Page 65 - Revista da Armada
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VIGIA DA HISTÓRIA                                                                             7



                                  Tratado de Alagação
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               esde sempre que os ratos e os insectos, dos mais varia-  hálitos pútridos infeccionavam a saúde.
               dos tipos e tamanhos, têm constituído um dos flagelos   A eficácia e exequibilidade do método haviam sido testados
         Dde todos quantos fazem do “andar no mar” o seu modo  com êxito em 1799, no Maranhão, com o bergantim Minerva.
         de vida.                                              Para a execução do método era necessário escolher um local de
           Se é certo que a existência a bordo destes “passageiros inde-  fundo lodoso onde o navio pudesse enterrar a quilha até meia ca-
         sejáveis” é, por vezes, encarada como uma fatalidade, não é me-  verna ou até à ponta, devendo ser livre de rochas e pedras e, em-
         nos certo que a procura de solução para o problema tem sido  bora vantajoso, não era necessário que fosse plano aí devendo ser
         uma constante.                                       colocado o navio amarrado de proa e popa à maior corrente..
           Tudo isto vem a propósito dum método, inventado por um   Antes da operação tudo que se pudesse danificar com a água
         oficial de Marinha, para acabar de vez com o problema. A Gaze-  deveria ser posto em terra e, bem assim, todo o lastro que não
         ta de Lisboa, no dia 25 de Setembro de 1818, anunciava a venda  fosse necessário para manter direito o navio.
         do “Tratado prático de Alagação dos Navios para destruir e afo-  Durante a baixa mar, dois ou três homens, colocados no porta-
         gar todos os animais insectos e ratos os quais prejudicam e cau-  ló, mergulhariam, o mais que pudessem, uma vara graduada no
         sam muitos danos às cargas dos navios” da autoria do Capitão  lodo, a diferença de valores entre a escala do navio e a da vara
         de fragata da Armada Real, Manuel Sousa Ferreira, pela módica  deveria ser marcada no costado, acima da linha de água, e aí se
         quantia de 240 reais.                                abririam duas vigias, cujas dimensões variariam de acordo com
           O Comandante Sousa Ferreira era, ao tempo, ajudante do Ins-  a tonelagem. As vigias deveriam ter aplicados 2 postigos aptos a
         pector do Arsenal Real da Marinha, cargo para que fora nome-  aguentar a pressão quando fosse necessário fechá-las.
         ado em Fevereiro de 1800, nomeação reiterada em 1807 nunca   Com o recurso a talhas, com pontos de apoio em terra, inclinar-
         chegando a lograr a nomeação de Inspector embora, com a ida  -se-ia o navio para receber água de um bordo e do outro; quando
         deste para o Brasil, desempenhasse o cargo.          as duas vigias estivessem mergulhadas, o navio devia ser alado
           Para além da publicação do Tratado, elaborado a partir de Ja-  para cair direito no fundo. Logo que estivesse assente todos os
         neiro de 1816, o autor apresentou à Academia das Ciências uma  cabos deveriam ser tesados mantendo-se, assim, o navio até ao
         Memória sobre o assunto.                             baixa mar seguinte, altura em que se deveriam fechar as vigias e
           Não foi possível encontrar qualquer exemplar do livro cuja  proceder ao esgoto com as bombas do navio.
         impressão esteve suspensa, até que o autor entregasse declara-  O autor oferece-se para, se necessário, aplicar o método em
         ção escrita de que Sua Alteza Real autorizava que a obra lhe fos-  qualquer navio. Não consegui apurar se o método proposto terá
         se dedicada.                                         sido aplicado, já que o local para o fazer não deveria ser fácil de
           Já a Memória, com o título abreviado de “Tractado Prático da  encontrar, o autor, aliás, só refere um, o rio Desterro em S. Luís
         Alagação dos Navios em Geral”, foi publicada pela Academia  do Maranhão.
         das Ciências, em 1818, existindo um exemplar na Biblioteca Na-  Graduado em Capitão de Mar e Guerra em Julho de 1819 o
         cional.                                              Comandante Sousa Ferreira terá morrido no final de Setembro
           Na Introdução o autor salienta o perigo que os ratos e os insec-  desse ano pois, a 1 de Outubro, foi enterrado na Igreja das Cha-
         tos representem não só para as pessoas, como para as cargas, e até  gas em Lisboa.
         para a segurança dos navios pois, como afirma, navios havia que   A venda do livro não deverá ter sido um sucesso pois a viúva
         se tinham afundado devido a rombos provocados por ratos.  durante vários anos, pelos vistos sem sucesso, requereu a con-
           Também na Introdução são enumeradas as vantagens do méto-  cessão de uma mercê que lhe permitisse viver, e aos seus seis fi-
         do que inventou comparativamente ao método das Fumaças, en-  lhos, com decência.
         tão utilizado, que, para além de ineficaz, poderia constituir risco                                    Z
         para a segurança dos navios, como acontecera, no Maranhão, com                              Com. E. Gomes
         a galera Ninfa do Mar, destruída por um incêndio em 1800.   Fonte:
           O seu método promovia ainda a lavagem dos lastros “cujos   Caixa 741 do AGM



                                  PRÉMIO LITERÁRIO MARIA ROSA COLAÇO

         ¬ Escrito pelo Tenente César Magarreiro, o livro “Ronda Filipina”   Já em Argel, enquanto
         venceu o Prémio Maria Rosa Colaço – Modalidade Juvenil –.  todos esperavam a media-
           Este concurso, de âmbito nacional, é dedicado à literatura infan-  ção dos padres trinitários e
         to-juvenil e homenageia a escritora Maria Rosa Colaço. Promovido  pelo eventual pagamento
         desde 2006 pela Câmara Municipal de Almada, tem como objectivo  do resgate por parte do rei-
         valorizar e promover a literatura de qualidade destinada às crianças,  no português, individua-
         estimulando os seus hábitos de leitura.              lizam-se duas persona-
           O romance foi escrito partindo de um acontecimento verídico ocor-  gens, Catarina e Gaspar. É
         rido em 1617, ano em que uma frota composta por oito embarcações  a sua história que vamos
         de corsários argelinos saqueou a ilha do Porto Santo, levando consi-  acompanhar ao longo do
         go, cativos, para o Norte de África novecentos dos cerca de mil ha-  livro, uma saga vivida num
         bitantes da ilha,                                    tempo dominado por crenças, corsários, caravelas, xavecos, desertos,
           Regra geral além da pilhagem, a intenção destes corsários não era  mares, etnias, pastores, sortes e infortúnios.
         a de simplesmente escravizar esta gente mas sim a de pedir por ela   “Ronda Filipina”, é o segundo romance do Tenente César Magar-
         avultados resgates aos ocupantes do Reino Português, ao tempo Fi-  reiro, oficial da Marinha Portuguesa que exerce actualmente funções
         lipe II de Portugal, Filipe III de Espanha.          de Patrão-Mor na Capitania do Porto de Aveiro.
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