Page 129 - Revista da Armada
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culo expeditos (impostos pela grande veloci-  terceiro avião, a bordo do cruzador “Carvalho  Portugal exulta de orgulho patriótico e todo o
         dade de deslocação e pelo espaço exíguo do  Araújo”, com o qual atingem, finalmente, a  povo deseja tomar parte activa nas homena-
         hidroavião) feitos com o auxílio de um calcu-  costa brasileira.      gens que se sucedem em vertiginosa cadência.
         lador mecânico de rumos por si desenvolvido,   Depois de uma triunfante passagem por  Até a turbilhante Primeira República, ainda
         destinado a corrigir os efeitos da deriva sobre  Recife, Baía, Porto Seguro e Vitória, chegam  ferida pelas memórias da infame “Noite San-
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         a trajectória do avião. A promoção a Capitão-  ao Rio de Janeiro a 17 de Junho, completando  grenta” , encontra neste estrondoso sucesso
         de-Mar-e-Guerra encontra-o, em 1920, nestas  um trajecto de 4.637 milhas num total de 60  uma panaceia temporária para as suas incon-
         lucubrações.                       horas de voo. São apoteoticamente recebidos  táveis enfermidades.
           Após alguns voos experimentais em se-                                    Em 1926, o celebrado navegador aéreo
         gredo, ensaia, com sucesso, os novos mé-                                  é nomeado director honorário da Aero-
         todos, em 22 de Março de 1921, num voo                                    náutica Naval Portuguesa, ganhando o
         entre Lisboa e a Madeira, na companhia                                    direito de usar o distintivo de piloto avia-
         de Sacadura Cabral, Ortins de Bettencourt                                 dor encimado por duas palmas. Em 1927,
         e o mecânico francês Roger Soubiran, ten-                                 por ocasião da travessia aérea nocturna
         do percorrido 530 milhas em cerca de sete                                 do Atlântico Sul efectuada pelos aviado-
         horas e meia. É de referir que, nessa altura,                             res militares Sarmento de Beires, Jorge de
         era Director da Aeronáutica Naval o cele-                                 Castilho e Manuel Gouveia, não hesitou
         bérrimo Comandante Afonso Cerqueira,                                      em apoiá-los com o seu saber e experiên-
         que muito se empenhou no êxito desta                                      cia, tendo um telegrama por si enviado
         missão, embora viesse a abandonar o car-                                  constituído a única mensagem de felicita-
         go no ano seguinte, devido a divergências                                 ções que os três aventureiros receberam à
         com o Poder Político.                                                     chegada - um gesto e elegância e desinte-
           A Marinha não estava só na “corrida”,                                   ressada camaradagem que, infelizmente,
         pois também a Aeronáutica Militar, tute-                                  não apaga a ingratidão pátria em relação
         lada pelo Exército, desenvolvia, então,                                   a muitos dos seus heróis. É, aliás, de men-
         projectos de semelhante calibre. No en-                                   cionar que Beires e os seus companheiros
         tanto, nunca teve, por parte da sua hierar-                               recorreram a uma versão adaptada (por
         quia, um amparo à altura do que recebia                                   Jorge de Castilho) do sextante de Couti-
         a sua congénere naval, razão pela qual                                    nho, com iluminação da bolha de nível,
         várias tentativas que poderiam ter sido                                   de modo a que as leituras pudessem ser
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         pioneiras acabaram por abortar . Adicio-  Gago Coutinho fazendo observações no telhado do Ministério da   feitas à noite. Era mais uma prova do su-
         nalmente, a Marinha dispunha de meios   Marinha.                         cesso das técnicas de navegação concebi-
         próprios que lhe permitiam prestar apoio aos  pela população carioca e o avião “finalista” é  das pelo Almirante.
