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NRP Bérrio, a caminho dos 42
INTRODUÇÃO o navio-chefe dos exercícios da força naval da Económica Exclusiva (ZEE) das 12 para as 50
Na história da Marinha Portuguesa não há Indonésia. O RFA Blue Rover foi vendido a milhas). A Islândia pretendia proteger os seus
Portugal menos de seis meses mais tarde, em pescadores dos vários arrastões ingleses e ale-
muitos navios combatentes que tenham atingi- Março de 1993, e foi baptizado de NRP Bérrio. mães que pescavam nessas águas. Os arrastões
do os 40 anos de vida activa. O NRP Bérrio já vai O RFA Grey Rover já foi retirado do activo e ape- do Reino Unido continuaram a pescar no inte-
a caminho dos 42 e tem uma história difícil de nas os dois irmãos mais novos ainda estão ao rior do limite destas águas até a Guarda Cos-
igualar, merecendo, por isso, esta referência es- serviço, sendo os reabastecedores mais antigos teira Islandesa começar a intervir, cortando as
pecial na Revista da Armada, numa altura em ao serviço da RFA. redes a 18 arrastões. Duas fragatas foram então
que está a comemorar os 18 anos ao serviço da enviadas para o local, dando início a uma série
Marinha Portuguesa (31 de Março). A construção do RFA Blue Rover iniciou‑se de atritos entre a Royal Navy e a Guarda Costei-
em 18 de Janeiro de 1969 no estaleiro da Swan ra Islandesa.
A CLASSE “ROVER” Hunter Shipbuilders Ltd, em Hebburn. Foi
O NRP Bérrio foi adquirido em 1993, já com lançado à água em 11 de Novembro do mes- Em Novembro de 1973, no Oceano Pacífico,
mo ano. A Madrinha foi Mrs. Mary Haynes, o RFA Blue Rover sofreu um grande incêndio
quase 23 anos de vida ao serviço do Reino Uni- mulher do contra‑almirante William Haynes, na casa das máquinas, tendo sido necessário
do. Na sua juventude estava armado com o Director of Naval Ships Prodution. Terminada a ser rebocado pelo HMS Britannia, que devia
nome RFA Blue Rover. sua construção, entrou ao serviço da RFA no apoiar. O navio foi reparado provisoriamente
dia 15 de Julho de 1970, com o nome “Blue Ro- na ilha do Tahiti (Polinésia Francesa) para po-
A classe “Rover” foi pensada no início dos ver” (A270). der regressar ao Reino Unido.
anos 60 para ser uma classe de reabastecedores
ligeiros para apoio da esquadra, para servirem AS MISSÕES DO RFA BLUE ROVER A Islândia viria a ampliar para 200 milhas
na Royal Fleet Auxiliary (RFA). Deveriam ser ca- Em 1971 o RFA Blue Rover navegou no Oce- náuticas a sua ZEE em 1975 dando origem à “3ª
pazes de operações RAS (Replenishment At Sea – Guerra do Bacalhau”. Por isso, em 1976, o na-
Reabastecimento no Mar) e teriam um grande ano Pacífico em apoio ao Iate Real HMS Bri- vio estaria de novo no Oceano Atlântico Norte
parque de helicópteros para operações VER- tannia. Meses depois estava no Oceano Índico a apoiar os navios da Royal Navy.
TREP (vertical replenishment, with helicopters) de a apoiar logisticamente os navios destacados
reabastecimento através de helicópteros. para o bloqueio naval ao porto da Beira, em Depois de várias outras missões, o navio
Moçambique, decretado pela ONU entre 1966- foi escolhido para, em 1982, participar no es-
Só em 1967 se iniciou o processo de cons- 1979, para impedir o fornecimento de petróleo forço de guerra para a recuperação das ilhas
trução. O primeiro navio foi lançado à água à Rodésia (Zimbabwé), na sequência da sua Falkland. A sua missão era, naturalmente, o
em 19 de Dezembro de 1968, recebeu o nome declaração de independência unilateral. apoio logístico dos navios de guerra da Royal
RFA Green Rover e foi armado em 15 de Agosto Navy. Para o efeito, iniciou a viagem de Ports-
de 1969. Seguiu-se o RFA Grey Rover em 10 de Em Agosto de 1972 já estava a abastecer os mouth para as ilhas Falkland a 16 de Abril de
Abril de 1970 e o RFA Blue Rover em 15 de Julho depósitos de abastecimento da RAF (Royal Air 1982. No dia 2 de Maio entrou na TEZ (Total
de 1970. Só quatro anos depois, em 1974, esta- Force) da Estação de Stornoway, na Escócia, Exclusion Zone), uma área com cerca de 200 mi-
vam prontos para serem armados o RFA Gold que necessitavam de 1500 toneladas de Avtur lhas em torno das Ilhas Falkland e da Geórgia
Rover e o RFA Black Rover. Foram apenas cons- (combustível para helicópteros) para um im- do Sul, juntando-se, dois dias depois, ao RFA
truídos cinco navios e diferem ligeiramente em portante exercício da NATO. O navio fundeou Tidespring e ao RFA Appleleaf, que eram escol-
alguns aspectos. Os três primeiros, devido ao ao largo e efectuou a trasfega do combustível tados pelo Destroyer HMS Antrim e pela fragata
desempenho pouco satisfatório dos seus mo- através de um pipeline construído para esse HMS Plymouth. A 5 de Maio, juntamente com o
tores originais, receberam novos motores em fim, com duas milhas e meia de comprimento, RFA Appleleaf, dirigiu-se para a Geórgia do Sul
1974. Diferiam ainda dos dois últimos no que numa operação que durou 22 horas e meia. escoltado pela fragata HMS Plymouth, tendo
dizia respeito à configuração dos alojamentos e chegado à Baía de Cumberland, quatro dias
dos ferros de popa. Em 1973, entre 22 de Maio e 13 de Outubro, depois, para assegurar as operações de reabas-
o navio foi enviado por três vezes, para pres- tecimento. Efectuou diversas entradas e saídas
Dos cinco irmãos dois foram vendidos. O tar apoio logístico às unidades da Royal Navy da baía de San Carlos e aí permaneceu até ser
RFA Green Rover foi vendido à Indonésia em ao largo da Islândia, durante a “2ª Guerra do rendido pelo RFA Pearleaf. Numa das suas en-
Setembro de 1992, tendo recebido o nome de Bacalhau” (decorrente da decisão da Islândia, tradas foi atacado por aeronaves argentinas, o
“Arun” e, para além de desempenhar as fun- de Setembro de 1972, de aumentar a sua Zona
ções de navio reabastecedor, também se tornou 27REVISTA DA ARMADA • ABRIL 2011