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PIRATARIA MARÍTIMA – UMA PERSPECTIVA ACTUAL


         conduzida pelo Allied Maritime Component  e HMAS “Sydney”, da Austrália. A China tam-  tes, respectivamente 22, 12 e 11 ataques.
         Command em Nápoles – Itália.       bém tem alguns navios na área.       Em 2008 houve também um aumento muito
           - A operação “Atalanta”                                             significativo do uso da força durante os ataques,
           Esta operação naval, levada a efeito pela  OS NÚMEROS DA PIRATARIA   pois enquanto em 2007, dos 263 incidentes re-
         União Europeia, é a primeira do género condu- MARÍTIMA EM 2008        gistados, só em 72 se tinham utilizado armas de
         zida no âmbito da Política Europeia de Seguran-  Durante o último ano, segundo o IMB , re-  fogo, no ano passado esse número subiu para
                                                                         4
         ça e de Defesa. Com uma duração de 12 meses  gistaram-se 293 actos de pirataria em todo o  193 (65,8%), o que vem mostrar como os pira-
         foi lançada formalmente no dia 9 de Dezembro  mundo, dos quais 200 (68,2%) resultaram em  tas se estão a tornar cada vez mais violentos na
         de 2008, sendo a sua principal missão o com-  ataques consumados, enquanto 93 desses actos  abordagem dos navios. Como consequência di-
         bate à pirataria ao largo da costa da Somália.  ficaram-se apenas pela tentativa. Apesar do nú-  recta, o número de sequestros conseguidos, quer
         Tem como suporte legal as condições fixadas  mero de ilícitos do ano passado ter sido o mais  de navios (49), quer dos seus tripulantes (889) foi
         pelo direito internacional aplicável, nomeada-  elevado desde 2005, este foi muito inferior aos  o maior de sempre dos últimos 20 anos. Só os pi-
         mente a Convenção das Nações Unidas sobre  valores registados em 2000 (469) e 2003 (445),  ratas somalis contribuíram para os sequestros de
         o Direito do Mar e as Resoluções 1814(2008),  anos em que houve o maior número de ocor-  42 (85,7%) navios e 815 (91,6%) tripulantes.
         1816(2008), 1838(2008) e 1846(2008) do Con-                             No que respeita ao tipo de navios mais ataca-
         selho de Segurança das Nações Unidas (CSNU).                          dos, são os porta contentores os mais procura-
         Os seus principais objectivos são:                                    dos, com 16,7% (49) do total, seguidos dos gra-
           - a protecção dos navios do “Programa Ali-                          neleiros com 16,4% (48) e dos navios-tanque de
         mentar Mundial” que asseguram a ajuda alimen-                         transporte de químicos com 13,3% (39). O facto
         tar para as populações deslocadas da Somália;                         destes 3 tipos de navio serem os mais atacados
           - a protecção de navios mercantes vulneráveis                       está directamente relacionado com as suas ve-
         que navegam nas costas da Somália;                                    locidades e/ ou com as alturas das obras mortas,
           - a dissuasão, a prevenção e a repressão de                         pois normalmente os piratas só escolhem navios
         actos de pirataria e dos assaltos à mão armada                        com velocidades inferiores a 16 nós e/ ou obras
         contra navios ao largo da costa da Somália.                           mortas inferiores a 8m.
           Está a ser empregue nesta operação a Europe-                          Em relação aos países de registo dos navios, os
         an Union Naval Force (EUNAVFOR), nomeada-  O iate francês “Le Ponant” (Foto: Flickr).  mais afectados foram o Panamá com 52 (17,7%)
         mente a Combined Task Force 465 (CTF 465).                            navios atacados, Singapura com 25 (8,5%) e a Li-
         O seu comando operacional em terra está a ser                         béria com 19 (6,4%). Um dado digno de registo
         assegurado pelo Contra-almirante Peter Hud-                           é o facto de que, dos 52 navios de bandeira pa-
         son, da Marinha inglesa, no Quartel-General                           namiana atacados apenas 2 são de armadores
         da NATO em Northwood, situado a noroeste de                           panamianos, utilizando todos os restantes este
         Londres, no Reino Unido. O comando da força                           país como bandeira de conveniência.
