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PIRATARIA MARÍTIMA – UMA PERSPECTIVA ACTUAL


         nições. Para consumarem o sequestro, os piratas  borda falsa, ao redor do navio. Qualquer intru-  que pequenas embarcações se aproximassem
         utilizaram 3 skiffs e diversas espingardas auto-  so, em contacto com esta, apanha um choque  sem autorização. Este equipamento, cujo alcance
         máticas. O navio foi posteriormente levado para  eléctrico, não-letal, que o obrigará a abortar a  máximo se situa nos 300 metros, emite um som
         a costa leste da Somália, tendo ficado fundeado  sua iniciativa de entrada no navio. Esse contac-  direccionado que pode, no seu volume máximo,
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         perto da cidade de Hobyo, tendo sido sempre vi-  to, por sua vez, irá activar um alarme, acender  atingir cerca de 150dbSPL  por metro, o que é o
         giado de perto por navios da Marinha americana,  diversos projectores ao longo do navio e fazer  suficiente para causar danos irreversíveis na au-
         que asseguraram que a sua carga não fosse des-  tocar uma sirene de grande intensidade. O IMB  dição, uma vez que o limiar da dor, para a audi-
         carregada e que desta forma não caísse nas mãos  recomenda vivamente que os armadores insta-  ção humana, se situa entre os 120 e os 140 db.
         dos islamistas extremistas. Este navio foi libertado  lem este sistema a bordo, desde que o mesmo  A utilização de protectores auriculares pode mi-
         em 5 de Fevereiro de 2009, após o pagamento  seja viável. O sistema Secure-Ship também se  nimizar os efeitos deste equipamento.
         de um resgate, que se estima de 3,2 milhões de  encontra disponível para navios de pequeno   O cruzeiro de luxo, “Seabourn Spirit”, usou
         dólares, valor muito abaixo dos 20 milhões que  deslocamento.         um LRAD para dissuadir os piratas que o ataca-
         se pensa terem sido pedidos inicialmente.  - O sistema ShipLoc        ram com RPG e rajadas de AK-47, aproximada-
           - O M/T “Sirius Star”              Actualmente, existem muitos sistemas credí-  mente a 100 milhas náuticas da costa da Somá-
           Este superpetroleiro, de bandeira liberiana,  veis que permitem a localização e seguimento  lia, em 5 de Novembro de 2005. A eficácia do
         foi sequestrado em 15 de Novembro de 2008,  dos navios, via satélite. O IMB, de entre os vá-  dispositivo não ficou provada, contudo os piratas
         pelas 07:23 GMT (Greenwich Mean Time), por  rios existentes, aprovou o ShipLoc. Este sistema  falharam a abordagem.
         piratas somalis, na posição 04:41S - 048:43E,  é muito fiável e acessível em termos de custo,   Para além dos sistemas atrás descritos existem
         cerca de 445 milhas náuticas a sudeste do porto  permitindo aos armadores, apenas com um  outros, ainda em desenvolvimento, que poderão
         de Baraawe, na costa leste da Somália. Quando  computador e acesso à Internet, monitorizar  vir a ter aplicação prática no combate à pirataria.
         foi abordado navegava na sua rota entre a Arábia                      Um exemplo dum sistema desses são as armas
         Saudita e os EUA, através do Cabo da Boa Espe-                        não-letais de flashes (dazzle guns), criadas em
         rança, com uma carga de crude equivalente a 2                         2005, por uma agência da Força Aérea america-
         milhões de barris, avaliada em 100 milhões de                         na. Estas produzem um feixe laser, cujos flashes
         dólares. Este navio, com uma tripulação de 25                         provocam cegueira momentânea e desorienta-
         elementos (2 britânicos, 2 polacos, 1 croata, 1                       ção. Se uma destas armas for disparada contra os
         saudita e 19 filipinos) e com cerca de 332m de                         olhos de alguém, por exemplo dos piratas, torna-
         comprimento e 58m de boca, construído em                              -se impossível estes prosseguirem o seu ataque,
         2008, foi o maior navio, até hoje, sequestrado                        pois não podem atacar o que não vêem.
         por piratas. Foi libertado no dia 9 de Janeiro de                       As armas de microondas são outro dos tipos
         2009, após o pagamento de um resgate, que se   O dispositivo acústico LRAD.  de arma não-letal que se encontram em desen-
         estima de 3 milhões de dólares.                                       volvimento. Estas actuam provocando o aque-
                                                                               cimento da pele, causando um grande descon-
         “THE STATE OF THE ART” NO                                             forto, contudo o seu efeito é momentâneo e não
         COMBATE À PIRATARIA MARÍTIMA                                          causa lesões futuras.
