Page 8 - Revista da Armada
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Navio-escola Sagres

Conceção teutónica, têmpera tropical e embaixador luso

Depois de haver servido os propósitos germânicos (1937-1945), o navio recuperou fôlego, durante pouco mais de uma década (1948-
1961), no ambiente tropical do país irmão, antes de encetar novo rumo ditado pelos hábeis marinheiros portugueses (1962). Contas feitas,
dos 75 anos que cumpre no próximo dia 30 de outubro, o NRP Sagres leva cinco décadas de relevantes serviços prestados a Portugal, à
Marinha Portuguesa e aos portugueses que se encontram espalhados pelo mundo.

OAlbert Leo Schlageter, terceiro navio          com os outros navios irmãos, ministrando a       reparações de que carecia, desconhecendo-
         da classe Gorch Fock, foi encomen-     bordo aulas de navegação e de marinharia.        -se ao certo se, entretanto, terá feito outras
         dado no dia 2 de dezembro de 1936                                                       viagens. Na última fase da guerra foi em boa
aos estaleiros Blohm & Voss, em Hamburgo.         Quatro anos volvidos, e considerando-          hora transferido para Flensburg, decisão que
A sua construção teve início a 15 de julho do   -se que faltava treino de mar aos jovens ofi-    terá evitado a sua perda, uma vez que a cida-
ano seguinte e foi lançado à água três meses e  ciais da Kriegsmarine, em janeiro de 1944 o      de de Kiel, a base naval e os navios que aí se
meio depois, no dia 30 de outubro.              Albert Leo Schlageter foi de novo colocado a     encontravam atracados e fundeados, foram
                                                navegar, até porque, por essa altura, o Báltico  destruídos pelos bombardeamentos aliados
  Depois de nos primeiros dias de fevereiro     era tido como relativamente seguro para a
de 1938 ter efetuado no rio Weser e                                                                       nos últimos dias do conflito.
na baía de Kiel as provas de mar, foi                                                                       Terminada a guerra, os quatroArquivo CFR António Gonçalves
aumentado ao efetivo dos navios da
Kriegsmarine (Marinha de Guerra) no                                                                       veleiros da Kriegsmarine (Gorch Fock,
dia 14 desse mês. Teve como primei-                                                                                                 Horst Wessel, Albert Leo Schlage-
ro comandante o Fregattenkapitän                                                                                                    ter e Herbert Norkus), foram, con-
Bernhard Rogge (1899-1982), que                                                                                                     juntamente com os demais navios
anteriormente havia comandado o                                                                                                     alemães, divididos em três lotes de
Gorch Fock, primeiro navio da classe,                                                                                               idêntico valor, com a finalidade de
e que mais tarde ostentou o nome                                                                                                    serem repartidos pelos vencedores
Tovarisch, primeiro sob bandeira da                                                                                                 (Estados Unidos, União Soviética e
União Soviética e, posteriormente,                                                                                                  Reino Unido), na sequência das reu-
ucraniana.                                                                                                                          niões que tiveram lugar em Berlim.
  Concluídas as provas, o Albert Leo                                                                                                Após algumas vicissitudes próprias
Schlageter largou de Brunsbüttel,                                                                                                   da conjuntura em que decorreram
no dia 20 de março de 1938, para                                                                                                    as conversações, coube aos norte-
a primeira viagem de instrução com                                                                                                  -americanos o lote onde se encontra-
cadetes da Kriegsmarine. Sob intenso                                                                                                vam, entre outros, o couraçado Prinz
nevoeiro, colidiu, três dias mais tarde,                                                                                            Eugen e os veleiros Horst Wessel e
com o navio-vapor mercante inglês                                                                                                   Albert Leo Schlageter.
Trojan Star, propriedade da Blue Star
Line, quando cruzava o estreito de                                                                                                    O Horst Wessel tornar-se-ia, em
Dover. Deste acidente resultaram                                                                                                    1946, o navio-escola da Guarda
                                                                                                                                    Costeira dos Estados Unidos (USCG)
                                                                                                                                    com o nome Eagle, mas, apesar dos
inúmeras avarias, nomeadamente                                                                                                      esforços envidados por parte do
ao nível do gurupés e do aparelho.                                                                                                  Comandante da Base Americana em
Rebocado até Dover, onde fundeou                                                                                                    Bremerhaven, nos difíceis anos do
nessa noite, seguiu no dia seguin-                                                                                                  pós-guerra não foi possível encontrar
te, pelos próprios meios, para Ham-                                                                                                 nos Estados Unidos uma instituição
burgo, dando novamente entrada no         Içar da ostaga do mastro grande no Albert Leo Schlageter.                                 disponível e com capacidade para

