Page 305 - Revista da Armada
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Almirante Carlos Cardoso de Oliveira
              Almirante Carlos Cardoso de Oliveira

                           “Um Ás da Aviação Naval”
                            “Um Ás da Aviação Naval”

               o fazerem-se referências à Aviação Na-  da Aviação Portuguesa efectuou uma viagem  restres empregues no domínio da situação.
               val deverá, necessariamente, ser cita-  dividida em etapas, neste caso foram cinco,   Em 1932 vai a Inglaterra e traz um dos qua-
         Ado em primeiro lugar Artur Sacadura  formando uma esquadrilha homogénea que  tro aviões “Gipsy Moth DH-GOG” destinados
         Cabral, aquele que foi o seu expoente máximo.  chegou ao destino sem que nenhuma das suas  a treino elementar e acrobacia. Cinco anos pas-
         Por sua iniciativa e influência a Marinha teve  unidades se tivesse transviado. Cardoso de  saram desde que presta serviço no Centro de
         uma componente aérea e a ele se deve o res-  Oliveira, que pilotou um dos aviões, mereceu  Aveiro e em Fevereiro de 33 assume o comando
         pectivo desenvolvimento e consolidação,                                 da Unidade, a qual mercê da elevada com-
         foi o primeiro aviador naval e planeou e                                petência e total dedicação do seu coman-
         executou, em conjunto com Gago Couti-                                   dante irá alcançar altos padrões de operacio-
         nho, o maior feito da Aviação Naval – a                                 nalidade e preparar-se para receber a Escola
         Travessia Aérea do Atlântico Sul, ligando,                              de Aviação Naval “Almirante Gago Couti-
         em 1922, Lisboa ao Rio de Janeiro. Infeliz-                             nho” que, até então localizada no Centro de
         mente, quando muito ainda havia de es-                                  Aviação Naval de Lisboa, ficará definitiva-
         perar da sua inteligência, perseverança e                               mente em Aveiro a partir de 1936.
         capacidade profissional, a fulgurante car-                                 Nesse ano, em Agosto, termina o co-
         reira de aviador de apenas oito anos foi                                mando sendo louvado pelo Director de
         tragicamente interrompida, em 1924, ao                                  Aeronáutica Naval pelo trabalho intenso e
         desaparecer no Mar do Norte aos coman-                                  competente como tem exercido os cargos de
         dos de um hidro.                                                        Comandante do Centro de Aviação Naval de
           Dos outros oficiais da Armada que se no-                               Aveiro e Director da Escola de Aviação Naval
         tabilizaram como aviadores navais sobressai                             Almirante Gago Coutinho. Foi o seu primei-
         Carlos Cardoso de Oliveira – além de ser do-                            ro louvor individual após uma brilhante
         tado de excepcional competência foi aquele                              carreira de uma década durante a qual foi
         que mais anos prestou serviço de voo.                                   buscar novos aviões ao estrangeiro, parti-
           Nascido em Lisboa, em Maio de 1903,                                   cipou numa delicada missão quando da
         Cardoso de Oliveira ingressou na Escola                                 insurreição da Madeira, comandou o mais
         Naval em 1920 tendo sido promovido a                                    importante Centro da Aviação Naval e di-
         guarda-marinha quatro anos depois. De                                   rigiu a sua Escola.
         Outubro de 1924 a Junho do ano seguinte,                                  Segue-se um período de dois anos em
         embarcado no navio-transporte “Gil Ea-                                  que faz os tirocínios de embarque, presta
         nes”, que juntamente com o cruzador “Re-  2º tenente Cardoso de Oliveira.  serviço na Direcção de Aeronáutica Naval
         pública” e as canhoneiras “Beira”, “Bengo” e  um louvor colectivo pela extraordinária e impor-  e de Maio a Agosto de 37 é Comandante In-
         “Ibo” constituíam a Divisão Naval Colonial,  tante comissão de serviço. Foi o seu primeiro lou-  terino do Centro de Aviação Naval de Lisboa.
         realiza o périplo de África sendo promovido  vor dos muitos outros que se seguiram.  Em Setembro de 1938 volta a Aveiro e reassu-
         a 2º tenente após regresso a Lisboa.  Em 1929, em Inglaterra, faz aprendizagem  me o cargo de Comandante do Centro e Di-
           Embarca por um curto período no contra-  de acrobacia e em França obtêm o diploma de  rector da Escola.
         torpedeiro “Tejo” até que em Novembro pas-  pilotagem sem visibilidade exterior e prosse-  No ano seguinte nova missão no estrangei-
         sa à Direcção de Aeronáutica Naval e inicia a  gue o treino de acrobacia.  ro: vai em Janeiro a Inglaterra receber os hidros
         sua longa carreira na aviação. A                                               “Avro 626” para treino avançado
         Marinha tinha como ministro o                                                  e tiro e de Setembro a Dezembro
         dinâmico Comandante Pereira                                                    está nos Estados Unidos para esco-
         da Silva, a quem se deve o mais                                                lher e testar aviões a adquirir com
         significativo Programa Naval do                                                 urgência, já que a II Guerra Mun-
         século XX, e a sua aviação ainda                                               dial tinha rebentado na Europa.
         se sentia orfã pelo desapareci-                                                Tratava-se do “Gruman-G-213”
         mento do Comandante Sacadu-                                                    para reconhecimento a longo cur-
         ra. Por falta de meios aéreos só                                               so, que durante a guerra fizeram
         em 1926 se inicia o 2º Curso de                                                várias viagens aos Açores e mis-
         Pilotagem no Centro de Aviação                                                 sões de busca e salvamento a partir
         Naval de Lisboa, localizada então                                              daquele arquipélago e de Lisboa.
         na actual Doca do Bom Sucesso,                                                 Em Janeiro de 1940 frequenta o
         curso a que Cardoso de Oliveira                                                Curso Elementar Naval de Guer-
         pertence, sendo brevetado em                                                   ra após o que, em Setembro, é pro-
         Novembro de 1927. Poucos me-  Alunos do 2º Curso de Pilotagem da Escola “Almirante Gago Coutinho” – 1926/27.  movido a capitão-tenente.
         ses permanece em Lisboa pois   2º Tenentes: Namorado Júnior; Ferreira da Silva; Apeles Espanca; Roboredo e Silva;   Nos primeiros anos da década
         logo em Março do ano seguinte   Cardoso de Oliveira; Paulo Viana e Aires de Sousa (sentado).  de 40, sob o seu notável comando,
         apresenta-se no Centro de Aviação Naval de   Promovido a 1º tenente em 1930 mantém-  no Centro de Aveiro concretiza-se a construção
         Aveiro, em S. Jacinto.             -se em S. Jacinto, mas eis que no ano seguinte  e modernização de infraestruturas como foi o
           Faz então parte da esquadrilha de seis avi-  acontece na Madeira uma insurreição militar  caso do hospital, do edifício escolar, do novo
         ões “Macchi 18”, destinados a treino avança-  contra o regime político, tendo sido mobilizada  hangar e da pavimentação da pista onde é ini-
         do e reconhecimento, que nesse ano voaram  uma esquadrilha de quatro aviões “Cams” de   ciada a instrução de pilotagem em aviões de
         de  Varese, Itália, para Lisboa. Assinale-se que  observação e reconhecimento, um dos quais  rodas, os “DH-Tiger Moth 82A”, entretanto
         foi a primeira vez que um grupo de aparelhos  por ele comandado, para apoiar as forças ter-  fornecidos pela Inglaterra.
                                                                              REVISTA DA ARMADA U SETEMBRO/OUTUBRO 2008  15
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