Page 128 - Revista da Armada
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Começa como adjunto do governador Ce-  escrever mais tarde (1921): “deverá saber algu-  são geodésica de S. Tomé, já como Capitão-
         lestino da Silva na comissão de delimitação  ma coisa de pedreiro, carpinteiro, serralheiro,  de-Fragata, empreende um notável trabalho,
         da província de Timor, onde também efectua  fazer fotografia, até consertar botas! Deverão  onde chega à conclusão de que, ao contrário
         o reconhecimento da costa e o levantamen-  ser homens de sport, quase capazes de satis-  do que então se supunha, a linha do Equador
         to topográfico de uma área de cerca de 3.000  fazer as exigências dos heróis de fita anima-  não passava entre S. Tomé e o ilhéu das Rolas,
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         Km . É uma missão espinhosa e atribulada,  tográfica americana: montar a cavalo, mula  mas sim dentro deste último (depois bapti-
         que o leva ao topo do monte Ramelau, o mais  ou burro; andar bem; trepar bem a montes e  zado como Ilhéu Gago Coutinho), no qual se
         alto de todo o império português. Apanhado  picos ou árvores; não sofrer da vertigem; go-  procedeu ao seu devido assinalamento por
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         no meio da chamada “guerra das batatas” ,  vernar barcos, nadar, mergulhar, voar; caçar;  uma marca. O relatório que elabora vale-lhe
         que deixa o território a ferro e fogo, chega a  lutar […] E, ao mesmo tempo, precisa ter deli-  novo louvor e o reconhecimento das suas ap-
         ser atacado no seu acampamento, sem que,                              tidões como geógrafo.
         contudo, os tiros e a gritaria interrompam os                           É a elas, sem dúvida, que se deve a sua no-
         trabalhos em curso.                                                   meação como vogal da Comissão de Carto-
           Em 1900, é nomeado delegado por Portugal                            grafia em 1918, à qual virá a presidir sete anos
         na delimitação da fronteira luso-britânica do                         mais tarde (será o seu último presidente). Nes-
         Niassa, numa extensão de 300 quilómetros.                             tas funções terá um papel determinante na
         No ano seguinte desempenha idêntica mis-                              criação da Missão Geográfica de Moçambique
         são entre o Noqui e o Cuango, na zona que                             e no estabelecimento definitivo da fronteira
         confinava com os territórios belgas. Seguem-                           luso-belga na região do Dilolo.
         -se, em 1904 e 1905, as fronteiras a norte e a                          Será, também o grande impulsionador dos
         sul de Tete.                                                          estudos geográficos em Portugal, ao propor,
           Em 1906, pouco tempo antes de ser promo-                            em 1920, numa sessão da Sociedade de Geo-
         vido a Capitão-Tenente, chefia a Missão Geo-                           grafia, a criação do curso de Engenheiro Geo-
         désica da África Oriental, encarregue                                       gráfico, que verá a luz do dia logo no
         da elaboração da carta desta colónia                                        ano seguinte.
         e da respectiva ligação geodésica à                                           Não estava, ainda, esgotado o seu
         África do Sul. É nessa comissão que                                         trabalho como geógrafo, cujos conhe-
         conhece o então Segundo-Tenente Sa-                                         cimentos lhe viriam a servir de base
         cadura Cabral, com quem estabelece                                          para estudos de outra natureza.
         uma relação de amizade que muitos                                             Aguardava-o, entretanto, uma
         frutos viria a dar, no futuro.                                              nova aventura.
           De 1912 a 1914 encabeça a deli-
         mitação da fronteira entre Angola e                                         O AVIADOR
         o Barotze, a respeito da qual Portu-
         gal mantinha um longo litígio com                                             A partir de 1917, a experiência de
         a Inglaterra, desde 1891 (sendo que                                         geógrafo e de navegador de Gago
         a questão apenas ficara resolvida em                                         Coutinho, aliada a uma natural curio-
         1905, com recurso à arbitragem do                                           sidade científica, leva-o a interessar-
         Rei de Itália). Nesta missão, que virá                                      -se pela Aviação, mais concretamen-
         a considerar como a mais importante da sua                            te pela problemática associada à navegação
         vida, recorre aos métodos de navegação astro-                         aérea. Estabelecendo uma cúmplice parceria
         nómica para se posicionar e corrigir os rumos                         com o seu antigo companheiro de trabalhos
         durante a travessia dos sertões e das extensas                        geográficos, o Capitão-Tenente Sacadura Ca-
         florestas , o que o obriga, muitas vezes, face                         bral, já então um aviador naval de reconhe-
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         à escassez de pontos elevados no terreno, a                           cido mérito, desenvolve com ele o projecto
         subir às árvores ou a improvisar toscas torres                        de uma travessia aérea entre Lisboa e o Rio
         de observação em madeira. Estes métodos re-                           de Janeiro para comemorar o primeiro cen-
         velam-se extremamente precisos e rigorosos,                           tenário da independência do Brasil. Esta
         de tal modo que se dá ao luxo de assinalar à                          ideia surge integrada num contexto em que
         delegação britânica, muito melhor equipada,                           as grandes potências, terminada a I Guerra
         um erro de posicionamento, quando com ela                             Mundial e com o aumento do prestígio da
         se encontra. Detecta também alguns erros na                           Aviação, se lançam em vastos programas de
         construção dos teodolitos de marca “Salmoi-                           voos intercontinentais que visam ligar a Eu-
         raghi” que utiliza. Denuncia-os, por carta, aos                       ropa à América.
         atarantados fabricantes italianos, cujo renome                          Para resolver os esperados problemas rela-
         internacional jamais os fizera supor que um                            cionados com o controlo do posicionamento
         geógrafo de campo pudesse detectar tais im-                           da aeronave, Coutinho procura adaptar à na-
         precisões. Dos mais de 10 mil quilómetros que                         vegação aérea os instrumentos e as técnicas
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         percorre, metade são feitos a pé , enquanto os                        da navegação marítima, tendo em 1919 con-
         mantimentos, o parco equipamento e o cimen-                           cebido um sextante com horizonte artificial de
         to para a construção das marcas seguem em                             bolha de ar (de modo a eliminar os inconve-
         rudimentares carros de bois. Destas fainas vi-                        nientes resultantes dos tectos de nuvens), por
         ria a redigir um minucioso relatório, Algumas                         si baptizado como “astrolábio de precisão” e
         Determinações de Longitude Feitas Ultimamente  cadeza de mãos para rectificar teodolitos e mi-  que a partir de 1938 viria a ser comercializado
         em África, pela Missão da Fronteira do Barotze,  crómetros, pôr fios de aranha em retículos, ou  pelo fabricante alemão C. Plath com o nome
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         que é, justamente, considerado uma das suas  apontar óculos como bom observador. Enfim,  “System Admiral Gago Coutinho” . A utiliza-
         obras mais emblemáticas – aliás, o único livro  ter uma educação parecida com a de bordo, e  ção deste instrumento é complementada com
         de carácter monográfico que publica.  até a de navios de vela, se for possível.”  o recurso a tábuas de navegação especialmen-
           Do trabalho de geógrafo de campo viria a   Em 1916, na qualidade de chefe da mis-  te adaptadas para o efeito e a métodos de cál-

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