Page 384 - Revista da Armada
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Setting Sail
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             erão sido talvez as condições de ven-  Ou seja, com vento fraco todo o pano exis-  tivo cesto, bem como a moneta cosida na
             tos favoráveis experimentadas duran-  tente a bordo era caçado. À medida que o  esteira da vela grande. Percebe-se também
                                                                                                            18
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         Tte a descoberta da volta pelo largo  vento ia refrescando eram carregadas a ceva-  a existência de apagas  e estingues  na
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         no Atlântico Sul, como forma de dobrar o  deira e as gáveas , e descosidas as monetas.  vela grande, e sergideiras  na vela de gá-
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         cabo da Boa Esperança , que fizeram evo-  A primeira, apesar da sua posição baixa não  vea. Repare-se ainda no facto de as escotas,
         luir a construção naval para o navio que   Arquivo CTEN António Gonçalves  dadas as dimensões da vela grande, quase
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         doravante passou a designar-se como nau                               tocarem na água.
         da carreira da Índia. Assim, a nau do século                            Como facilmente se percebe as naus car-
         XVI incorporava grande parte dos elemen-                              regadas com as riquezas vindas do Orien-
         tos que vimos anteriormente, tanto ao nível                           te cedo constituíram presas fáceis para na-
         da construção do casco como do próprio                                vios mais pequenos e manobráveis. Nestas
         aparelho. Com o tempo, mantendo essas                                 condições de sobrecarga as suas qualidades
         mesmas características, a nau foi crescen-                            náuticas eram diminuídas, nomeadamente
         do, mais uma vez por imposição de uma                                 a capacidade já de si fraca em navegar che-
         maior capacidade de carga. No entanto este                            gado ao vento, acrescendo o esforço suple-
         aumento das respectivas dimensões trouxe                              mentar exigido aos marinheiros do leme.
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         consigo dificuldades acrescidas : diminui-                               De notar que antes do advento de uma ar-
         ção drástica da manobrabilidade e da ve-                              tilharia mais eficaz, os inimigos procuravam
         locidade, com consequências óbvias para                               acima de tudo colocar o respectivo navio
         os aspectos de defesa quando em presença                              de feição, de forma a concretizar a aborda-
         de navios menores e bem armados, mais                                 gem. Nesta manobra de aproximação a nau
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         velozes e manobráveis .                                               detinha uma importante vantagem. Num
           De uma forma sucinta podemos caracteri-                             plano superior, do alto dos seus castelos, as
         zar uma nau dos séculos XVI-XVII como um                              suas bombardas faziam chover metralha no
         navio dispondo de velas redondas em dois                              convés do opositor, eliminando ou ferindo
         mastros , castelos à proa e à popa , armado,                          com gravidade grande parte dos seus ma-
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         com capacidade de carga  e peças de arti-                             rinheiros. Mas com o aumento do calibre
         lharia em número e calibre crescentes.  Imagem da nau S. Gabriel da primeira armada de Vasco   das peças de artilharia, os danos passaram
           É perfeitamente admissível que este incre-  da Gama, navegando com o vento na popa.  a ser infligidos a uma distância segura, de
         mento das formas e capacidade de carga do  colocar em risco a estabilidade do navio, era  nada adiantando então o posicionamento
         navio tenham levado à necessidade de au-  carregada logo que o estado do mar assim o  elevado das peças de artilharia.
         mentar a área vélica, sob pena de pura e sim-  justificava. Caso contrário a vaga, por acção   Podemos dizer que o velame da caravela
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         plesmente o navio não andar. Tal exigência  do caturrar  do navio, poderia levar à perda  redonda e da carraca  eram grosso modo
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         obrigou ao aparecimento de velas distribuí-  do gurupés, comprometendo em definitivo a  do mesmo tipo. Pano redondo no primeiro
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         das um pouco por todo o navio, longitudinal  segurança do navio .     mastro a contar da proa (traquete), por ve-
         e verticalmente, cujo objectivo                                               zes também no segundo, e pano
         seria também conferir equilíbrio                                              latino em verga de pendão nos
         vélico ao conjunto. De resto estas                                            restantes mastros. Apesar desta
         melhorias vão também ser incor-                                               dupla designação, no essencial
         poradas no galeão, que se desen-                                             Arquivo CTEN António Gonçalves  estes navios partilhavam de es-
         volve pela mesma altura.                                                      pecificidades idênticas ao nível
           À proa surge uma verga , sen-                                               do aparelho e do casco. Pela
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         sivelmente a meio do gurupés,                                                 iconografia estudada afigura-se-
         onde enverga a vela de cevadei-                                               nos como provável que o ga-
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         ra . Pouco tempo depois passam                                                leão possa ter evoluído a partir
         a existir no mastro grande duas                                               da carraca e caravela redonda,
         vergas, sendo o mesmo processo                                                constituindo-se estas como um
         adoptado no mastro do traquete.                                               estágio intermédio em termos da
         As vergas superiores adquirem,                                                evolução ao nível da construção
         respectivamente, a designação                                                 naval. A simples observação de
         gávea  e velacho , mantendo as                                                uma imagem do roteiro de D.
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         inferiores a denominação do pró-                                              João de Castro parece conferir
         prio mastro. No entanto, apesar                                               alguma credibilidade a esta tese.
         destas melhorias, com ventos fra-                                             Aliás, chama desde logo a nossa
         cos parecia não haver maneira de                                              atenção o facto de ambos os na-
         fazer o navio andar. Pelo que, nas   Nau de Fernão de Sousa do Livro das Armadas. Atente-se nas monetas e nos   vios, contrariamente ao que su-
                                    braços dos papa-figos e da gávea.
         circunstâncias referidas, passou a                                            cede com a nau, contarem com
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         ser cosido, nas esteiras  dos papa-figos , um   Quanto a nós a imagem da nau de Vasco  castelos de proa mais discretos e um cas-
         acrescento de pano denominado moneta.  da Gama existente no Livro das Armadas  co mais afilado, devidamente comprova-
         Em termos exclusivamente vélicos, introduzi-  é, em termos de aparelho, perfeitamente  do pela maior relação comprimento/boca.
         dos estes melhoramentos a nau constituiu-se  exemplar. Notam-se aí claramente a enxár-  Ambas as características citadas, aliadas a
         como um navio muito mais versátil e seguro.  cia do mastro grande, a gávea e o respec-  um armamento poderoso e a uma diferente
         22  DEZEMBRO 2005 U REVISTA DA ARMADA
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