Page 9 - Revista da Armada
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social. A responsabilidade, o orgu- onde o perigo da malária continua
lho e a moral sobem ao termos a bem presente.
percepção que muitos olhares estão Ao cair da noite do dia 6 de
atentos perante a nossa tarefa. Abril, o navio fundeou ao largo de
Port Said, com o objectivo de iniciar
Após o desembarque dos jorna-
a travessia do Canal do Suez na
listas, perto de Algés rumámos a Sul,
madrugada do dia seguinte. Este
até ao primeiro porto de escala, Sou-
canal, que faz a ligação entre o Mar
da Bay, na Grécia.
Mediterrâneo e o Mar Vermelho,
Depois de «estabilizar a giro»,
foi inaugurado em 1869, tendo sido
falando em gíria naval, retomámos
encerrado em duas ocasiões, a úl-
o ritmo operacional e consequente
tima das quais em 1967 durante a
treino a que esta vida nos habitua. Treino de inserção de fuzileiros em navios através de fast rope. Guerra dos Seis Dias, entre Israel e
A primeira semana é ávida em
os países árabes vizinhos. Pelo fac-
exercícios de procedimentos, pron-
to do comboio de navios que vinha
tidão e desenvolvimento de pales-
em sentido contrário se encontrar
tras e briefings para reforçar ideias
atrasado, fomos obrigados a fun-
e padrões de trabalho. dear no Great Bitter Lake, situado a
Efectuámos exercícios operacio- meio do canal, período que apro-
nais de descida vertical do helicóp-
tero (“fast-rope”), tiro, protecção de veitámos para almoçar e apreciar a
força, abordagem, contra-pirataria, paisagem.
com o emprego do nosso helicópte- Ao fim da tarde do dia 7, a
ro LYNX MK95 e dos 10 fuzileiros “Vasco da Gama” já navegava no
da equipa de abordagem, e outros Mar Vermelho, em direcção ao
estreito de Bab-el Mandeb e à Área
mais de cariz interno, nomeada- Treino de tiro da equipa de fuzileiros.
mente, exercícios de combate a de Operações. O calor que se vai
incêndios, avaria do leme, avaria fazendo sentir à medida que se-
no sistema propulsor do navio, ho- guimos para sul não perturba o
mem ao mar, de entre outros.As 24 planeamento de actividades do
horas do dia são planeadas de for- navio, que segue empenhado nos
ma a se maximizar o aprontamento seus preparativos para a exigente
do navio para a missão. missão que se aproxima.
Dia 01 de Abril, chega o dia das Durante os dias de trânsito entre
mentiras. Em missão, a mentira, o Canal do Suez e o Djibouti, o navio
simula que é atacado por uma skiff
mais que um facto objectivo das
- tipo de embarcação rápida (neste
nossas vidas, passa pelas histórias
caso a semi-rígida do navio), nor-
nos locais habituais de convívio,
malmente utilizada pelos piratas da
muitas das vezes em grupo. Em RAS com o USNS “Alan Shepard”.
missão não há nem pode haver Costa da Somália nas suas acções de
dúvidas, pelo que ninguém arrisca co- 2ª Semana
pirataria. O nosso helicóptero, que nesta
locar “falsas questões”. Retemperadas as forças, é hora de missão terá um papel muito importante
O tempo esteve bastante favorável, partir rumo ao Canal do Suez. Dois como meio avançado de reconhecimento
com mar chão e aragens, apanágio da dias de viagem separam-nos das cal- e de intercepção, tenta impedir o ataque,
primeira semana, tendo sido a primeira mas e cálidas águas do Mar Vermelho. exercitando o seu posicionamento em
paragem em Souda Bay, ilha de Creta. Pela frente espera-nos um ritmo inten- relação à ameaça e o jogo de regras de
A ilha de Creta é conhecida pela empenhamento. Nos restantes pe-
sua beleza única. São inúmeras as ríodos treina-se a pontaria com as
metralhadoras ligeiras MG3 e Brow-
praias, montanhas altíssimas, gru- ning. Na manhã do dia 11 de Abril,
tas, vastas culturas de oliveiras e o navio atravessou o estreito de Bab-
laranjeiras e a combinação de pai- -el-Mandeb, entrando no Golfo de
sagem selvagem terrestre e maríti- Aden, que faz a separação entre a
ma que entusiasma até os visitantes costa norte da Somália e os países
mais exigentes. No entanto a nossa ribeirinhos da península arábica, o
paragem tem como objectivo pri- Iémen e o Sultanato de Omã.
mordial o reabastecimento, pelo Nesse dia, sob um calor e humi-
que a curta estadia de um dia ser- dade intensa, chegamos finalmente
viu primordialmente para conhe- ao Djibouti. É neste pequeno país do
nordeste de África, limitado a norte
cer, ou regressar em alguns casos, à Passagem no canal do Suez.
cidade mais próxima, Chânia.
O clima ameno do Mediterrâneo e sivo de treino, com o objectivo de criar pela Eritreia, a oeste pela Etiópia e a sues-
a cordial hospitalidade dos moradores os automatismos necessários para uma te pela Somália, que a fragata “Vasco da
da ilha fizeram-se sentir, e foi fácil vis- resposta pronta e eficaz do nosso navio Gama” recebe oficialmente as funções de
lumbrar elementos da guarnição por nas tarefas que se avizinham. Também navio-almirante da EUNAVFOR, até en-
toda a parte da cidade, com o ponto de a componente da saúde operacional não tão exercidas pelo navio espanhol ESPS
reunião a ser feito na zona ribeirinha, foi esquecida, uma vez que o navio irá “Canárias”, que navega nestas águas
com várias esplanadas e restaurantes. operar relativamente perto de países desde 14 de Dezembro de 2010.
9REVISTA DA ARMADA • JUNHO 2011