           Hoje em dia, o número de navios sequestra-                                                          Z
         dos por piratas, em determinadas áreas do globo,                                          H. Portela Guedes
         tem vindo a aumentar, o que mostra bem como a                                                        CFR
         navegação mercante está cada vez mais exposta                         Notas
                                                                                 1
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         e indefesa perante os actos de Pirataria Marítima.                    med, desde 31 de Janeiro de 2009, e o primeiro-ministro
         Torna-se pois indispensável que os armadores                          é Omar Abdirashid Ali SHARMARKE, desde 13 de Feve-
         e/ ou tripulações adoptem medidas preventivas                         reiro de 2009;
                                                                                 2  A Marinha da Somália, fundada em 1965, com o auxí-
         mais eficazes, por forma a minimizarem as vul-  Uma dazzle gun (Foto: U.S. Air Force).  lio da ex-União Soviética (URSS), era formada por diversas
         nerabilidades existentes. Algumas delas já estão                      lanchas rápidas de fabrico soviético, armadas com mísseis e
         a ser implementadas, como sejam a existência a  com exactidão a localização dos seus navios   torpedos. Logo após a ex-URSS retirar os seus técnicos deste
         bordo de câmaras de vigilância no exterior, de  em qualquer parte do mundo. O ShipLoc está   país, em 1977, rapidamente todos estes meios ficaram ino-
         sistemas de alerta, de mangueiras do circuito de  de acordo com o Capítulo XI-2/6 do Regula-  peracionais. Em 1991 dá-se a extinção da própria Marinha,
         incêndios em carga, para utilização imediata no  mento SOLAS , nomeadamente no que respei-  não se conhecendo o destino dos seus militares;
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                                                                                  São os navios utilizados pelos piratas para se desloca-
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         caso de uma tentativa de abordagem, etc. Ac-  ta ao sistema de alerta de segurança dos navios   rem até perto dos seus alvos. Utilizam estes para transporte
         tualmente e face às proporções que estes actos  (Ship Security Alert System). Este Regulamento   das suas lanchas de alta velocidade, que são depois coloca-
         ilícitos estão a tomar, já existem empresas de se-  exige que todos os navios com uma arqueação   das na água para o ataque final aos navios mercantes;
                                                                                 4  O International Maritime Bureau (IMB) foi estabeleci-
         gurança a disponibilizar barcos armados, assim  bruta superior a 500 estejam equipados com
         como mercenários, entre os quais se encontram  este sistema de alerta. Qualquer membro da   do pela International Chamber of Commerce, que é uma
                                                                               Organização internacional fundada em 1919, que traba-
         Gurkhas reformados, para acompanharem os  tripulação, em caso de perigo, pode activá-lo   lha para promover e suportar o comércio internacional e
         navios em locais de risco. Também englobados  através de um botão, enviando este, automati-  a globalização;
         nestas medidas preventivas, os armadores já têm  camente, um sinal de socorro para o armador   5  Segundo o Ministro da Defesa ucraniano Yuri Yekhanu-
         ao seu dispor os sistemas Secure-Ship, ShipLoc e  e para as autoridades competentes, não sendo   rov, citado pela agência de notícias ucraniana Interfax;
                                                                                  Regulamento adoptado pela IMO na sua conferência
                                                                                 6
         Long Range Acoustic Device.        este detectado por ninguém a bordo, nem pelos   diplomática de Dezembro de 2002;
           - O sistema Secure-Ship          navios nas redondezas.               7  SPL - Sound Pressure Level.
           Este sistema, designado por “navio-seguro”, é   - O Long Range Acoustic Device (LRAD)  Bibliografia
         uma das mais recentes e efectivas inovações no   Este dispositivo acústico de longa distância foi   Piracy and Armed Robbery Against Ships: Annual Re-
         combate à Pirataria Marítima, consistindo numa  desenvolvido pela American Technology Corpo-  port 2008. United Kingdom: ICC International Maritime
         cerca electrificada, que utiliza uma tensão inter-  ration, após o ataque, em Outubro do ano 2000,   Bureau [2009].
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         mitente de 9000 volt.              ao navio de guerra americano USS “Cole”. Foi   www.icc-ccs.org. Acedido em 262200MAI09.
           Esta cerca é em tudo semelhante às que pro-  concebido para ser usado pelos navios de guer-  International Maritime Organization. Disponível em
         tegem as instalações militares e é instalada na  ra americanos, como arma não-letal, para evitar   http://www.imo.org. Acedido em 252130MAI09.
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