Page 5 - Revista da Armada
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navios da WFP e AMISON, missões de            A vinda a bordo do Ministro da Defesa       Foto Pedro Vaz Antunessas outras atividades de treino nas áreas
Recolha de Imagem, Vigilância e Reco-        Nacional, acompanhado do General CE-         da marinharia, limitação de avarias e so-
nhecimento dos campos piratas na costa       MGFA, do Almirante CEMA, e do Vice-Al-       Foto Júlio Titocorrismo.
e dos navios pirateados nos fundeadouros     mirante Comandante Naval, foi neste dia
e missões de neutralização dos vetores       sentida pela guarnição como o reconhe-        Adicionalmente ao treino prático, o
de ação pirata, através de ações de Bo-      cimento do esforço desenvolvido até aqui     período de trânsito foi aproveitado para
arding, patrulhas e fiscalização de área.    e como uma motivação adicional para os       formação teórica, com a apresentação
                                             desafios futuros, relevando o reconheci-     de briefings detalhados sobre a área de
 Enquanto navio-almirante, e como con-       mento da importância da missão para o        operações e sobre a reorganização inter-
sequência de maior exigência na área         prestígio da Marinha, das Forças Armadas     na que foi necessário implementar para
C4IS1, a preparação das Tecnologias da       e de Portugal.                               melhor adaptar o navio à execução de
Informação e Comunicações (TIC) apre-                                                     operações contra pirataria.
sentou-se como um desafio                     O Mestre apitou à faina às 12h30 do
significativo, potenciado pela               dia 21 de março e de seguida, sob olhar                    No dia 27 de março, ocor-
recente implementação de                     atento de familiares e jornalistas, o navio               reu a primeira paragem lo-
uma rede de Comando e Con-                   rodou na bacia do Alfeite e rumou ao pri-                 gística, em Souda Bay, na
trolo (C2) segura, designada                 meiro porto de escala – Souda Bay – na                    ilha grega de Creta, que teve
de ACMN (Atalanta Confiden-                  ilha grega de Creta.                                      como principal objetivo o
tial Mission Network), usada                                                                           reabastecimento de gasóleo
em apoio à Operação Atalanta                 O TRÂNSITO PARA A ÁREA                                    F76. Apesar do curto perío-
e pela necessidade de dispor                 DE OPERAÇÕES                                              do, a estadia permitiu à guar-
também da NSWAN (NATO                                                                                  nição visitar a cidade mais
Secret Wide Area Network) e                   No trânsito para Creta, durante seis dias,               próxima – Chania, antes do
da rede americana CENTRI-                    foi cumprido um alargado plano de trei-                   navio largar de novo rumo ao
XS (Combined Enterprise Re-                  no e realizados exercícios em diversas                    Canal do Suez.
gional Information Exchange
System).                                     áreas, com o objetivo de testar e melho-                   A travessia do canal teve iní-
                                             rar o desempenho e reduzir os tempos de                   cio na madrugada de 30 de
 Para que todos os sistemas e redes fun-     reação do navio. Neste âmbito, o treino                   março e foram necessárias 15
cionassem de forma robusta e flexível,       relacionado com o combate à pirataria                     horas para alcançar o Mar Ver-
procedeu-se a adaptações físicas à LAN2      foi considerado como prioritário, tendo      melho. Esta longa travessia, parcialmente
de bordo, com alterações profundas nas       sido conduzidos exercícios de aborda-        efetuada no período noturno, permitiu
infraestruturas de rede e bastidores, ten-   gem com helicóptero por fast-rope, tiro,     apreciar uma paisagem sui generis, espe-
do estes trabalhos sido realizados pelo      abordagem por semi-rígida e detenção         cialmente verde e com diversa vegetação
AA, S.A. com uma forte participação do       de piratas, entre outros. Integrado neste    na margem Oeste e quase completamente
navio, fator que permitiu uma significa-     programa de treino mais específico para      desértica na margem Leste. Como de cos-
tiva poupança de recursos.                   a missão, foram ainda conduzidas diver-      tume, a efusividade das embarcações que
                                                                                          transportam pilotos e funcionários do ca-
 Finalmente, também na área dos siste-                                                    nal para bordo marcou presença e houve
mas, da plataforma e do abastecimento,                                                    ainda espaço para alguns dos funcionários
os preparativos foram prolongados e a ati-                                                do canal tentarem a tradicional venda de
vidade desenvolvida foi intensa de modo                                                   souvenirs à guarnição.
a garantir a sustentação para 5 meses,                                                     Após saída do canal no Porto do Suez, a
permitindo que os sistemas                                                                          navegação no Mar Vermelho de-
mais relevantes para a mis-                                                                            correu com mar chão, bastan-
são se mantenham operacio-                                                                             te calor e a elevada humidade
nais durante todo o período.                                                                           característica da área, tendo
Em todas estas áreas, é de                                                                             o trânsito para o Djibuti sido
referir que, apesar das di-                                                                            dedicado aos derradeiros pre-
ficuldades reconhecidas, o                                                                             parativos para integrar a Task
esforço de todos os que em                                                                             Force 465.
terra apoiam a esquadra foi
inexcedível e permitiu dotar                                                                            No dia 3 de abril, já no
a Álvares Cabral dos meios                                                                             Golfo de Áden, foi efetuado
humanos, financeiros e mate-                                                                           reabastecimento de combus-
riais necessários e adequados                                                                          tível com o RFA Fort Victoria.
ao aprontamento eficaz do                                                                              No dia seguinte, pelas 10h30,
navio.                                                                                                 a Álvares Cabral atracou no
                                                                                                       cais número 10 do porto do
O DIA DA LARGADA                                                                                       Djibuti, onde se iniciou um
                                                                                                       conjunto de atividades dedi-
 No dia da largada foi notório que o pe-                                                               cadas à entrega de comando
ríodo de 5 meses longe de familiares e                                                    da EUNAVFOR e à passagem de testemu-
amigos não deixa ninguém indiferente,                                                     nho da Marinha Espanhola para a Marinha
mas ao mesmo tempo sentiu-se a moti-                                                      Portuguesa.
vação de uma guarnição que nos últimos
2 anos, com forte dedicação, ultrapassou                                                                 Colaboração do COMANDO DO
sucessivas etapas, quantas vezes com sa-                                                                            NRP ÁLVARES CABRAL
crifício pessoal e familiar para aprontar e
preparar o navio para uma missão desta                                                    Notas
envergadura.                                                                              1 Command, Control, Communications, Computers and
                                                                                          Information Systems
                                                                                          2 LAN – Local Area Network

                                                                                                 REVISTA DA ARMADA • MAIO 2013 5
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