Page 10 - Revista da Armada
P. 10

Em Portugal, quando foi tomada a decisão (1898-1992), que de forma sagaz colocou um privilégio de realizar mais de uma viagem.
de adquirir o Guanabara, o Dr. Theotónio ponto final nesta questão:                   Coube a primazia aos cadetes do curso Luís
Pereira, Ministro da Presidência, e o Dr. Fran- «A um navio que vem manter uma tradi- de Camões (1960), logo em 1962. No ano
co Nogueira (1918-1993), Ministro dos Negó- ção, deve, igualmente, manter-se o nome. A seguinte, o NRP Sagres esteve pela primeira
cios Estrangeiros, lideraram, no seio do gover- tradição da navegação à vela, a tradição do vez em Kiel, na Alemanha, tendo recebido a
no português, as ações com vista a angariar a nome Sagres. Os navios, como os homens, bordo o Vizeadmiral Bernard Rogge (1899-
verba necessária, gorada que estava a hipótese criam predilecções populares. Pela própria 1982), que havia sido o primeiro comandante
de o navio ser oferecido.                natureza da sua missão, o navio-escola à vela do Albert Leo Schlageter.
Ainda  antes da formalização da                                                                                             Desde então para cá, o navio-esco-
venda do navio, seguiram para o Rio                                                                     Arquivo NRP Sagres  la Sagres apenas não efetuou viagens
de Janeiro o Primeiro-tenente Ferreira                                                                                      de instrução em 1987 e 1990, por se
da Apresentação e o Primeiro-sargento                                                                                       encontrarem em curso, respetivamente,
António de Sá Oliveira, com o objetivo                                                                                      a primeira e segunda fases da grande
de avaliar e coordenar a sua reparação.                                                                                     reparação.
Foram, como se sabe, o primeiro enge-                                                                                       Na grande maioria dos portos, o navio
nheiro e o primeiro mestre do navio.                                                                                        é, por norma, visitado por muitos milha-
Formalmente adquirido ao Brasil a 10                                                                                        res de pessoas, constituindo-se como
de outubro de 1961, o Guanabara veio                                                                                        veiculo privilegiado para a divulgação da
substituir o antigo navio-escola homó-                                                                                      nossa cultura e afirmação de Portugal no
nimo, em virtude do seu avançado                                                                                            mundo cada vez mais globalizado em
estado de degradação. De referir que                                                                                        que vivemos. Neste particular, importa
quando o atual navio-escola Sagres                                                                                          relembrar, a título de exemplo, alguns
foi adquirido ao Brasil, era ainda um                                                                                       números de visitantes registados a bordo,
navio relativamente novo, pois contava                                                                                      que certamente nos ajudam melhor a
apenas 24 anos.                                                                                                             refletir sobre esta questão: viagem de
Na viagem aérea até ao Brasil, daque-                                                                                       1992 (185 000); Expo’98 (235 000) via-
le que viria ser primeiro comandante                                                                                        gem do ano 2000 (133 000); estadia
do navio, o Capitão-tenente Silva Horta                                                                                     em Rouen em 2003 (102 000); e volta
(1920-2012), ocorreu um grave aciden-                                                                                       ao mundo em 2010 (300 000). Além
te. Pelas 2h12 do dia 1 de novembro,                                                                                        dos muitos milhares de visitantes que
na aproximação ao aeroporto de Recife,                                                                                      habitualmente recebe em cada porto, o
o avião onde este seguia, com mais 12                                                                                       navio-escola Sagres é também motivo de
homens da futura guarnição, embateu                                                                                         orgulho para os portugueses que vivem
num pequeno morro que se encontrava                                                                                         além fronteiras.
a cerca de 5 quilómetros da cabeceira    O Dr. Theotónio Pereira, no seu iate Bellatrix, numa foto que                        Além dos milhares de visitantes anó-
da pista. Quando se despenhou, o apa-    ofereceu à Sagres em 1962, com dedicatória.
                                                                                                                            nimos, nestes 50 anos o NRP Sagres teve
relho sofreu graves danos e incendiou-se, aca- da Marinha Portuguesa está na alma dos Por- também o privilégio de acolher a bordo inúme-
