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Ida e Volta a Tete e ao Chilombo em 1963
           Ida e Volta a Tete e ao Chilombo em 1963

                         A bordo da Lancha de Fiscalização “TETE”


             oi no dia 13 de Maio de 1963 que teve  lenha, sendo esta de fraco poder calorífico   Dia 16/5 saída de Marromeu para Chaí-
             ínicio essa viagem de vistorias, que se  porque era cortada do mangal, nome dado  na com 4.50 horas de viagem. No dia 17/5,
         Fprolongou por 42 dias, terminando  ao arvoredo existente nas margens do rio  houve lugar a mais 3 etapas, com saída de
         assim no dia 24 de Junho. Navegaram-se  Zambeze.                      Chaína para Maruro trajecto que durou 3.05
         cerca de 500 milhas nos                                                             horas, de Maruro para
         rios Zambeze e Chire em                                                             Mopeia - 2.05 horas e des-
         210 horas e 35 minutos,                                                             ta para Chupanga - 1.55
         com um gasto de 647 m                                                               horas. Aí chegados mais
                            3
         de lenha.                                                                           um embarque de 30 me-
           Antes porém da descri-                                                            tros cúbicos de lenha.
         ção da viagem direi que a                                                            Para não se tornar en-
         “Tete” tinha estado enca-                                                           fadonho para quem lê,
         lhada na praia da Vila do                                                           saliento que depois da
         Chinde desde 1/9/62 até                                                             saída de Chupanga e até
         a 12/3/63, período em                                                               à chegada a Tete, ainda se
         que efectuou uma grande                                                             fizeram mais cinco abas-
         reparação. Foram substi-                                                            tecimentos de lenha num
                                                                                                       3
         tuídas diversas chapas                                                              total de 175 m , em locais
         do fundo e do costado,                                                              devidamente assinalados
         assim como balizas, esco-                                                           como posto de abasteci-
         as, pés de carneiro, chapas                                                         mento.
         de caverna, etc. Como es-                                                            Eram estes postos
         trutura do navio, foram                                                             guarnecidos por Chefes
         igualmente substituídas                                                             de Posto que com ante-
         as lanças, (lugar onde as-  A Lancha de Fiscalização “Tete” no rio Zambeze.         cedência eram solicita-
         sentam as máquinas) e chumaceiras de apoio   No dia seguinte, em 6.20 horas de nave-  dos para fazer o dito abastecimento, pagos
         da roda propulsora. Além da revisão das má-  gação, chegamos ao Luabo.  pela lancha.
         quinas principais, foi montada, em Fevereiro    A 15/5, depois da pernoita no Luabo,   Como no ano anterior a “Tete” não ti-
         de 63, uma nova caldeira que acendeu pela  um dos principais lugares visitados por  nha conseguido completar a viagem, hou-
         primeira vez a 22/3/63,                                                             ve postos que a partir de
         sendo dada apta para o                                                              Mutarara se encontra-
         serviço em 27/3/63.                                                                 vam pouco fornecidos
           Esta caldeira gastubu-                                                            de lenha pelo que,  por
         lar, do tipo locomotiva,                                                            uma questão de segu-
         era semelhante às utiliza-                                                          rança para o regresso, foi
         das nos antigos combóios                                                            empregue a guarnição da
         na C.P. com a diferença de                                                          lancha no corte de algum
         utilizar lenha em vez de                                                            mangal.
         carvão e trabalhar a uma                                                              Continuando a narra-
         pressão de 150 libras por                                                           ção da viagem e após a
         polegada ao quadrado.                                                               saída de Chupanga, pas-
           No ano anterior, devi-                                                            sámos por Lacerdónia,
         do à fraqueza da caldeira                                                           Missongue, Vila Fon-
         a lancha não tinha conse-                                                           tes, Chimuara, Chindiu,
         guido navegar até Tete.                                                             Murraça Velha, Hnalu-
           A viagem começou                                                                  gué, Magagade, Sanjara,
         com a largada do funde-                                                             e Mutarara aonde estive-
         adouro no Chinde, local                                                             mos nos dias 21/5 e 22/5.
         onde a “Tete“ fazia base,                                                           A seguir escalou-se  Sin-
         com 25 metros cúbicos de                                                            jal, Chiramba,Anquási,
         lenha, numa das lanchas                                                             Tambara, Bandara, Lu-
         de apoio.                                                                           pata, (local onde o rio
           Esclareço que a “Tete“                                                            estreita e se forma uma
         navegava de braço dado                                                              forte corrente que com
         com as duas lanchas de                                                              bastante dificuldade foi
         apoio, uma de cada bor-  Percurso da Lancha “Tete”.                                 vencida pela máquina)
         do, que serviam de paiol                                                            Sungo, Praia Marura,
         da lenha a consumir e reforço da estabili-  estar ali instalada a gerência da Sena Su-  Massangane, Casenha e a 28/5 chegámos
         dade.do navio.                     gar Estates, uma importante firma da Zam-  finalmente a Tete, a localidade mais a mon-
           Após 5.30 horas de navegação chegámos  bézia, rumámos até Marromeu, após mais  tante que se escalou  no rio Zambeze. A sa-
         ao Chacuma, primeiro posto de abasteci-  4.50 horas de navegação e novo abasteci-  ída deu-se a 1/6.
                                                                3
                                       3
         mento. Aí se fez o embarque de 100 m de  mento, desta vez de 22 m  de lenha.  De notar que ao longo da viagem pelo
         24  AGOSTO 2009 U REVISTA DA ARMADA
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