Page 30 - Revista da Armada
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VIGIA DA HISTÓRIA 6
O Salva-Vidas
O Salva-Vidas
endo a Salva- franceses, os quais a re-
guarda da Vida moveram para a casa dos
(3)
SHumana no Mar escaleres de Belém , e
uma das principais depois, consta-me, para o
preocupações com Arsenal da Marinha.
que se deparam todos Recentemente escre-
os que fazem do mar a ve-me o predito ex-Mi-
sua vida, é natural que nistro persuadido de
muita da capacidade aquela sua embarcação
inventiva dos huma- se conserva neste Ar-
nos se aplique na pro- senal insinuando-me
cura de soluções para a entrega ao oficial da
os problemas que tal secretaria Manuel José
vida, com frequência, Sarmento.
acarreta. Levo pois o expen-
O caso que hoje nos dido à presença de V.
traz aqui prende-se com algo que constitui o sonho de quem anda Exª para dignar-se expandir a este respeito as ordens que for
no mar, um salva-vidas que seja inafundável já que um navio com servido”
essas características parece impossível de conseguir. Através duma informação, de 12 de Julho desse mesmo ano,
Recordo-me de há uns anos ter surgido nos jornais de Lisboa veio a saber-se que o dito salva-vidas se encontrava na Azinhei-
a existência de um salva-vidas que, para além de quem nele se ra e que o seu estado geral era satisfatório.
encontrava não sofrer balanço, tinha como característica, se a me- Não são conhecidas quais as experiências que haviam sido efec-
mória não me falha, o que aliás já ocorre com alguma frequência, tuadas nem qual o destino que teve o salva-vidas.
ser praticamente inafundável. Recordo-me também de alguns Z
anos depois encontrar o protótipo do tal salva-vidas abandona- Com. E. Gomes
do, numa doca de Lisboa e, em parte, já submerso. E, no entanto, Notas:
(1) Nem sempre as soluções encontradas recolhem aprovação unânime como
a solução para o problema já havia sido encontrada muito antes, ocorreu, por exemplo, com o Regulamento Internacional para Evitar Abalroamen-
como se poderá observar pela leitura de uma carta de 6 de Julho tos, cuja obrigatoriedade, queixavam-se os armadores ingleses, acarretava grandes
de 1811 escrita pelo Intendente dos Arsenais para o Ministro Se- encargos podendo, inclusivé, constituir causa de ruína económica.
cretário dos Negócios da Marinha e que se transcreve: (2) Trata-se do ministro António Araújo de Azevedo mais tarde 1º conde da Barca
(2)
“ No tempo em que o Exmº António de Araújo servia de Ministro que acompanhou o Rei na ida para o Brasil onde continuou como ministro.
(3) Deverá tratar-se muito provavelmente do armazém existente junto à Cordo-
Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra mandou aria, no local em que a toponímia ainda conserva a memória do facto, na Travessa
conduzir do Porto uma pequena embarcação de cortiça a que se deu o dos escaleres, na mesma zona existem ainda a Travessa das Galeotas e a Travessa
especioso nome de salva-vidas. dos Algarves, designação dos remadores daquelas embarcações.
Mandou o dito ex. Ministro entregar neste Arsenal a dita embar- Fonte:
cação depois de algumas experiências, e aqui existiu até à invasão dos Caixa 14 do Arquivo Central de Marinha
Grupo de Amigos do Museu de Marinha (GAMMA)
Grupo de Amigos do Museu de Marinha (GAMMA)
o passa- ção permanente do Museu de Ma-
do dia 4 de rinha, tem o GAMMA promovido
NOutubro, a realização, habitualmente, aos
na sede do GAM- segundos Sábados de cada mês,
MA, foi assinado pelas 11 horas no Museu, as deno-
um Acordo entre minadas “Conversas Informais”.
esta Instituição, re- Para o próximo semestre estão pro-
presentada pelo seu Presidente da gramadas as seguintes:
Direcção, CALM Leiria Pinto e a 10 Janeiro - “Novos Piratas …..
Associação de Amigos do Museu Velhos Problemas” - Dra. Alexan-
Marítimo de Barcelona, represen- dra Amoly,
tada pelo Sr. Albert Campanera I 14 Fevereiro - “A Batalha Naval
Rovira, na qualidade de seu Vice- de Diu – 1509” - CMG Saturnino
Presidente. Este Acordo, à seme- Monteiro,
lhança do já efectuado com a Liga dos Amigos do Museu Naval 21 Março - “A Aviação Naval” - CMG José Cyrne de Castro,
do Brasil, visa estabelecer uma linha de constante colaboração que be- 18 Abril - “O Aparelho dos Navios de Vela” - CTEN António
neficie ambas as Partes e a colaboração que oferecem aos seus respecti- Manuel Gonçalves,
vos Museus e igualmente a troca entre as duas Partes, de informação 9 Maio - “Os Novos Submarinos da Classe Tridente” - CTEN
relacionada com as suas actividades. Salgueiro Frutuoso.
A fim de dar a conhecer o contexto histórico em que estão in- Z
seridas determinadas peças museológicas pertencentes à exposi- (Colaboração do GAMMA)
28 JANEIRO 2009 U REVISTA DA ARMADA