estaleiro onde, no mês anterior, havia sido navegação. Na noite de 14 de novembro, no receber e manter o Albert Leo Schlageter. Por
concluída a sua construção e aprontamento. decurso de uma dessas navegações, quan- conseguinte, a 3 de julho de 1948, na sequên-
Terminadas as reparações nos estaleiros da do efetuava uma viagem de instrução em cia de um curto período de negociações, o
Blohm & Voss, a 11 de abril o navio largou conserva com o Horst Wessel, o navio foi navio acabou por ser cedido, a troco de 5.000
de Hamburgo para aquela que veio a ser, de vítima de uma mina que havia sido colocada dólares, à Marinha Brasileira, como forma
facto, a sua primeira viagem de instrução, pelos soviéticos, 20 milhas a nordeste do cabo de reparar os prejuízos de guerra causados
fazendo escala nos portos de Santa Cruz de Arkona. Os dois primeiros compartimentos no Atlântico Sul aos seus navios pelos sub-
Tenerife, nas ilhas Canárias, e Port of Spain, estanques de vante ficaram totalmente alaga- marinos alemães. Na cerimónia do içar da
no arquipélago de Trinidad e Tobago, antes de dos e, devido ao mau tempo que se fazia sen- bandeira do Brasil, que decorreu em Bre-
regressar à Alemanha, numa única tirada feita tir, foi o Horst Wessel que aguentou o Albert merhaven no dia 4 de julho a bordo do Albert
pelo norte da Escócia.                          Leo Schlageter com um cabo de reboque Leo Schlageter, apenas estiveram presentes o
A 5 de abril do ano seguinte largava de passado à popa. Acabaria por ser rebocado Comandante da Base Norte-Americana no rio
Wilhelmshaven para a segunda e última gran- para o porto de Swinoujscie, na atual Polónia, Weser, Captain H. R. Holcomb, a sua mulher,
de viagem antes de começar a guerra. Visitou depois de toda a sua guarnição ter lutado Mrs. Cinthia Holcomb, e o Capitão-de-mar-
novamente o porto de Santa Cruz de Tenerife pela sobrevivência durante mais de 60 horas. -e-guerra Paulo Penido, Adido Naval junto da
e ainda Recife, no Brasil, cruzando, pela pri- Deste acidente, resultou a morte de um total Embaixada do Brasil em Londres. 
meira vez, a linha do Equador, no dia 8 de de 18 homens, entre vítimas da explosão e Muito embora estivesse em relativo bom
maio. Pouco depois de concluir esta navega- outros que, tendo caído à água, não foi possí- estado, o navio não reunia, todavia, condi-
ção, e porque entretanto eclodira o conflito, vel recuperar.                                     ções para empreender a longa viagem até
a Kriegsmarine optou por manter o Albert Leo No final do ano o Albert Leo Schlageter ao Brasil, uma vez que o Albert Leo Schlage-
Schlageter atracado em Kiel, conjuntamente seguiu a reboque para Kiel, onde foi sujeito às ter carecia de algumas reparações. Além do

8 MARÇO 2012 • REVISTA DA ARMADA
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