Page 10 - Revista da Armada
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Em Portugal, quando foi tomada a decisão (1898-1992), que de forma sagaz colocou um privilégio de realizar mais de uma viagem.
de adquirir o Guanabara, o Dr. Theotónio ponto final nesta questão: Coube a primazia aos cadetes do curso Luís
Pereira, Ministro da Presidência, e o Dr. Fran- «A um navio que vem manter uma tradi- de Camões (1960), logo em 1962. No ano
co Nogueira (1918-1993), Ministro dos Negó- ção, deve, igualmente, manter-se o nome. A seguinte, o NRP Sagres esteve pela primeira
cios Estrangeiros, lideraram, no seio do gover- tradição da navegação à vela, a tradição do vez em Kiel, na Alemanha, tendo recebido a
no português, as ações com vista a angariar a nome Sagres. Os navios, como os homens, bordo o Vizeadmiral Bernard Rogge (1899-
verba necessária, gorada que estava a hipótese criam predilecções populares. Pela própria 1982), que havia sido o primeiro comandante
de o navio ser oferecido. natureza da sua missão, o navio-escola à vela do Albert Leo Schlageter.
Ainda antes da formalização da Desde então para cá, o navio-esco-
venda do navio, seguiram para o Rio Arquivo NRP Sagres la Sagres apenas não efetuou viagens
de Janeiro o Primeiro-tenente Ferreira de instrução em 1987 e 1990, por se
da Apresentação e o Primeiro-sargento encontrarem em curso, respetivamente,
António de Sá Oliveira, com o objetivo a primeira e segunda fases da grande
de avaliar e coordenar a sua reparação. reparação.
Foram, como se sabe, o primeiro enge- Na grande maioria dos portos, o navio
nheiro e o primeiro mestre do navio. é, por norma, visitado por muitos milha-
Formalmente adquirido ao Brasil a 10 res de pessoas, constituindo-se como
de outubro de 1961, o Guanabara veio veiculo privilegiado para a divulgação da
substituir o antigo navio-escola homó- nossa cultura e afirmação de Portugal no
nimo, em virtude do seu avançado mundo cada vez mais globalizado em
estado de degradação. De referir que que vivemos. Neste particular, importa
quando o atual navio-escola Sagres relembrar, a título de exemplo, alguns
foi adquirido ao Brasil, era ainda um números de visitantes registados a bordo,
navio relativamente novo, pois contava que certamente nos ajudam melhor a
apenas 24 anos. refletir sobre esta questão: viagem de
Na viagem aérea até ao Brasil, daque- 1992 (185 000); Expo’98 (235 000) via-
le que viria ser primeiro comandante gem do ano 2000 (133 000); estadia
do navio, o Capitão-tenente Silva Horta em Rouen em 2003 (102 000); e volta
(1920-2012), ocorreu um grave aciden- ao mundo em 2010 (300 000). Além
te. Pelas 2h12 do dia 1 de novembro, dos muitos milhares de visitantes que
na aproximação ao aeroporto de Recife, habitualmente recebe em cada porto, o
o avião onde este seguia, com mais 12 navio-escola Sagres é também motivo de
homens da futura guarnição, embateu orgulho para os portugueses que vivem
num pequeno morro que se encontrava além fronteiras.
a cerca de 5 quilómetros da cabeceira O Dr. Theotónio Pereira, no seu iate Bellatrix, numa foto que Além dos milhares de visitantes anó-
da pista. Quando se despenhou, o apa- ofereceu à Sagres em 1962, com dedicatória.
nimos, nestes 50 anos o NRP Sagres teve
relho sofreu graves danos e incendiou-se, aca- da Marinha Portuguesa está na alma dos Por- também o privilégio de acolher a bordo inúme-
bando por explodir ao fim de algum tempo. tugueses. É natural, é compreensível, que o ras personalidades, portuguesas e estrangeiras,
Dos futuros elementos da guarnição da Sagres nome se mantenha, já que a tradição não se destacando-se, meramente a título de exemplo,
todos se salvaram, à exceção do Primeiro- perde também». Amália Rodrigues (1920-1999), Fernando Pessa
-sargento Ilídio Manuel da Costa (1914-1961). No dia 25 de abril, concluídas as repara- (1902-2002), Manoel de Oliveira, Alan Villiers
Aliás, entre a queda do avião e a explosão, ções e efetuadas as imprescindíveis provas de (1903-1982), Bernard Rogge (1899-1982),
que ocorreu ainda antes de Roger Chapelet (1903-1995),
chegar ajuda, o Comandante Arquivo CALM Ferreira da Apresentação Helmut Schmidt, o duque de
Silva Horta e os que se encon- Edimburgo, os atuais reis da
travam em melhores condições Bélgica, os reis da Suécia, os
ajudaram a resgatar os restantes reis de Espanha e os Presidentes
camaradas e muitos dos pas- da República Ramalho Eanes,
sageiros gravemente feridos a Mário Soares, Jorge Sampaio,
bordo do avião em chamas. Cavaco Silva, Joaquim Chissano
Não obstante, de um total de (Moçambique), Fernando Hen-
88 pessoas que seguiam no voo rique Cardoso e Lula da Silva
da Panair, só 36 sobreviveram. (Brasil), a Rafael Correa (Equa-
A 8 de fevereiro de 1962, dor) e Ramos Horta (Timor-
no Rio de Janeiro, teve lugar a -Leste).
bordo a cerimónia de aumento Nos atuais tempos de incer-
do NRP Sagres ao efetivo dos teza e temor em que vivemos,
navios da Armada, nove dias o NRP Sagres subsiste como
depois de publicado em porta- imagem de prestígio associa-
ria. Este desencontro de datas da a Portugal. Por conseguinte,
ficou a dever-se ao facto de só O Vizeadmiral Bernard Rogge, primeiro Comandante do Albert Leo Schlageter a bor- no seu cinquentenário estão de
na véspera se terem apresen- do da Sagres em Kiel, em 1963, com o Primeiro-tenente Ferreira da Apresentação. parabéns o navio e o país, mas,
tado os 101 elementos da guarnição ainda mar, o navio-escola Sagres largou do Rio de sobretudo, a Marinha, por ter sabido, com
em falta, que viajaram de Lisboa a bordo da Janeiro com destino a Lisboa, onde chegou a enorme perseverança e ao longo de décadas,
fragata Corte Real. 23 de junho, depois de fazer escala no Recife, edificar um símbolo que engrandece Portugal,
Relativamente ao nome a atribuir ao navio, Mindelo e Funchal. Daí para cá, realizou 3 motivo de orgulho dos portugueses.
a escolha também não foi pacífica. Coube a voltas ao mundo (1978-1979, 1982-1983 e
última palavra ao Ministro da Marinha, Con- 2010) e embarcou cadetes de 50 cursos da
tra-almirante Quintanilha Mendonça Dias Escola Naval, sendo que alguns tiveram o CFR António Manuel Gonçalves
Membro do CINAV
10 MARÇO 2012 • REVISTA DA ARMADA