Page 61 - Revista da Armada
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1939 e o lançamento à água em 15 de Feve-  F pintada a branco e sombreada a preto, nas  Port-Said e Aden. Durante aquele longo per-
         reiro de 1940, ano em que a sua construção  amuras. Em 24 de Maio de 1951, pela portaria  curso apanhou, por vezes, muito mau tempo
         foi concluída.                     nº 13547 foi classificado de draga-minas com  e sofreu várias avarias, que entretanto, foram
           Cedido a Portugal a título provisório che-  o indicativo visual M 401 pintado a preto nas  reparadas, acabando por chegar a Mormugão
         gou ao porto da Horta em 8 de Outubro de  amuras e na popa.           no dia 27 de Novembro de 1954.
         1943 e naquela mesma data foi aumentado,   Durante os anos de 1952, 1953 e 1954 man-  No dia 24 de Fevereiro de 1956, depois de
         temporariamente, ao Efectivo dos Navios da  teve-se no Arsenal do Alfeite a ser submetido  ter efectuado numerosos cruzeiros em águas
         Armada, passando a ter bandeira e guarni-  a fabricos  nos quais lhe foram removidos os  da Índia Portuguesa, suspendeu de Diu
         ção Portuguesas, a ser de-                                                         rumo a Karachi onde che-
         signado por patrulha P2 e                                                          gou a 27. Esteve em doca
         a ter aquele indicativo vi-                                                        seca entre 4 e 9 de Março,
         sual pintado a branco nas                                                          no dia 13 rumou a Aden
         amuras.                                                                            e tendo escalado sucessi-
           As dimensões eram iguais                                                         vamente Port-Said, Malta
         às do patrulha P1/”S. MI-                                                          e Argel chegou ao Tejo a 5
         GUEL” mas as restantes                                                             de Maio.
         características diferiam um                                                         Pelo facto de terem sido
         pouco sendo:                                                                       aumentados ao Efectivo dos
         -  Deslocamento máximo .....                                                       Navios da Armada Portu-
           ......................740 toneladas                                              guesa os oito draga-minas
         -  Deslocamento normal .......                                                     costeiros da classe “PONTA
           ......................610 toneladas                                              DELGADA”, os quatro da
         -  Deslocamento standard....                                                       classe “S.ROQUE” e ainda
           ......................530 toneladas                                              os quatro draga-minas oce-
         -  Velocidade máxima ...........                                                   ânicos da classe “S. JORGE”,
           .................................11,5 nós                                        todos com casco de madeira
           A autonomia, o apare-  Patrulha P2.                                              e com possibilidade de dra-
         lho propulsor, a dotação de                                                        garem minas magnéticas,
         carvão e a guarnição tam-                                                          acústicas e de pressão, foi
         bém eram iguais nos dois                                                           decidido reclassificar como
         navios.                                                                            caça-minas os quatro dra-
           A artilharia principal, o                                                        ga-minas de casco de aço
         armamento anti-submarino                                                           da classe “FAIAL”, que ape-
         e os restantes equipamentos                                                        nas tinham possibilidade de
         eram semelhantes diferindo,                                                        dragar minas fundeadas.
         porém, no facto de estar ar-                                                       Assim, em 28 de Junho de
         mado com três metralhado-                                                          1956, de acordo com a por-
         ras Oerlikon antiaéreas de                                                         taria nº 15893, o “FAIAL”,
         20 mm e de não ter quais-                                                          depois de ter tido sucessi-
         quer metralhadoras Brow-                                                           vamente os indicativos visu-
         ning de 7,7 mm.                                                                    ais T112, (quando na Royal
           Nos anos de 1943, 1944   Patrulha “FAIAL”.                                       Navy), P2, F e M 401, foi
         e 1945 saiu mais de 100 ve-                                                        reclassificado caça-minas e
         zes para o mar patrulhando                                                         passou a ter o indicativo vi-
         águas do arquipélago dos                                                           sual M 391 pintado a preto
         Açores, fazendo base ge-                                                           nas amuras e na popa ao
         ralmente no porto da Hor-                                                          mesmo tempo que cedia o
         ta mas entrando também,                                                            indicativo M 401 ao draga-
         várias vezes, em Ponta Del-                                                        minas costeiro “S. ROQUE”.
         gada e em portos da ilha de                                                        Ainda navegou mais uma
         Santa Maria.                                                                       dezena de anos, efectuan-
           Em 21 de Junho de 1945,                                                          do principalmente missões
         terminada a comissão nos                                                           de fiscalização da pesca na
         Açores, zarpou para o Con-                                                         zona centro até que, em 27
         tinente e no dia 26 fundeou                                                        de Março de 1967, pela por-
         em Caxias. No dia 27 amar-                                                         taria nº 22596, o caça-minas
         rou a uma bóia do Quadro                                                           “FAIAL” depois de ter tido
         dos Navios de Guerra e foi                                                         uma vida utilíssima de mais
         incorporado no Comando   Caça-minas “FAIAL”.                                       de 23 anos, com bandeira
         da Defesa Marítima do Por-                                                        portuguesa, foi abatido ao
         to de Lisboa. Em 11 de Junho de 1946 foi au-  morteiros, as calhas lança-cargas de profundi-  Efectivo dos Navios da Armada.
         mentado ao Efectivo dos Navios da Armada,  dade e uma parte dos dispositivos de rocega                Z
         de forma definitiva, e passou a ser designado  de minas. Também a peça de 76 mm/40 foi   (continua)   J. Ferreira dos Santos
                                                                                               Capitão da Marinha Mercante
         por vapor “FAIAL” de acordo com a portaria  desembarcada e substituída por uma peça de   Membro efectivo da Academia de Marinha
         nº 11410 de 29 de Junho de 1946, mantendo o  76 mmm/50 igual às do armamento secun-
         mesmo indicativo visual P2.        dário dos avisos de 1ª classe.     Nota
                                                                                 (1)  Mais tarde, em 1947, o governo Português adqui-
           Em 19 de Outubro de 1946, conforme a   No dia 11 de Outubro de 1954 largou da   riu à Inglaterra mais dois “naval  trawlers” que bapti-
         portaria nº 11532 passou a ser o patrulha  Doca da Marinha para uma longa comissão   zámos “SALVADOR CORREIA” e “BALDAQUE DA
         “FAIAL” tendo como indicativo visual a letra  de serviço no Estado da Índia. Escalou Malta,   SILVA”, dos quais voltaremos a falar mais adiante.
                                                                                    REVISTA DA ARMADA U FEVEREIRO 2009  23
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