bando por explodir ao fim de algum tempo. tugueses. É natural, é compreensível, que o ras personalidades, portuguesas e estrangeiras,
Dos futuros elementos da guarnição da Sagres nome se mantenha, já que a tradição não se destacando-se, meramente a título de exemplo,
todos se salvaram, à exceção do Primeiro- perde também».                              Amália Rodrigues (1920-1999), Fernando Pessa
-sargento Ilídio Manuel da Costa (1914-1961). No dia 25 de abril, concluídas as repara- (1902-2002), Manoel de Oliveira, Alan Villiers
Aliás, entre a queda do avião e a explosão, ções e efetuadas as imprescindíveis provas de (1903-1982), Bernard Rogge (1899-1982),
que ocorreu ainda antes de                                                                                                                                         Roger Chapelet (1903-1995),
chegar ajuda, o Comandante                                                                                                  Arquivo CALM Ferreira da Apresentação  Helmut Schmidt, o duque de
Silva Horta e os que se encon-                                                                                                                                     Edimburgo, os at­uais reis da
travam em melhores condições                                                                                                                                       Bélgica, os reis da Suécia, os
ajudaram a resgatar os restantes                                                                                                                                   reis de Espanha e os Presidentes
camaradas e muitos dos pas-                                                                                                                                        da República Ramalho Eanes,
sageiros gravemente feridos a                                                                                                                                      Mário Soares, Jorge Sampaio,
bordo do avião em chamas.                                                                                                                                          Cavaco Silva, Joaquim Chissano
Não obstante, de um total de                                                                                                                                       (Moçambique), Fernando Hen-
88 pessoas que seguiam no voo                                                                                                                                      rique Cardoso e Lula da Silva
da Panair, só 36 sobreviveram.                                                                                                                                     (Brasil), a Rafael Correa (Equa-
A 8 de fevereiro de 1962,                                                                                                                                          dor) e Ramos Horta (Timor-
no Rio de Janeiro, teve lugar a                                                                                                                                    -Leste).
bordo a cerimónia de aumento                                                                                                                                       Nos atuais tempos de incer-
do NRP Sagres ao efetivo dos                                                                                                                                       teza e temor em que vivemos,
navios da Armada, nove dias                                                                                                                                        o NRP Sagres subsiste como
depois de publicado em porta-                                                                                                                                      imagem de prestígio associa-
ria. Este desencontro de datas                                                                                                                                     da a Portugal. Por conseguinte,
ficou a dever-se ao facto de só   O Vizeadmiral Bernard Rogge, primeiro Comandante do Albert Leo Schlageter a bor-                                                 no seu cinquentenário estão de
na véspera se terem apresen-      do da Sagres em Kiel, em 1963, com o P­rimeiro-tenente Ferreira da Apresentação.                                                 parabéns o navio e o país, mas,

tado os 101 elementos da guarnição ainda mar, o navio-escola Sagres largou do Rio de sobretudo, a Marinha, por ter sabido, com
em falta, que viajaram de Lisboa a bordo da Janeiro com destino a Lisboa, onde chegou a enorme perseverança e ao longo de décadas,
fragata Corte Real.                      23 de junho, depois de fazer escala no Recife, edificar um símbolo que engrandece Portugal,
Relativamente ao nome a atribuir ao navio, Mindelo e Funchal. Daí para cá, realizou 3 motivo de orgulho dos portugueses.
a escolha também não foi pacífica. Coube a voltas ao mundo (1978-1979, 1982-1983 e
última palavra ao Ministro da Marinha, Con- 2010) e embarcou cadetes de 50 cursos da                                                                             
tra-almirante Quintanilha Mendonça Dias Escola Naval, sendo que alguns tiveram o                                            CFR António Manuel Gonçalves

                                                                                                                                                   Membro do CINAV

10 MARÇO 2012 • REVISTA DA ARMADA
   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15