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OS PATRULHAS DA CLASSE “FAIAL”
OS PATRULHAS DA CLASSE “FAIAL”
1ª Parte
urante a Segunda Guerra Mundial, Eis as suas características principais: as instaladas em dois reparos duplos, na ponte
quando, em consequência das fa- - Comprimento de fora a fora ............................. alta, a um e outro bordo; dois morteiros lança-
Dcilidades concedidas aos nossos ...........................................................50,00 metros cargas de profundidade e duas calhas com a
Aliados nos Açores, fomos obrigados a - Comprimento entre perpendiculares ............. mesma finalidade, à popa; dois lança-projéc-
tomar certas medidas de vigilância e pa- ...........................................................45,70 metros teis auto-propulsionados antiaéreos; equipa-
trulhamento em águas do Continente e do - Boca ....................................................8,40 metros mentos para lançar balões de barragem e ou-
arquipélago açoriano, verificou-se que não - Calado máximo ..............................4,10 metros tros para dragar minas. Estava também dotado
dispúnhamos de unida- de aparelhagem de detec-
des navais aptas para ção de submarinos Asdic.
determinadas missões, A guarnição compunha-se
nomeadamente luta an- de 3 oficiais, 3 sargentos e
ti-submarina e draga- 23 praças.
gem de minas. Assim, Eram o P1 e os restantes
foi decidido que a Grã- “naval trawlers” bons na-
-Bretanha cedesse a Por- vios para o mar, de cons-
tugal, a título provisório, trução muito resistente e
alguns navios capazes com poucos anos de ser-
de desempenhar as re- viço. Deu boa conta de si
feridas missões. Como patrulhando as águas do
consequência, foram in- arquipélago dos Açores,
corporados na Armada tendo saído para o mar cer-
(1)
Portuguesa seis “naval ca de 250 vezes nos anos de
trawlers” e dois “requi- 1943, 1944 e 1945 fazendo
sitioned trawlers.” Patrulha P1. base geralmente no porto
Os “naval trawlers” da Horta mas escalando
das classes “ISLES”, “TREE” e “DANCE” - Deslocamento máximo ............780 toneladas também, por vezes, Ponta Delgada e Vila do
da Armada Britânica, que totalizavam 185 - Deslocamento normal ..............650 toneladas Porto. Tendo terminado a comissão de servi-
navios, eram unidades construídas, de aço, - Deslocamento standard ...........545 toneladas ço nos Açores em 25 de Junho de 1945 zarpou
propositadamente como navios de guerra, - Velocidade máxima .................................12 nós para o Continente e fundeou em S. José de Ri-
de dimensões moderadas para poderem - Velocidade de cruzeiro ..........................8,5 nós bamar no dia 30. A partir de 1 de Julho passou
ser construídos em pequenos estaleiros - Autonomia ....................3.200 milhas a 8,5 nós a estar incorporado no Comando da Defesa
navais que em tempo de paz estavam vo- Estava equipado com uma máquina al- Marítima do Porto de Lisboa.
cacionados para a construção de navios ternativa de vapor de tríplice expansão com Em 11 de Junho de 1946 foi aumentado ao
de pesca. Dispunham de armamento an- três cilindros, uma caldeira cilíndrica e três Efectivo dos Navios da Armada, de forma
ti-submarino e antiaéreo e estavam equi- fornalhas. Tinha a potência de 850 cavalos definitiva, passando a ser designado por va-
pados com dispositivos para a dragagem indicados e um hélice, com uma dotação de por “S. MIGUEL” de acordo com a portaria
de minas. nº 11410 de 29 de Junho de
Vamos descrever se- 1946, mantendo o mesmo
guidamente as unida- indicativo visual.
des daqueles tipos que Em 19 de Outubro de
foram incorporadas na 1946, conforme a porta-
nossa Armada. ria nº 11532 passou a ser
I designado por patrulha
O “naval trawler” “S. MIGUEL” tendo como
“BRURAY” (T236), da indicativo visual a letra M
classe “ISLES” foi cons- pintada a branco e sombre-
truído no estaleiro Cook ada a preto, nas amuras.
Welton & Gemmel: Hol- Em 24 de Maio de 1951,
mes, Grã-Bretanha. pela portaria nº 13547, foi
O assentamento da classificado de draga-mi-
quilha verificou-se em nas e com o indicativo vi-
1941 e o lançamento à sual M403 pintado a preto
água no dia 16 de Maio nas amuras e na popa.
de 1942, ficando a sua Em 13 de Março de 1956,
construção concluída na- Draga-minas “S. MIGUEL”. pela portaria nº 15764,
quele mesmo ano. Che- o draga-minas “S. MI-
gou ao porto da Horta em 8 de Outubro de carvão de 186 toneladas. GUEL” foi abatido ao Efectivo dos Navios
1943 e no próprio dia foi aumentado, tem- O armamento era constituído por uma peça da Armada.
porariamente, ao Efectivo dos Navios da Vickers Armstrong de tiro rápido, antiaérea de II
Armada, passando a ter bandeira e guar- 76mm/40 calibres, montada em caça; por uma O “naval trawler” “MANGROVE” (T112),
nição portuguesas, a ser designado por pa- metralhadora Oerlikon antiaérea de 20 mm da classe “TREE” foi construído no estaleiro
trulha P1 e a ter aquele indicativo visual instalada por ante a ré da chaminé; por quatro Ferguson Bros, em Glasgow, Escócia.
pintado a branco nas amuras. metralhadoras Browning de 7,7 mm antiaére- O assentamento da quilha verificou-se em
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