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         seus aviadores em pleno espaço oceânico , o  baptizado “Santa Cruz” pela esposa do Pre-  Naquele mesmo ano, Charles Lindbergh
         que se viria a revelar fundamental para a con-  sidente da República Brasileira.  efectuava a ligação entre Nova Iorque e Paris
         clusão da fase seguinte.             A memorável façanha, que abre uma nova  num único “salto” de 3.500 milhas (comple-
           Entre 30 de Março e 17 de Junho de 1922,  página na navegação aérea e dá fama mundial  tado em 33 horas e meia), feito que, muito in-
         juntamente com Sacadura Cabral, Gago Cou-  aos heróicos aviadores, vale a Gago Coutinho  justamente, viria a relegar para segundo pla-
         tinho leva, finalmente, a cabo a grande traves-                        no o trabalho pioneiro dos seus antecessores.
         sia, que foi também, oficialmente, a primeira                          Era o definitivo virar de uma página iniciada
         navegação aérea efectuada com rigor científi-                          dez anos antes.
         co. Nesta viagem, recheada de peripécias, é de                          Para o nosso protagonista, era tempo de re-
         assinalar a proeza que constituiu a amaragem,                         gressar aos labores da Geografia.
         para reabastecimento, junto aos penedos de
         S. Pedro e S. Paulo. No fim da mais longa das                          O SÁBIO
         etapas, com a aeronave já no limite do com-
         bustível, atingir estes rochedos de dificílimo                           Em 1928, Coutinho foi indicado pelo Mi-
         avistamento localizados no meio do Atlântico                          nistério da Guerra para presidir à comissão
         foi uma verdadeira prova de fogo para os mé-                          de reorganização dos serviços geográficos,
         todos de navegação por si desenvolvidos.                              cadastrais e cartográficos. Ainda nesse ano
           E é, justamente, na manobra de amaragem                             foi encarregue de proceder a estudos carto-
         que surge um desagradável contratempo: o                              gráficos em França e na Itália, onde se de-
         hidroavião fairey IIID, entretanto baptizado                          bruçou sobre os resultados experimentais
         como “Lusitânia” pelo governo português,                              dos novos processos de levantamento aéreo
         parte um flutuador e fica inutilizado. Resga-                           (aproveitando ainda a sua recente experiên-
         tados pelo cruzador “República”, que ali se                           cia de aviador).
         deslocara para proceder ao reabastecimento,                              Pouco tempo depois, era enviado ao Brasil
         os dois aviadores são informados, por telegra-                        para inventariar os documentos cartográficos
         ma, da sua promoção, por distinção, ao posto                          com interesse para a História de Portugal. Co-
         imediato. Agradecendo a “honra imerecida”,  a atribuição da Grã-Cruz da Ordem da Torre e  meçava a desvendar a sua faceta de historia-
         aproveitam para solicitar ao Ministro da Ma-  Espada e da Grã-Cruz da Ordem de Santiago  dor, um interesse que já na Escola Naval lhe
         rinha o envio de um novo avião. O pedido é  da Espada. A França agracia-o com a comenda  tinha sido despertado por distintos Professo-
         deferido e o novo aparelho segue a bordo do  da legião de Honra, o Brasil atribui-lhe a Grã-  res como Vicente Almeida d’Eça e João Braz
         navio brasileiro “Bagé”. Acaba, porém, por  Cruz da Ordem do Cruzeiro do Sul e a Espa-  de Oliveira.
         sofrer uma avaria na passagem junto a Fer-  nha condecora-o com as medalhas de Mérito    Em 1930 integra a comissão instaladora do
         nando Noronha, sendo os intrépidos aven-  Naval e Mérito Militar. É também condecora-  Museu de Marinha e no ano seguinte é nome-
         tureiros salvos pelo navio inglês “Paris Star”,  do pelos governos da Bélgica e da Itália, sendo  ado para a comissão encarregada de organi-
         que, por fortuna, se desviara inopinadamente  ainda proclamado Doutor honoris causa pelas  zar as comemorações centenárias de Nuno
         da rota que levava. É-lhes enviado, então, um  Faculdades de Ciências de Lisboa e do Porto.  Álvares Pereira.
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