Page 16 - Revista da Armada
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A operação de helicópteros orgâ-           GREEN DECK
          nicos reveste-se de várias par-
          ticularidades, existindo uma     ceção, pois se visto do hangar parece      prever a deriva provocada pela compo-
panóplia de exigentes tarefas que são      ser adequado para um jogo de futebol,      nente de vento cruzado a baixa veloci-
colocadas no mar às suas tripulações,      estranhamente, na final para aterrar,      dade na final curta. Claro que tal não
atuando como extensão das capacida-        aparenta ter o tamanho dum lenço de        acontece seguramente numa aproxi-
des dos navios. Entre as mais exigentes    papel! Quer-se com isto dizer que, efe-    mação controlada pelo navio, mas esta
destacam-se a utilização do sonar para     tivamente, a famosa deck landing no        demora muito mais tempo a executar.
luta anti-submarina, inserção ou extra-    convés de um navio do tipo fragata é
ção por guincho e colocação de equi-       uma das manobras mais exigentes a           O rumo de voo é calculado tendo em
pas de abordagem por                       serem executadas por um piloto, es-        consideração as limitações impostas
“fast-rope”, muitas vezes                  pecialmente com determinadas condi-        pela situação tática e de modo a que
para pequenas embarca-                     ções de mar e vento e em condições de      cumpra com os Ship Helicopter Ope-
ções. A adicionar à com-                   voo noturnas ou de instrumentos.
plexidade deste tipo de                                                                              ration Limits (SHOL), cal-
missões, devem ser ainda                    Uma aterragem bem sucedida começa                        culados para o binómio
considerados dois fatores                  com um posicionamento adequado na                         específico navio-helicóp-
particulares na operação                   final para aterrar, na marcação e altitu-                 tero. São constituídos por
de helicópteros a partir                   de correta face ao rumo de voo esco-                      diagramas que indicam os
de navios: a influência do                 lhido pela “mãe”. Por exemplo, numa                       limites de movimento Pi-
estado do mar na sua ope-                  situação de vários navios em cobertura                    tch/Roll e de vento rela-
ração e o regresso ao na-                  de setores, após a correlação do pano-                    tivo (composto pelo vento
vio-mãe em segurança e                     rama radar e do sistema de navegação                      verdadeiro e pelo segui-
em tempo oportuno face                     do helicóptero com a informação dis-                      mento do navio), confor-
à reduzida autonomia da                    ponibilizada pelo HC, voltar para um                      me o peso da aeronave no
aeronave.                                  contacto que depois se conclui ser da                     momento da aterragem.
 Acresce ainda a esta                      classe “Baptista de Andrade”, não são                     Embora em certas situa-
lista de dificuldades a                    boas notícias! A antecipação adequada                     ções, se opere perto dos
eventual operação no-                      no alinhamento para a aterragem per-                      limites do helicóptero,
turna. Como todos com-                     mite apreender tão cedo quanto possí-                     graças à razoável potên-
preenderão, a falta de                     vel o movimento do navio assim como                       cia disponível e à gene-
visibilidade restringe ex-                                                                           rosa efetividade do rotor
traordinariamente a ope-                                                                             de cauda, o Lynx MK95
ração do helicóptero e se                                                                            pode geralmente aterrar
existem noites de luar em                                                                            com ventos relativos for-
que temos a sensação de                                                                              tes e significativamente
estar confortavelmente                                                                               abertos com a proa do na-
sentados a assistir a uma                                                                            vio. Os Oficiais de Quarto
sessão de cinema, outras                                                                             habituam-se geralmente
existem em que não há                                                                                bastante bem a esta ver-
um mínimo de lumino-                                                                                 satilidade do helicóptero;
sidade, nem a das estre-                                                                             relembram-se as palavras
las, e entre a escuridão                                                                             dum antigo comandan-
do céu e da superfície do                                                                            te de destacamento que,
mar não se consegue per-                                                                             após meses a treinar os
ceber minimamente qual                                                                               seus Oficiais de Quarto
a atitude do helicóptero, sendo neces-                                                               em operações de voo aca-
sária uma adaptação à transição contí-                                                               bou por lhes desabafar:
nua entre o voo visual e a verificação                                                               “O SHOL não é só a linha
da informação prestada pelos instru-                                                                 da periferia do diagrama,
mentos de voo. A perspetiva duma noi-                                                 podem utilizar também a parte de den-
te de céu forrado varia bastante con-                                                 tro!”. Devido ao bordo de aproximação
forme seja efetuada da asa da ponte ou                                                normalmente utilizado – bombordo, por
do cockpit…                                                                           questões da aerodinâmica do helicópte-
 À chegada após uma missão noturna,                                                   ro e devido à turbulência gerada sobre
para além das várias dificuldades cria-                                               o convés, os ventos relativos de marca-
das à operação do helicóptero, existe                                                 ção vermelha ligeiramente abertos pela
ainda um pequeno detalhe que separa                                                   proa são os mais favoráveis, o que leva
a tripulação do repasto constituído por                                               os pilotos a ficarem extraordinariamente
pão de bordo acabado de cozer com                                                     agradecidos quando estas condições são
“discos de embraiagem” da D.A. Falta                                                  proporcionadas.
“pousar o estojo” naquele convés que,                                                  Uma final noturna para um convés
aos olhos dos pilotos mais novatos,                                                   é um misto de voo de instrumentos,
tem nitidamente um defeito de con-                                                    necessário ao controlo básico (tridi-
                                                                                      mensional) da aeronave e de voo vi-
                                                                                      sual para verificação do alinhamen-
                                                                                      to correto. Por essa razão, os pilotos
                                                                                      solicitam que a barra do horizonte e

16 JULHO 2013 • REVISTA DA ARMADA
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