Page 30 - Revista da Armada
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VIGIA DA HISTÓRIA                                                                             6



                                           O Salva-Vidas
                                            O Salva-Vidas

              endo a Salva-                                                                   franceses, os quais a re-
              guarda da Vida                                                                  moveram para a casa dos
                                                                                                             (3)
         SHumana no Mar                                                                       escaleres de Belém  , e
         uma das principais                                                                   depois, consta-me, para o
         preocupações com                                                                     Arsenal da Marinha.
         que se deparam todos                                                                   Recentemente escre-
         os que fazem do mar a                                                                ve-me o predito ex-Mi-
         sua vida, é natural que                                                              nistro persuadido de
         muita da capacidade                                                                  aquela sua embarcação
         inventiva dos huma-                                                                  se conserva neste Ar-
         nos se aplique na pro-                                                               senal insinuando-me
         cura de soluções para                                                                a entrega ao oficial da
         os problemas que tal                                                                 secretaria Manuel José
         vida, com frequência,                                                                Sarmento.
         acarreta.                                                                              Levo pois o expen-
           O caso que hoje nos                                                                dido à presença de V.
         traz aqui prende-se com algo que constitui o sonho de quem anda  Exª para dignar-se expandir a este respeito as ordens que for
         no mar, um salva-vidas que seja inafundável já que um navio com  servido”
         essas características parece impossível de conseguir.  Através duma informação, de 12 de Julho desse mesmo ano,
           Recordo-me de há uns anos ter surgido nos jornais de Lisboa  veio a saber-se que o dito salva-vidas se encontrava na Azinhei-
         a existência de um salva-vidas que, para além de quem nele se  ra e que o seu estado geral era satisfatório.
         encontrava não sofrer balanço, tinha como característica, se a me-  Não são conhecidas quais as experiências que haviam sido efec-
         mória não me falha, o que aliás já ocorre com alguma frequência,   tuadas nem qual o destino que teve o salva-vidas.
         ser praticamente inafundável. Recordo-me também de alguns                                             Z
         anos depois encontrar o protótipo do tal salva-vidas abandona-                              Com. E. Gomes
         do, numa doca de Lisboa e, em parte, já submerso. E, no entanto,   Notas:
                                                               (1)  Nem sempre as soluções encontradas recolhem aprovação unânime como
         a solução para o problema já havia sido encontrada muito antes,   ocorreu, por exemplo, com o Regulamento Internacional para Evitar Abalroamen-
         como se poderá observar pela leitura de uma carta de 6 de Julho   tos, cuja obrigatoriedade, queixavam-se os armadores ingleses, acarretava grandes
         de 1811 escrita pelo Intendente dos Arsenais para o Ministro Se-  encargos podendo, inclusivé, constituir causa de ruína económica.
         cretário dos Negócios da Marinha e que se transcreve:  (2)  Trata-se do ministro António Araújo de Azevedo mais tarde 1º conde da Barca
                                             (2)
           “ No tempo em que o Exmº António de Araújo  servia de Ministro   que acompanhou o Rei na ida para o Brasil onde continuou como ministro.
                                                               (3)  Deverá tratar-se muito provavelmente do armazém existente junto à Cordo-
         Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra mandou   aria, no local em que a toponímia ainda conserva a memória do facto, na Travessa
         conduzir do Porto uma pequena embarcação de cortiça a que se deu o   dos escaleres, na mesma zona existem ainda a Travessa das Galeotas e a Travessa
         especioso nome de salva-vidas.                       dos Algarves, designação dos remadores daquelas embarcações.
           Mandou o dito ex. Ministro entregar neste Arsenal a dita embar-  Fonte:
         cação depois de algumas experiências, e aqui existiu até à invasão dos   Caixa 14 do Arquivo Central de Marinha


           Grupo de Amigos do Museu de Marinha (GAMMA)
           Grupo de Amigos do Museu de Marinha (GAMMA)


                           o passa-                                                  ção permanente do Museu de Ma-
                           do dia 4 de                                               rinha, tem o GAMMA promovido
                     NOutubro,                                                       a realização, habitualmente, aos
                     na sede do GAM-                                                 segundos Sábados de cada mês,
                     MA, foi assinado                                                pelas 11 horas no Museu, as deno-
                     um Acordo entre                                                 minadas “Conversas Informais”.
                     esta Instituição, re-                                           Para o próximo semestre estão pro-
         presentada pelo seu Presidente da                                           gramadas as seguintes:
         Direcção, CALM Leiria Pinto e a                                               10 Janeiro - “Novos Piratas …..
         Associação de Amigos do Museu                                               Velhos Problemas” - Dra. Alexan-
         Marítimo de Barcelona, represen-                                            dra Amoly,
         tada pelo Sr. Albert Campanera I                                              14 Fevereiro - “A Batalha Naval
         Rovira, na qualidade de seu Vice-                                           de Diu – 1509” - CMG Saturnino
         Presidente. Este Acordo, à seme-                                            Monteiro,
         lhança do já efectuado com a Liga dos Amigos do Museu Naval   21 Março - “A Aviação Naval” - CMG José Cyrne de Castro,
         do Brasil, visa estabelecer uma linha de constante colaboração que be-  18 Abril - “O Aparelho dos Navios de Vela” - CTEN António
         neficie ambas as Partes e a colaboração que oferecem aos seus respecti-  Manuel Gonçalves,
         vos Museus e igualmente a troca entre as duas Partes, de informação   9 Maio - “Os Novos Submarinos da Classe Tridente” - CTEN
         relacionada com as suas actividades.                 Salgueiro Frutuoso.
           A fim de dar a conhecer o contexto histórico em que estão in-                                        Z
         seridas determinadas peças museológicas pertencentes à exposi-                         (Colaboração do GAMMA)

         28  JANEIRO 2009 U REVISTA DA ARMADA
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