Page 60 - Revista da Armada
P. 60

OS PATRULHAS DA CLASSE “FAIAL”
            OS PATRULHAS DA CLASSE “FAIAL”

                                                                                                    1ª Parte

               urante a Segunda Guerra Mundial,   Eis as suas características principais:  as instaladas em dois reparos duplos, na ponte
               quando, em consequência das fa-  -  Comprimento de fora a fora .............................  alta, a um e outro bordo; dois morteiros lança-
         Dcilidades concedidas aos nossos     ...........................................................50,00 metros  cargas de profundidade e duas calhas com a
         Aliados nos Açores, fomos obrigados a  -  Comprimento entre perpendiculares .............  mesma finalidade, à popa; dois lança-projéc-
         tomar certas medidas de vigilância e pa-   ...........................................................45,70 metros  teis auto-propulsionados antiaéreos; equipa-
         trulhamento em águas do Continente e do  -  Boca ....................................................8,40 metros  mentos para lançar balões de barragem e ou-
         arquipélago açoriano, verificou-se que não  -  Calado máximo ..............................4,10 metros  tros para dragar minas. Estava também dotado
         dispúnhamos de unida-                                                               de aparelhagem de detec-
         des navais aptas para                                                               ção de submarinos Asdic.
         determinadas missões,                                                               A guarnição compunha-se
         nomeadamente luta an-                                                               de 3 oficiais, 3 sargentos e
         ti-submarina e draga-                                                               23 praças.
         gem de minas. Assim,                                                                  Eram o P1 e os restantes
         foi decidido que a Grã-                                                             “naval trawlers” bons na-
         -Bretanha cedesse a Por-                                                            vios para o mar, de cons-
         tugal, a título provisório,                                                         trução muito resistente e
         alguns navios capazes                                                               com poucos anos de ser-
         de desempenhar as re-                                                               viço. Deu boa conta de si
         feridas missões. Como                                                               patrulhando as águas do
         consequência, foram in-                                                             arquipélago dos Açores,
         corporados na Armada                                                                tendo saído para o mar cer-
                     (1)
         Portuguesa seis   “naval                                                            ca de 250 vezes nos anos de
         trawlers” e dois “requi-                                                            1943, 1944 e 1945 fazendo
         sitioned trawlers.”    Patrulha P1.                                                 base geralmente no porto
           Os “naval trawlers”                                                               da Horta mas escalando
         das classes “ISLES”, “TREE” e “DANCE”  -  Deslocamento máximo ............780 toneladas  também, por vezes, Ponta Delgada e Vila do
         da Armada Britânica, que totalizavam 185  -  Deslocamento normal ..............650 toneladas  Porto. Tendo terminado a comissão de servi-
         navios, eram unidades construídas, de aço,  -  Deslocamento standard ...........545 toneladas  ço nos Açores em 25 de Junho de 1945 zarpou
         propositadamente como navios de guerra,  -  Velocidade máxima .................................12 nós  para o Continente e fundeou em S. José de Ri-
         de dimensões moderadas para poderem  -  Velocidade de cruzeiro ..........................8,5 nós  bamar no dia 30. A partir de 1 de Julho passou
         ser construídos em pequenos estaleiros  -  Autonomia ....................3.200 milhas a 8,5 nós  a estar incorporado no Comando da Defesa
         navais que em tempo de paz estavam vo-  Estava equipado com uma máquina al-  Marítima do Porto de Lisboa.
         cacionados para a construção de navios  ternativa de vapor de tríplice expansão com   Em 11 de Junho de 1946 foi aumentado ao
         de pesca. Dispunham de armamento an-  três cilindros, uma caldeira cilíndrica e três  Efectivo dos Navios da Armada, de forma
         ti-submarino e antiaéreo e estavam equi-  fornalhas. Tinha a potência de 850 cavalos  definitiva, passando a ser designado por va-
         pados com dispositivos para a dragagem  indicados e um hélice, com uma dotação de  por “S. MIGUEL” de acordo com a portaria
         de minas.                                                                           nº 11410 de 29 de Junho de
           Vamos descrever se-                                                               1946, mantendo o mesmo
         guidamente as unida-                                                                indicativo visual.
         des daqueles tipos que                                                                Em 19 de Outubro de
         foram incorporadas na                                                               1946, conforme a porta-
         nossa Armada.                                                                       ria nº 11532 passou a ser
                  I                                                                          designado por patrulha
           O “naval trawler”                                                                 “S. MIGUEL” tendo como
         “BRURAY” (T236), da                                                                 indicativo visual a letra M
         classe “ISLES” foi cons-                                                            pintada a branco e sombre-
         truído no estaleiro Cook                                                            ada a preto, nas amuras.
         Welton & Gemmel: Hol-                                                                 Em 24 de Maio de 1951,
         mes, Grã-Bretanha.                                                                  pela portaria nº 13547, foi
           O assentamento da                                                                 classificado de draga-mi-
         quilha verificou-se em                                                              nas e com o indicativo vi-
         1941 e o lançamento à                                                               sual M403 pintado a preto
         água no dia 16 de Maio                                                              nas amuras e na popa.
         de 1942, ficando a sua                                                                Em 13 de Março de 1956,
         construção concluída na-  Draga-minas “S. MIGUEL”.                                  pela portaria nº 15764,
         quele mesmo ano. Che-                                                               o draga-minas “S. MI-
         gou ao porto da Horta em 8 de Outubro de  carvão de 186 toneladas.    GUEL” foi abatido ao Efectivo dos Navios
         1943 e no próprio dia foi aumentado, tem-  O armamento era constituído por uma peça  da Armada.
         porariamente, ao Efectivo dos Navios da  Vickers Armstrong de tiro rápido, antiaérea de   II
         Armada, passando a ter bandeira e guar-  76mm/40 calibres, montada em caça; por uma   O “naval trawler” “MANGROVE” (T112),
         nição portuguesas, a ser designado por pa-  metralhadora Oerlikon antiaérea de 20 mm  da classe “TREE” foi construído no estaleiro
         trulha P1 e a ter aquele indicativo visual  instalada por ante a ré da chaminé; por quatro  Ferguson Bros, em Glasgow, Escócia.
         pintado a branco nas amuras.       metralhadoras Browning de 7,7 mm antiaére-  O assentamento da quilha verificou-se em

         22  FEVEREIRO 2009 U REVISTA DA ARMADA
   55   56   57   58   59   60   61   62   63   64   65