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O NRP “Álvares Cabral”
O NRP “Álvares Cabral”
STANDING NATO MARITIME GROUP 1
2ª PARTE
trangeiras também muito havia para ver na Os navios da força voltaram a navegar
cidade alfacinha. Desde os pontos históricos no rio Tejo no dia 16 de Fevereiro para
como a Torre de Belém e Mosteiro dos Jeróni- mais duas semanas de mar, com forças re-
temperadas e guarnições pron-
lvorada, Alvorada”, são tas para enfrentarem os desafios
06:00 da manhã e ou- diários que se vislumbravam no
“Ave-se o primeiro aviso horizonte. O destino era o Mar
do dia. É sem dúvida um dia de Mediterrâneo, para participar no
sorte esta sexta-feira dia 13 de Fe- exercício internacional LOYAL
vereiro por ser o dia de chegada MARINER 09, efectuando certi-
ao tão esperado porto de Lisboa. ficação dos elementos do STAFF
Os vigias buscam incessantemen- da SNMG1. Durante o trânsito, os
te as marcas que já tantas vezes navios aproveitaram o tempo dis-
avistaram do mar e que conhe- ponível para treinar as suas guar-
cem como as palmas das suas nições numa variedade de exercí-
mãos. Pelos binóculos, o vigia cios que incluíam aproximações
de estibordo afirma ter avistado o RAS, exercícios de tiro, exercícios
Farol do Bugio, primeiro símbo- de comunicações e FLYEX’s com
lo da proximidade a Lisboa e ao o helicóptero “Rogue”.
Tejo. Lentamente, a guarnição vai Prosseguindo a missão da
acordando, preparando-se a cada O NRP “Álvares Cabral” à largada do porto de Lisboa com o navio ameri- SNMG1 após a paragem em Lis-
segundo que passa para atracar o cano USS “Klakring” que também integra a SNMG1. boa, começa a contagem decres-
navio no cais de passageiros de cente para a passagem no Estrei-
Alcântara. O mestre, dirige-se à to de Gibraltar, porta de entrada
ponte e apita à faina às 07:20, para os próximos rumos e portos.
preparando assim, de imediato, a As condições meteorológicas são
amarração para uma atracação e boas, mas o mar parece demasia-
estadia seguras. do agitado.
A força atracou pelas 0800 da As próximas “tiradas”, afigu-
manhã, poucos metros a montan- ram-se longas mas produtivas,
te da Ponte 25 de Abril. Desde com um programa seriado variado
cedo neste dia, a grande priorida- e completo. O treino interno pros-
de do navio passou a ser a prepa- segue com exercícios de “Sea-
ração da plataforma para enfren- manship”, FLYEX’s com o “Rogue”
tar tanto as semanas de navegação e ainda no âmbito da batalha in-
que se avizinhavam como o pla- terna, com simulações de alaga-
neamento exigente que, segundo mentos e incêndios.
o mesmo, levariam a força até Após uma semana a navegar
aos portos de Toulon, Palermo e torna-se necessário efectuar uma
Souda-Bay. O NRP “Álvares Cabral” em aproximações para reabastecimento com o navio arribada em terras gaulesas para
Na noite de 13 de Fevereiro, o francês FS “Courbet” da classe “La Fayette”, durante o exercício FANALE 09. reabastecer. Este dia 20 de Feve-
navio alemão FGS “Emden” ofe- reiro surgiu como uma paragem
receu uma agradável recepção a bem-vinda e a oportunidade de
bordo, tendo comparecido convi- conhecer a cidade de Toulon. Esta
dados das guarnições dos navios povoação da Riviera francesa, re-
da Força e altas entidades da Ma- velou-se uma cidade agradável e
rinha Portuguesa, sendo de notar acolhedora em que se observam
a magnificência da Ponte 25 de fortes influências do Norte de
Abril e o Cristo Rei como pano África e da cultura Árabe. Antes
de fundo sempre presente. de voltar ao trabalho, a força rea-
Lisboa, sendo o porto de ori- basteceu e preparou-se para en-
gem da Fragata “Álvares Cabral”, frentar o próximo périplo de mar
permitiu a todos os elementos da até ao próximo porto.
guarnição a oportunidade de ma- No dia seguinte os navios lar-
tar saudades da família e amigos, garam de Toulon e retomaram as
num fim-de-semana curto mas me- operações. A semana começou
recido, aproveitando os dias sola- O helicóptero “Rogue” do NRP “Álvares Cabral”. com a participação num exercí-
rengos e temperaturas amenas que se fizeram mos, Castelo de São Jorge e Alfama, que pro- cio com a Marinha Francesa, o FANAL09.
sentir, contrastando com algumas das con- porcionaram, de certo, óptimos momentos Assim, durante os três primeiros dias da se-
dições meteorológicas que se fizeram sentir de lazer durante o dia, passando pelos bares mana juntaram-se os navios da SNMG1, em
em outros portos já visitados nesta mesma e restaurantes das Docas ou Parque das Na- companhia dos navios franceses FS “Cour-
missão. Para as guarnições das marinhas es- ções para os mais noctívagos. bet”, CG “Charles de Gaulle”, FS “Mont-
6 ABRIL 2009 U REVISTA DA ARMADA