Page 300 - Revista da Armada
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das ligações nos referidos portos adoptou a  instalado no cais e por outro ao navio, directa-  mente utilizados pelos navios da Marinha: 2
         seguinte configuração:              mente ao equipamento activo de rede através  no Cais Militar do Portinho da Costa (conforme
           a) No porto de Ponta Delgada: Implanta-  duma ficha hermafrodita. Esta ficha também  previsto no projecto), 1 no Cais do patrulha em
         ção de 2 ligações físicas (um Ponto de Aces-  tem uma elevada resistência. A título ilustrati-  Leixões, 2 no Ponto de Apoio Naval (PAN) de
         so Cais - PAC) no chamado cais de atracação  vo refira-se que este tipo de fichas é utilizado  Tróia, 2 no PAN Portimão e 1 no cais de atra-
         das corvetas e 4 ligações físicas (2 PAC’s) no  nos estúdios de cinema de Hollywood onde  cação da corveta em Ponta Delgada.
         cais da NATO;                      as condições de utilização também exigem   Como estes PAC’s se iriam situar fora da
           b) No Porto de Lisboa: 8 ligações físicas na  uma elevada resistência.  área da Base Naval de Lisboa, nalguns casos
         BNL, 1 ligação física no Cais Militar do Por-    A configuração dos equipamentos de bor-  em cais de acesso público, foi necessário con-
         tinho da Costa e 2 ligações na                                                 ceber uma estrutura de “shelter”
         Doca da Marinha.                                                               mais resistente que permitisse
           Devido às obras de expansão                                                  uma maior protecção periférica
         da rede do Metropolitano de Lis-                                               das caixas e tomadas. Pela sua
         boa estas 2 ligações da Doca da                                                proximidade foi decidido fazer
         Marinha têm vindo a ser sucessi-                                               a primeira instalação no Porti-
         vamente adiadas até que existam                                                nho da Costa, local com acesso
         condições para as instalar.                                                    à RCM através de comunicações
                                                                                        asseguradas por um radiolink di-
         A IMPLEMENTAÇÃO                                                                rectamente do EMGFA.
         DO SISTEMA                                                                        Testada e aprovada a nova
           Apesar do atraso que o projec-                                               versão dos PAC’s, procedeu-se
         to teve ao nível da NATO, a Ma-                                                à instalação dos restantes du-
         rinha avançou com a sua concre-                                                rante os meses de Março e Abril
         tização, criando, para além das                                                de 2008.
         ligações previstas, um conjunto                                                  De salientar, o PAC do cais de
         adicional de outras ligações, de                                               atracação da corveta em Pon-
         forma assegurar a ligação dos                                                  ta Delgada, onde já existia uma
         nossos navios à RCM (Rede de                                                   caixa com um conjunto de facili-
         Comunicação da Marinha).                                                       dades (energia e telefones) a qual
           Assim, numa primeira fase,                                                   se encontrava bastante degradada
         na sequência da criação da in-  PAC “shelter” da primeira geração.             e onde se efectuaram as adapta-
         fra-estrutura de fibra óptica em                                                ções e melhoramentos considera-
         edificação na área da BNL (Estação Naval),  do está feita de forma a não ser necessária  dos necessários e essenciais para acomodar as
         foram construídos 37 PAC’s, dotando todos  qualquer acção da equipa de administração  novas facilidades.
         os cais com Pontos de Acesso e permitindo  da RCM: o navio liga-se a qualquer um dos   Após um conjunto coordenado de esforços,
         que, finalmente, os navios atracados na BNL  PAC’s e, automaticamente, fica com aces-  em que muito contribuiu o apoio dado pelo
         tenham, através da MAN Alfeite, acesso aos  so à RCM.                 CZMA, foi possível tornar este PAC operacio-
         mesmos serviços de rede disponíveis para as   O PAC possui dois compartimentos: um de  nal, permitindo a ligação à RCM da corveta
         unidades em terra.                 acesso exclusivo às equipas de manutenção  em comissão nos Açores, ajudando a reduzir,
           Para isso aproveitaram-se as caixas das anti-  (da DITIC-CE) e do qual só elas têm chave e  desta forma, a distância entre o Continente e
         gas teleimpressoras T100 e T1000 às quais fo-  outro, também fechado, mas cuja chave é  a Região Autónoma dos Açores.
         ram acopladas as novas caixas dos PAC’s man-  igual para todos navios da qual têm uma có-  Aproveitou-se a passagem de fibra óptica
         tendo a estrutura física já existente nos cais.  pia distribuída.     do Anel de Ponta Delgada, efectuada pelo
           Paralelamente, foi necessá-                                                  EMGFA/DICSI no âmbito do SI-
         rio preparar os navios com uma                                                 COM e conseguiu-se que fosse
         infra-estrutura de bordo própria                                               passado um troço adicional en-
         e com a configuração adequada                                                   tre o Comando de Zona Marítima
         para poder efectuar a ligação.                                                 dos Açores e o cais, o que permi-
         Esta tarefa foi coordenada pela                                                tiu fazer chegar as comunicações,
         Direcção de Navios em estreita                                                 quer ao PAC, quer ao edifício da
         colaboração com a DITIC-CE.                                                    Polícia Marítima. Aproveitando
           Neste momento estão já pre-                                                  esta infra-estrutura, estabeleceu-
         paradas todas as fragatas, as cor-                                             -se, também, o acesso da Capita-
         vetas, o NE Sagres, o Bérrio, o                                                nia de Ponta Delgada ao sistema
         Creoula, os navios e lanchas hi-                                               VTS-AIS daquela região.
         drográficas, a Bacamarte, uma                                                     Na sequência destes trabalhos,
         parte dos navios patrulha e al-                                                ficou ainda pendente a instalação
         gumas lanchas.                                                                 de dois PAC’s no cais da POLNA-
           A ligação entre o navio e o cais                                             TO em Ponta Delgada, cujos tra-
         é feita usando um umbilical. Tra-                                              balhos se encontram previstos,
         ta-se de um cabo de fibra óptica,                                               mas cuja execução está depen-
         com 150m, enrolado numa in-  Um PAC tipo da segunda geração (Portinho da Costa).  dente da manutenção das calei-
         fra-estrutura própria, que se liga                                             ras existentes para permitir pas-
         numa caixa própria a bordo do navio e que   De salientar que toda esta solução foi con-  sar a fibra óptica do anel de Ponta Delgada
         tem uma elevada resistência à torsão e ao es-  cebida e implementada pela DITIC-CE.   do SICOM até ao cais da NATO, acção que
         magamento, como se exige dum cabo que vai                             está prevista para decorrer ainda durante o
         funcionar em condições tão difíceis como são   SEGUNDA FASE           ano de 2008.
         as dum cais de atracação de navios.  Na segunda fase foi prevista a instalação de   No cais de Leixões foi instalado um PAC
           O cabo permite ligar, por um lado, ao PAC  PAC’s em vários locais fora da BNL, normal-  para o navio patrulha. A fibra óptica foi passada

         10  SETEMBRO/OUTUBRO 2008 U REVISTA DA ARMADA
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