Page 11 - Revista da Armada
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Notícias do “Arpão”
Faz tempo que nas páginas desta Revista,
     se não dão notícias da construção do es-    realizar mais um período de provas em águas       operação desta feita não em ambiente de labo-
     taleiro HDW número 384, futuro N.R.P.       profundas e outro, nas imediações de Kiel, de-    ratório, de oficina ou de sala de aula, mas no
“Arpão”; com efeito, a última vez que foi men-   dicado a testes às capacidades do sistema ESM     espaço confinado de um submarino.
cionada referimos o seu empenhamento como        e à obtenção da assinatura magnética do navio
plataforma de apoio à realização do período      (e posterior correcção utilizando o sistema de      Por último, na sexta semana, são leccionados
deTreino a Cais daquela que viria a ser a guar-  desmagnetização instalado a bordo).               os procedimentos para efectuar diversas mano-
nição do N.R.P. “Tridente”.                                                                        bras, desde a largada até à atracação, bem como
                                                   Perguntará o leitor: que fará o navio nos pe-   o estabelecimento das diversas condições de
  Liberto desta tarefa – e enquanto actividades  ríodos intermédios?                               prontidão do navio.
marcantes no processo de aceitação e entra-
da ao serviço do N.R.P. “Tridente”, concitaram     Não são, por certo, períodos de inacti-           A este período seguir-se-ão dois outros, de
sobre este as atenções e o colocaram na ribal-   vidade.                                           cariz essencialmente prático: o primeiro, com
ta – foi preparado para continuar as Provas de                                                     a duração de três semanas e que corresponde a
Mar, nomeadamente as relativas ao Sistema de       Porque a utilização do navio e, consequen-      um treino a cais, durante o qual se simulam saí-
Combate ISUS.                                    temente, dos sistemas e equipamentos nele         das diárias do navio, com a guarnição a borda-
                                                 instalados obedece à observação de um ca-         das. São igualmente treinados, repetidas vezes,
  Para o efeito, o “Arpão” zarpou de Kiel a 17   lendário de acções de manutenção planea-
do transacto mês de Maio, navegando rumo         da (preventiva) que importa                                          exercícios diversos na área
às já familiares águas do Skagerrak, tendo ini-  cumprir para que não expi-                                           da segurança em imersão (si-
ciado a realização das provas nas áreas de       rem garantias antes do pra-                                          mulação de procedimentos
exercício para submarinos existentes a Sul de    zo previsto contratualmen-                                           e vozes), esclarecimento e
Kristiansand – Noruega; nestas o navio pode      te, o navio – tal como o seu                                         compilação da situação en-
mergulhar até às profundidades extremas exi-     antecessor – observa perío-                                          volvente do navio nas com-
gidas para testar e aceitar os di-               dos de imobilização com                                              ponentes aérea, de superfície
versos sistemas de bordo.                        vista à realização destas                                            e submarina (com recurso às
                                                 acções. A oportunidade é também aproveita-                           capacidades de simulação do
  Nestas paragens permaneceu                     da para reparar ou corrigir falhas e avarias so-                     Sistema de Combate ISUS) e
até final do mês, tendo depois                   fridas pelos equipamentos e órgãos de bordo,                         Limitação de Avarias.
aparelhado e rumado a Bergen                     corrigir deficiências detectadas no decorrer
onde, no polígono acústico de                    das provas ou implementar soluções técnicas                            No momento em que o
Heggernes, foi medida a sua as-                  com vista a uma maior eficiência do navio e                          leitor nos lê decorre o segun-
sinatura acústica. Estas medições                seus sistemas.                                                       do dos períodos referidos, o
empenharam o navio durante                                                                                            Treino de Mar. A exemplo
quatro dias, nelas participando,                   Entretanto, para aquela que será a sua guar-                       do que se já realizou para a
como em todas as outras, aliás,                  nição entrou-se na recta final do longo período                      guarnição do N.R.P. “Triden-
a guarnição da HDW, membros                      de treino a que tem sido sujeita.                                    te”, terá a duração de seis se-
da Delegação na Alemanha da                                                                                      manas, cumprir-se-á nas áreas de
Missão de Construção dos Sub-                      De facto, iniciou-se no final de Agosto, mais                 exercício a Sul de Kristiansand e
marinos e técnicos da HDW                        precisamente no passado dia 23, o período de                    decorrerá entre 7 de Novembro e
pertencentes às áreas técnicas                   formação designado por “System Instruction”.                    17 de Dezembro próximos.
que superintendem os sistemas                    Este período de formação, com a duração de                         Culmina com um dia de ava-
em teste.                                        seis semanas, tem como objectivo nuclear a                      liação tendente à certificação da
                                                 integração do conhecimento especializado de-                    guarnição.
  Estas provas consistem na execução de di-      tido pelos formandos (adquirido ao longo dos                       Mas não se esgotam aqui as
versas corridas, a diversos regimes do aparelho  variados cursos dedicados a cada um dos sis-      actividades a que estará sujeito o “Arpão”; num
propulsor e configurações variadas de funcio-    temas ou equipamentos de bordo) permitindo-       período de duas semanas entre osTreinos a Cais
namento dos vários sistemas e equipamentos       -lhes obter uma visão global e integradora; além  e no Mar, o navio regressará a Heggernes onde
– nomeadamente aqueles passíveis de produzir     disso, as visitas diárias a bordo, na companhia   serão concluídas as provas acústicas que fica-
mais ruído durante o seu funcionamento.          dos instrutores da HDW e em período pós au-       ram por realizar.
                                                 las, permitem aos formandos não só a identifi-      Entretanto, durante os períodos de imobiliza-
  São provas difíceis de efectuar dada não só    cação e localização dos componentes, órgãos       ção que ainda ocorrerão adiantar-se-ão as acti-
a proximidade do polígono a áreas de navega-     e equipamentos, como também relembrar a sua       vidades de aprestamento final de forma a que,
ção e actividade marítima intensa, como tam-                                                       tão cedo quanto o permita a evolução dos traba-
bém da dependência que os resultados têm das                                                       lhos e provas a realizar, o Estado Português tome
condições ambientais, nem sempre de feição                                                         posse desta unidade e a Marinha possa contar
para que se atinjam as condições prévias es-                                                       na lista das suas Unidades Navais Prontas com
tabelecidas contratualmente para a execução                                                        mais um submarino.
destas provas.                                                                                       Fica assim quase concluído um longo e am-
                                                                                                   bicioso projecto só possível pela concertação
  Cumprido, no possível, o calendário de pro-                                                      de vontades e esforços conjuntos de variados
vas previsto o navio regressou a Kristiansand                                                      organismos e unidades da Marinha, do Minis-
onde, entre 7 de Junho e 17 de Julho, conti-                                                       tério da Defesa Nacional e do tecido indus-
nuou a ser sujeito às provas que faltavam ain-                                                     trial da EMPORDEF (referimo-nos à Arsenal
da realizar.                                                                                       do Alfeite, S.A.), numa demonstração da im-
                                                                                                   portância capital da manutenção da Capaci-
  O regresso a Kiel, após 17 de Julho, não sig-                                                    dade Submarina para a defesa dos recursos e
nificou, no entanto, que todas as provas foram                                                     interesses do País.
realizadas.
                                                                                                                                                      
  A verdade é que, devido a não se consegui-
rem reunir as condições prévias para realização                                                          (Colaboração do COMANDO DO NRP “ARPÃO”)
de algumas dentre elas, o navio deverá ainda
                                                                                                         Revista da aRmada • NOVEMBRO 2010 11
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