Page 13 - Revista da Armada
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Nessa escala e durante uma es- Tive o privilégio de servir, em
tadia de cinco dias se reforçaram qualquer das Sagres, sob as ordens
ligações cuja memória havia de de comandantes notáveis; mas
perdurar no tempo; e que, disso quero deixar aqui uma referência
estou certo, não só ainda hoje per- muito especial ao Almirante Silva
manece viva como assim se conti- Horta, lembrando a forma natu-
nuará a manter no futuro. ral e espontânea como exercia a
Em 08/06 seguimos para o Fun- sua extraordinária liderança, em
chal, onde chegámos nove dias de- quaisquer circunstâncias, formais
pois para uma curta estadia. ou informais, o que lhe granjea-
Finalmente, em 18 de junho de va ilimitado e merecido respeito,
1962, cerca das 18.00, Lisboa, fun- consideração e amizade de todos
deando em frente do Terreiro do os que serviam sob as suas ordens!
Paço. Por coincidência, o último
oficial de quarto foi o mesmo que Não me restam dúvidas de que o
iniciara a viagem dois meses an- treino de vela continuará a ser im-
tes - o Ten. Frederico Vilas Boas. portante na formação dos homens
Seguiu-se um período de fabri- do mar, não pela “destreza” e “de-
cos, durante o qual se executaram sembaraço” que se diz que propor-
beneficiações mais completas do ciona – nada disso… O que tenho em
que as realizadas no Brasil, que mente é, pelo contrário, o facto de le-
apenas se destinavam a garan- var a aprender a “respeitar o mar”, a
tir a segurança na viagem para ter a humildade de reconhecer que
Portugal. “a técnica não vence tudo” e que
Concluídas essas reparações, “há regras que têm que ser sempre
que puseram o navio como novo, cumpridas” - mesmo nesses gran-
começaram as viagens de instru- des “empreendimentos turísticos
ção de cadetes: a primeira ao Fun- flutuantes” que por aí andam, com
chal, S. Vicente e Guiné; e a seguir muitos “andares”, casinos, piscinas,
mais duas, para destinos pouco Ferrar do pano na Sagres em St. Malo, 1963. lojas e mais de 100.000 toneladas de
deslocamento - mas tão sujeitos a fi-
usuais: uma para St. Malo e Kiel, outra ira do editor para um rápido balanço final car com o pano às costas ou a fazer da quilha
para Passages, na Biscaia. da experiência de vários anos de embarque portaló como uma hipotética barca mal go-
Qualquer delas daria para escrever um na Sagres, e de muitas viagens que nela fiz, vernada e com o oficial de quarto desatento!
texto maior do que este, tantas e tamanhas algumas das quais inesquecíveis pelas cir- O mar é mais forte que nós, e acaba sem-
as novidades que nos proporcionou esse cunstâncias e vivências que proporcionaram. pre por sair vencedor!
ano de 1963. A ambas se refere com rigor Na altura em que começo a “aparelhar” (Imodestamente, plagiando Gago Coutinho)
e minúcia, o livro do Cte. António Gonçal- para a Grande Viagem, aquela de onde não
ves, para o qual remeto. se regressa, lembro esses tempos como os G. Conceição Silva
Reservo os centímetros de página que por- mais fecundos e felizes da minha carreira
ventura ainda me restem sem incorrer na como oficial da Armada. Ex-Tenente de Veleiros
BRASÕES DO NRP SAGRES
8/2/1962 a 28/1/1976 28/1/1976 a 7/4/1993 desde 7/4/1993
Desenhos José Cabrita
REVISTA DA ARMADA • MARÇO 2012 13