tão chegados   Quanto ao termo galeão tudo aponta para
         onde verificamos estar arriada a verga da  ao vento que causavam admiração aos ma-  que a sua origem possa radicar na antiga de-
         vela grande tanto no galeão como nas duas  rinheiros do sul da Europa. Consequente-  nominação de um certo tipo de navio vene-
         naus fundeadas.                    mente não havia táctica que lhes pudesse  ziano movido a remos, o gallioni. Daí que
                                                                                    REVISTA DA ARMADA U DEZEMBRO 2005  23
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