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VIGIA DA HISTÓRIA 7
Tratado de Alagação
Tratado de Alagação
esde sempre que os ratos e os insectos, dos mais varia- hálitos pútridos infeccionavam a saúde.
dos tipos e tamanhos, têm constituído um dos flagelos A eficácia e exequibilidade do método haviam sido testados
Dde todos quantos fazem do “andar no mar” o seu modo com êxito em 1799, no Maranhão, com o bergantim Minerva.
de vida. Para a execução do método era necessário escolher um local de
Se é certo que a existência a bordo destes “passageiros inde- fundo lodoso onde o navio pudesse enterrar a quilha até meia ca-
sejáveis” é, por vezes, encarada como uma fatalidade, não é me- verna ou até à ponta, devendo ser livre de rochas e pedras e, em-
nos certo que a procura de solução para o problema tem sido bora vantajoso, não era necessário que fosse plano aí devendo ser
uma constante. colocado o navio amarrado de proa e popa à maior corrente..
Tudo isto vem a propósito dum método, inventado por um Antes da operação tudo que se pudesse danificar com a água
oficial de Marinha, para acabar de vez com o problema. A Gaze- deveria ser posto em terra e, bem assim, todo o lastro que não
ta de Lisboa, no dia 25 de Setembro de 1818, anunciava a venda fosse necessário para manter direito o navio.
do “Tratado prático de Alagação dos Navios para destruir e afo- Durante a baixa mar, dois ou três homens, colocados no porta-
gar todos os animais insectos e ratos os quais prejudicam e cau- ló, mergulhariam, o mais que pudessem, uma vara graduada no
sam muitos danos às cargas dos navios” da autoria do Capitão lodo, a diferença de valores entre a escala do navio e a da vara
de fragata da Armada Real, Manuel Sousa Ferreira, pela módica deveria ser marcada no costado, acima da linha de água, e aí se
quantia de 240 reais. abririam duas vigias, cujas dimensões variariam de acordo com
O Comandante Sousa Ferreira era, ao tempo, ajudante do Ins- a tonelagem. As vigias deveriam ter aplicados 2 postigos aptos a
pector do Arsenal Real da Marinha, cargo para que fora nome- aguentar a pressão quando fosse necessário fechá-las.
ado em Fevereiro de 1800, nomeação reiterada em 1807 nunca Com o recurso a talhas, com pontos de apoio em terra, inclinar-
chegando a lograr a nomeação de Inspector embora, com a ida -se-ia o navio para receber água de um bordo e do outro; quando
deste para o Brasil, desempenhasse o cargo. as duas vigias estivessem mergulhadas, o navio devia ser alado
Para além da publicação do Tratado, elaborado a partir de Ja- para cair direito no fundo. Logo que estivesse assente todos os
neiro de 1816, o autor apresentou à Academia das Ciências uma cabos deveriam ser tesados mantendo-se, assim, o navio até ao
Memória sobre o assunto. baixa mar seguinte, altura em que se deveriam fechar as vigias e
Não foi possível encontrar qualquer exemplar do livro cuja proceder ao esgoto com as bombas do navio.
impressão esteve suspensa, até que o autor entregasse declara- O autor oferece-se para, se necessário, aplicar o método em
ção escrita de que Sua Alteza Real autorizava que a obra lhe fos- qualquer navio. Não consegui apurar se o método proposto terá
se dedicada. sido aplicado, já que o local para o fazer não deveria ser fácil de
Já a Memória, com o título abreviado de “Tractado Prático da encontrar, o autor, aliás, só refere um, o rio Desterro em S. Luís
Alagação dos Navios em Geral”, foi publicada pela Academia do Maranhão.
das Ciências, em 1818, existindo um exemplar na Biblioteca Na- Graduado em Capitão de Mar e Guerra em Julho de 1819 o
cional. Comandante Sousa Ferreira terá morrido no final de Setembro
Na Introdução o autor salienta o perigo que os ratos e os insec- desse ano pois, a 1 de Outubro, foi enterrado na Igreja das Cha-
tos representem não só para as pessoas, como para as cargas, e até gas em Lisboa.
para a segurança dos navios pois, como afirma, navios havia que A venda do livro não deverá ter sido um sucesso pois a viúva
se tinham afundado devido a rombos provocados por ratos. durante vários anos, pelos vistos sem sucesso, requereu a con-
Também na Introdução são enumeradas as vantagens do méto- cessão de uma mercê que lhe permitisse viver, e aos seus seis fi-
do que inventou comparativamente ao método das Fumaças, en- lhos, com decência.
tão utilizado, que, para além de ineficaz, poderia constituir risco Z
para a segurança dos navios, como acontecera, no Maranhão, com Com. E. Gomes
a galera Ninfa do Mar, destruída por um incêndio em 1800. Fonte:
O seu método promovia ainda a lavagem dos lastros “cujos Caixa 741 do AGM
PRÉMIO LITERÁRIO MARIA ROSA COLAÇO
¬ Escrito pelo Tenente César Magarreiro, o livro “Ronda Filipina” Já em Argel, enquanto
venceu o Prémio Maria Rosa Colaço – Modalidade Juvenil –. todos esperavam a media-
Este concurso, de âmbito nacional, é dedicado à literatura infan- ção dos padres trinitários e
to-juvenil e homenageia a escritora Maria Rosa Colaço. Promovido pelo eventual pagamento
desde 2006 pela Câmara Municipal de Almada, tem como objectivo do resgate por parte do rei-
valorizar e promover a literatura de qualidade destinada às crianças, no português, individua-
estimulando os seus hábitos de leitura. lizam-se duas persona-
O romance foi escrito partindo de um acontecimento verídico ocor- gens, Catarina e Gaspar. É
rido em 1617, ano em que uma frota composta por oito embarcações a sua história que vamos
de corsários argelinos saqueou a ilha do Porto Santo, levando consi- acompanhar ao longo do
go, cativos, para o Norte de África novecentos dos cerca de mil ha- livro, uma saga vivida num
bitantes da ilha, tempo dominado por crenças, corsários, caravelas, xavecos, desertos,
Regra geral além da pilhagem, a intenção destes corsários não era mares, etnias, pastores, sortes e infortúnios.
a de simplesmente escravizar esta gente mas sim a de pedir por ela “Ronda Filipina”, é o segundo romance do Tenente César Magar-
avultados resgates aos ocupantes do Reino Português, ao tempo Fi- reiro, oficial da Marinha Portuguesa que exerce actualmente funções
lipe II de Portugal, Filipe III de Espanha. de Patrão-Mor na Capitania do Porto de Aveiro.
REVISTA DA ARMADA U FEVEREIRO 2009 27