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Navio reabastecedor “Bérrio” em operação de reabastecimento.  Delegação do Tribunal de Contas.
         cional, permitindo exercitar a doutrina e os  força no âmbito multinacional e respeitando  rícias necessárias à utilização das unidades
         procedimentos, testar a interoperabilidade e  um conceito de emprego definido pelo CTG.  segundo aquele mesmo conceito. Repare,
         treinar a integração.              As séries visaram o desenvolvimento das pe-  que tudo se desenvolve ao longo de uma li-
           O papel da SNMG1 inseriu-se ainda no                                nha de pensamento e de planeamento con-
         conceito de emprego atrás definido, consti-                            sequentes.
         tuindo aquela força o designado “grupo de   Durante o período de mar, e como é também   Uma palavra de realce para a presença do
         protecção”. Ainda naquele contexto, progra-  hábito nestas ocasiões, foi possível acolher a vi-  reabastecedor de esquadra, o NRP “Bérrio”,
                                             sita de um distinto grupo de convidados civis,
         maram-se exercícios de integração das dife-  na circunstância, juízes pertencentes à estrutura   que veio permitir recuperar uma capacida-
         rentes unidades – aéreas, submarinas e de   superior do Tribunal de Contas, delegação lide-  de, e dar um treino (RAS) de que a esquadra
         superfície –, visando a construção de um pa-  rada pelo Juiz Conselheiro João Ferreira Dias   estava bastante necessitada.
         norama em profundidade numa mesma rede   que foram acompanhados na sua deslocação a   Por último, saiba o leitor que o exercício
         RMP, e testar a consistência do fluxo e da   bordo pelo CMG AN Silva Duarte (DAR). Além   INSTREX 0109 se realizou entre os passados
         qualidade da informação, desde a detecção   da normal demonstração naval, o CTG, CMG   dias 9 e 13 de Fevereiro, tendo envolvido cer-
         inicial – pelo MPA / SSK – até ao “utilizador   Sousa Pereira, fez uma pequena apresentação   ca de 1000 militares, contabilizando apenas
         final” – navios que faziam as intercepções e   que focava a utilidade prática das opções e da   os efectivos embarcados.
         as abordagens (FS).                 forma de emprego dos meios navais, realçando                      Z
           Em suma, desenhámos o exercício para en-  vertentes como a transparência e o custo-efi-  Luís Sousa Pereira
                                             cácia, muito em linha com o teor que também
         quadrar a missão da POTG num contexto de   pretendi imprimir ao presente artigo.                    CMG
         legitimidade internacional, de projecção de                                                     COMPOTG

                            COMBATE À POLUIÇÃO DO MAR


                                    EXERCÍCIO “BAÍA DE CASCAIS 2009”

         ¬ÊRealizou-se no dia 1 de Março, por oca-                             semi-rigidas da Polícia Marítima, duas viatu-
         sião do Dia Internacional da Protecção Civil,                         ras TT e dez agentes da Polícia Marítima que
         o exercício “Baía de Cascais 2009”, conjun-                           tiveram, no seu conjunto, como missão a esta-
         to entre a Câmara Municipal de Cascais e a                            bilização, evacuação de feridos, o combate à
         Capitania do Porto de Cascais, que visou trei-                        poluição e a segurança das operações.
         nar a resposta e a articulação dos meios de                             As operações de combate à poluição do mar
         protecção e socorro, face a uma colisão entre                         duraram quase duas horas e usaram a técni-
         uma embarcação de recreio e uma embarca-                              ca da bolha para contenção e recolha do po-
         ção de pesca na Baía de Cascais.                                      luente: a barreira foi rebocada para o local da
           Além da Marinha/Autoridade Marítima,                                mancha e envolveu a embarcação de pesca e
         participaram a Câmara Municipal de Cascais,                           a mancha poluente; a barreira foi fechada em
         através do Serviço Municipal de Protecção                             torno da mancha e foi rebocada para junto do
         Civil, as corporações de bombeiros do Con-  tivou o Plano Mar Limpo no 3º grau de pron-  cais, onde um recuperador recolheu o poluen-
         celho, o INEM, a PSP, a Polícia Municipal, a  tidão, coordenando e dirigindo as operações  te para um tanque portátil. A EMAC recebeu
         Empresa Municipal de Ambiente de Cascais  de salvamento marítimo e de combate à po-  então os resíduos e transportou-os para local
         (EMAC) e serviços de Acção Social.   luição do mar, nas quais contou com o apoio  adequado até à sua eliminação definitiva.
           Da colisão resultaram diversos feridos e  do Serviço de Combate à Poluição do Mar por   Apesar de ser um pequeno exercício, o
         um queimado, e derrames de combustível  Hidrocarbonetos (SCPMH). O SCPMH este-  “Baía de Cascais 2009” mostrou como é de-
         e óleo lubrificante, hidrocarbonetos que fo-  ve presente com 10 dos seus 20 efectivos, a  terminante a cooperação entre a Autoridade
         ram, como é usual nestes exercícios, simula-  semi-rígida “Benavente”, 40 m de barreiras  Marítima e as autarquias locais em operações
         dos por pipocas.                   de estuário, um recuperador VIKOVAK e um  de socorro, e como se adaptam as técnicas de
           Uma vez dado o alerta da colisão e activa-  tanque portátil, e ainda dois veículos pesados  combate à poluição do mar às circunstâncias
         da a operação de socorro marítima, dirigida  e três veículos ligeiros, para transporte do ma-  concretas.
         pelo capitão de porto de Cascais, esta Au-  terial e do pessoal. Participaram, também as              Z
         toridade Marítima Local accionou os meios  embarcações Salva-Vidas “SR6” e “Nossa Sr.ª   CMG ECN Jorge Silva Paulo
         necessários para o salvamento marítimo e ac-  da Conceição”, e os seus sete tripulantes, duas   Chefe do SCPMH (DGAM)
                                                                                        REVISTA DA ARMADA U ABRIL 2009  11
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