Page 20 - Revista da Armada
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OPERAÇÃO CROCODILO
Em 7 de junho de 1998 desencadeou-se na
Guiné-Bissau um conflito interno entre for- as vastas e densas florestas guineenses e utilizando de transporte de uma comitiva de representantes
ças militares leais ao Governo do Presidente a cobertura dos braços de rio e das copas das ár- dos países da CPLP, liderada pelo então Ministro
Nino Vieira e aquelas que se viriam a agrupar em vores para evitar uma desnecessária exposição, os dos Negócios Estrangeiros, Dr. Jaime Gama, de
torno de uma “Junta Militar” liderada pelo general helicópteros tomaram imediato contacto com gru- Cape Skirring, no Senegal, para a fragata Vasco da
Ansumane Mane. pos armados da “Junta Militar” logo que aterraram Gama, então a navegar no leito do Rio Geba.
no local de recolha. Desembarcada diversa ajuda
A fim de efetuar o rápido resgate de cidadãos humanitária e recolhidos os passageiros ali presen- Para poder manter e operar as duas aeronaves
portugueses e de países amigos que, fruto da tes, regressaram à Vasco da Gama sãos e salvos. que embarcaram durante a Operação Crocodilo,
elevada insegurança criada pelo conflito, preten- o MUTTLEY, nickname do destacamento de heli-
dessem abandonar a Guiné-Bissau, o Estado Por- De referir que as cartas de navegação aérea dis- cóptero atribuído então à fragata Vasco da Gama,
tuguês colocou em curso a Operação Crocodilo. poníveis eram fotocópias a preto e branco de car- recebeu um reforço de dois tripulantes e três técni-
tas aeronáuticas que datavam do início dos anos cos de manutenção.
Esta operação envolveu uma força conjunta setenta2. Sendo que naquela área do globo ocorre
dos três ramos das Forças Armadas, sendo a com- frequente perda de cobertura GPS, as aeronaves Num ambiente de elevada volatilidade, o em-
ponente naval constituída pela fragata Vasco da realizaram grande parte da operação com recurso prego criterioso e eficaz dos dois helicópteros
Gama, com dois helicópteros Lynx Mk95 embar- a procedimentos de navegação tática meramente embarcados na Vasco da Gama, associado à sua
cados, pelas corvetas Honório Barreto e João Cou- visual (carta-terreno). rapidez e versatilidade, revelou-se de importância
tinho e o navio reabastecedor Bérrio. Comandava muito relevante para o cumprimento da missão da
esta força naval o CMG Melo Gomes. Os helicópteros tiveram ainda uma importante força naval durante a Operação Crocodilo.
participação no processo inicial de mediação e ne-
De forma intensiva e, muitas vezes, simultânea1, gociações de paz entre as partes em confronto, re- P. Conceição Lopes
as duas aeronaves foram utilizadas em diversas alizando diversas aterragens em local sob controlo CFR
missões de embarque de cidadãos nacionais e de das forças da “Junta Militar”. Releve-se a missão
países amigos para os navios da força naval, na Notas
distribuição de ajuda humanitária em diversos lo-
cais do território guineense, e em algumas missões 1 Muitas das missões aconselharam à operação simultânea dos
de reconhecimento. dois helicópteros. Sempre que possível, o convés de voo do
Bérrio era usado em apoio à operação simultânea. Contudo,
Uma das missões de recolha de cidadãos nacio- quando os navios não estavam em companhia, o que acon-
nais realizadas pelos dois helicópteros levou-os a teceu várias vezes, a realização de operações de voo das duas
cruzarem grande parte do território da Guiné-Bis- aeronaves obrigou a uma coordenação e precisão concertada
de todo o navio em geral, em particular de toda a equipa de
convés de voo, sem margens para erros ou atrasos.
sau até aos Rápidos do Saltinho, nas proximidades 2 Fotocópias tiradas, na véspera da largada da força naval
da fronteira com a Guiné-Conacri. Após um trân- de Lisboa, de cartas da Esquadra 501 (C-130) da Base Aérea
sito realizado a muito baixa altitude, sobrevoando nº 6 do Montijo.
VOANDO PARA ALÉM DA TAPROBANA
(INTERFET – TIMOR)
A23 de setembro de 1999, a Vasco da eventuais evacuações médicas ou recuperação
Gama largava da BNL para integrar uma assistência humanitária à população em terra. de equipas em terra.
força multinacional conjunta no mar de A resposta dos Bunny e Dundee viria a ser
Timor, sob mandato do CSNU, designada por As características orográficas da ilha, associadas
INTERFET – International Force East Timor. extremamente importante. As tripulações e res- à inclemência da época das chuvas, tornaram o
petivo pessoal da manutenção desdobravam-se helicóptero como o único veículo capaz de ace-
A natureza da missão, apesar de integrada num em esforços garantindo um continuum de ati- der aos locais inacessíveis por via terrestre. Desta-
quadro de peace keeping operations, encerrava vidade que assegurava resposta às solicitações. ca-se aqui a prestimosa colaboração do exército
um perfil de atuação de interposição de força. Este programa diário passava por garantir a busca filipino que com o apoio dos destacamentos base-
Neste contexto, associado à distância à área de e patrulha de áreas de interesse (Díli/Oecusse) ados na montanha forneceram relatos de situação
operações, foi considerado operacionalmente enquanto o navio assegurava o apoio diário às muito úteis para as missões a executar. A disponi-
adequado e aceitável o embarque de dois heli- equipas de assistência humanitária em terra. De bilidade permanente, bem como o conhecimento
cópteros, com respetivo destacamento reforçado. permeio, o segundo helicóptero mantinha pron- do terreno por parte das equipas médicas da AMI,
tidão imediata para emergência em resposta a contribuíram para que os objetivos dos voos fos-
Nos trinta dias de navegação, apenas inter- sem alcançados sem quaisquer incidentes.
rompida para um rápido reabastecimento em
Colombo, no Sri-Lanka, foram desenvolvidos Os contactos com a população foi um percurso
planos de treino integrado em áreas específicas que se foi reforçando, alcançando um patamar de
direcionadas para o tipo de tarefas que potencial- proximidade muito elevado que se refletiu de for-
mente o navio e/ou helicópteros pudessem vir a ma intensa no empenho individual de cada militar
ser chamados a executar. na dedicação ao bem-fazer. Essa atitude estendeu-
-se naturalmente aos “homens de verde”, que pu-
O clima de forte desestabilização social e polí- deram igualmente compartilhar esses momentos.
tica em terra induziu o plano de intervenção de A celebração do Natal trouxe à evidência esse sen-
forças para uma ação de proximidade e proteção timento que era comum. No dia 25 de dezembro
à sociedade civil. Nesse sentido, a intervenção no de 1999, em Manatuto, os quatro motores dos he-
mar percorria um espetro de tarefas desde a pre- licópteros, em configuração de trenó, não conse-
sença naval na baía de Díli (Dili Guard Ship) e no guiram abafar os gritos de alegria de um novo país
enclave de Ambeno-Oecusse, patrulha e busca que sentia um futuro próximo risonho e próspero.
de superfície, escolta de navios de apoio logístico
ou mercantes até à ação direta de apoio logístico Foram registadas 210 horas de voo.
de forças terrestres no enclave de Oecusse. Para J. Costa Miranda
além destas tarefas, e sustentado num nível baixo CFR
de ameaça, o navio viria a ser solicitado a prestar
20 JULHO 2013 • REVISTA DA ARMADA