         no mar, no período compreendido entre De-
         zembro de 2008 e 06 de Abril de 2009, esteve                          OS CASOS MAIS MEDIÁTICOS
         a cargo do Comodoro Antonios Papaioannou,                             DE 2008
         da Marinha grega. Actualmente é o Capitão-                              - O iate “Le Ponant”
         de-Mar-e-Guerra Juan Garat Caramé, da Mari-  O M/V “Faina” (Foto: Eric L. Beauregard).  Em 04 de Abril de 2008 o iate de luxo fran-
         nha espanhola, que desempenha estas funções,                          cês “Le Ponant”, de 88 metros de comprimen-
         perspectivando-se que no terceiro período desta                       to, quando se encontrava a cruzar o Golfo de
         operação seja um oficial da Marinha holandesa                          Adem, na posição 13:12N e 050:14E, foi abor-
         a assumir esta incumbência.                                           dado por piratas somalis armados, que se faziam
           Têm contribuído, ou irão ainda contribuir,                          deslocar em 2 embarcações de alta velocidade.
         para a CTF 465, navios e aeronaves de patru-                          Estes atacaram e sequestraram o navio e torna-
         lha marítima de países como, o Reino Unido,                           ram reféns os 30 membros da sua tripulação. O
         a França, a Grécia, a Suécia, a Espanha, a Ho-                        navio foi levado para a costa da Somália, onde
         landa, a Alemanha, a Bélgica entre outros. Em                         se seguiu uma semana de intensas negociações,
         31 de Maio de 2009 esta força era constituída                         que terminaram, sem incidentes, com a entrega
         pelos seguintes meios, ESPS “Numancia” (Na-  O M/T “Sirius Star” (Foto: Reuters).  dos reféns em 11 de Abril, a militares franceses,
         vio chefe) e ESPS “Marques de la Ensenada”, de                        em troca de um resgate, não divulgado. Após a
         Espanha, FGS “Rheinland Pfalz”, FGS “Emden”  rências nas últimas 2 décadas. Dos 293 ilícitos  libertação dos reféns, uma equipa de comandos
         e FGS “Berlim”, da Alemanha, FS “Nivose”, FS  registados, 92 (31,4%) tiveram lugar no Golfo  franceses seguiu os piratas em terra, utilizando
         “Albatros” e FS “Cmt. Bouan”, da França, HS  de Adem, 40 (13,6%) na Nigéria, 28 (9,5%) na  um helicóptero, até um local remoto em Pun-
         “Nikiforos Fokas”, da Grécia, ITS “Maestra-  Indonésia e 19 (6,5%) na bacia da Somália,  tland, no nordeste da Somália, conseguindo aí
         le”, de Itália, HSwMS “Trossoe”, HSwMS “Sto-  ou seja apenas 4 locais representaram cerca  capturar seis piratas.
         ckholm” e HSwMS “Malmoe”, da Suécia. Esta  de 61% do total destes actos. Ao contrário do   - O M/V “Faina”
         força conta ainda com o apoio de 3 aviões de  que muitos possam pensar, os ataques de pira-  No dia 25 de Setembro de 2008, pelas 16:00
         patrulha marítima, um espanhol, um alemão e  taria não se dão apenas com os navios a nave-  locais, foi sequestrado o navio de carga ucraniano
         um francês. Ainda nesta data encontravam-se  gar, pois dos 200 que foram consumados, 95  M/V “Faina”, de bandeira do Belize, na posição
         a operar com a CTF 465, as seguintes forças,  (47,5%) tiveram lugar com os navios atracados  02:10N-050:40E, a cerca de 280 milhas náuticas
         CTF 410 (SNMG1 - NATO), CTF 150, CTF 151  e 17 (8,5%) com eles fundeados, o que perfaz  a leste da capital da Somália, Mogadishu, com
         e CTF 53, assim como os navios “Sazanami”,  112 (56%) ataques nestas 2 últimas condições.  uma tripulação de 20 elementos (17 ucranianos,
         “Samidari”, “Tokiwa” e “Akebono”, do Japão,  Os portos e fundeadouros com mais incidentes  2 russos e 1 letão). Este navio, do tipo RO-RO
         INS “Talwar”, da Índia, “Admiral Panteleyev”, da  reportados estão situados nas cidades de Lagos,  (Roll-On/Roll-Off), com 162,1m de comprimen-
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         Rússia, “Munmu The Great”, da Coreia do Sul,  na Nigéria, de Dar es Salaam, na Tanzânia e de  to, transportava  na altura, entre outro material,
         KD “Hang Tuah”, da Malásia, HMAS “Ballart”  Chittagong, no Bangladesh, tendo ocorrido nes-  33 tanques T-72, lançadores de granadas e mu-
                                                                                       REVISTA DA ARMADA U JULHO 2009  21
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