Page 17 - Revista da Armada
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eventualmente as luzes de iluminação        panhar, o que seria bastante perigoso     o alinhamento durante a transição para
do convés, sejam ligadas com antece-        e… inútil. O cuidado que tem de ser       cima do convés e 3) não perder mui-
dência suficiente que lhes permita ter      colocado nesta última fase da final e     to tempo com correções de posiciona-
uma melhor perceção da sua posição          manutenção da posição de espera para      mento sobre o ponto de aterragem. De
na final relativamente ao navio. É que      aterrar, tem uma dificuldade acrescida:   realçar também que não são permitidas
numa noite escura, o farol de caça e        a da dificuldade em ter a perceção da     correções a descer para tocar no con-
o Glide Path Indicator (GPI) são ape-       distância à água.                         vés, sob pena de causar danos na estru-
nas duas luzes esbatidas na escuridão                                                 tura das pernas de trem; a descida deve
e, como tal, insuficientes para dar            Os navios têm características dife-    ser efetuada de forma positiva e con-
uma boa indicação de alinhamento.           rentes em termos de comportamento         tínua até tocar com firmeza, ou seja,
Por essa razão, para definir a marca-       no mar, embora as fragatas equipadas      sem hesitações. Com estados de mar
ção de aproximação relativa à proa do       com estabilizadores que operam heli-      alterosos, estes requisitos são essen-
navio, Vermelha/165˚, os pilotos utili-     cópteros têm normalmente comporta-        ciais para uma aterragem em segurança
zam normalmente como referência, o          mentos relativamente previsíveis. Tor-    e para evitar pedidos do FDO e restante
enfiamento definido pelo farol de caça      na-se necessário estudar o movimento      equipa de convés de voo para dar por
com a luz da extremida-                     e aguardar pela ocasião em que, por
de de estibordo da barra                    breves momentos, o navio se encon-                       finda a comissão. Na ater-
do horizonte.                               tra suficientemente estável para uma                     ragem, o normal é a perna
                                            transição lateral para cima do convés                    de trem do lado esquerdo
 O GPI fornece a indi-                      de aterragem, com o auxílio dos sinais                   tocar em primeiro lugar
cação da altitude correta                   visuais do Fligth Deck Officer (FDO).                    pois, por questões aero-
face à distância ao con-                                                                             dinâmicas, o Lynx Mk95
vés através de um código                     Este período em que o navio estabi-                     estabiliza no estacionário
de cores: âmbar acima,                      liza na ondulação é significativamente                   com um pouco de asa es-
vermelho abaixo e verde                     curto, podendo ser tão reduzido como                     querda em baixo.
na ladeira. No entanto,                     apenas cerca de 4 ou 5 segundos.
este equipamento tem                        Como tal, quando inicia a transição                        Estamos finalmente no
normalmente duas ca-                        o piloto está acometido a aterrar, não                   chão. Tocámos a três pon-
racterísticas que tornam                    podendo demorar muito tempo para                         tos do trem e o microfone
a vida dos pilotos muito                    o fazer. Significa isto cumprir com os                   do capacete não foi de
mais emocionante e que                      seguintes requisitos: 1) estar exatamen-                 licença com a “suavida-
obrigam a alguma adap-                      te na posição de espera na lateral do                    de” da aterragem. Apa-
tação: não só as três cores                 convés antes do início da transição                      rentando estar tudo bem,
se apresentam frequente-                    para não desperdiçar a oportunidade                      a pergunta que se impõe
mente esbatidas, sendo                      de entrar quando esta surge, 2) manter                   é: “Acertámos?”. O Lynx
necessária alguma “ima-                                                                              está equipado com um ar-
ginação” para descortinar                                                                            pão hidráulico que engata
aquela que é apresenta-                                                                              uma pinça na grade exis-
da, como também a in-                                                                                tente no convés de alguns
formação luminosa não                                                                                navios como no caso das
é giro-estabilizada, o que                                                                           classes Vasco da Gama
tem como consequência                                                                                e Bartolomeu Dias. Tal
que, mantendo a mesma                                                                                como verificámos ante-
altitude, o piloto pode                                                                              riormente para o caso das
ir vendo alternadamente                                                                              generosas dimensões do
as três cores conforme o                                                                             convés de voo, também a
movimento de Pitch do                                                                                grade de aço inox aparen-
navio, necessitando de                                                                               ta ser gigantesca… até ser
aferir qual delas é a cor-                                                                           necessário lá acertar com
reta. Já existem nesta fase                                                                          o arpão, em segurança.
dificuldades suficientes e                                                                           Piloto que falhe a grade,
ainda não chegámos per-                                                                              fica com uma ferida por
to do convés!                                                                                        sarar no seu orgulho pes-
                                                                                      soal e uma quebra no subsídio de em-
 Após a brusca transição da descida                                                   barque, dado que o evento costuma ser
para uma posição no través do convés                                                  devidamente “assinalado” pela equipa
passa-se para um voo essencialmen-                                                    de convés.
te com recurso a referências visuais                                                   Uma aterragem num navio nas con-
dado que não é possível executar um                                                   dições mencionadas, exige concen-
voo estacionário, com uma reduzida                                                    tração, um bom nível de preparação
velocidade de translação igual à do                                                   e uma rápida e eficaz avaliação da si-
navio, sem ser a olhar para fora. Esta                                                tuação. Por esta razão, a exigência na
fase é crucial em termos de segurança                                                 qualificação dos novos pilotos navais
pois é necessário manter a posição e                                                  mantém-se em padrões tão elevados
simultaneamente estudar o movimento                                                   como a imposta aos primeiros a experi-
do navio para escolher a altura para                                                  mentar este tipo de operação, já há 20
aterrar. Esta dupla tarefa torna-se extra-                                            anos atrás.
ordinariamente difícil pois, se por um
lado se tem de olhar para o navio para                                                                             J. Antunes Dias
perceber o seu movimento, é obrigató-                                                                                           CFR
rio contrariar a tendência para o acom-
                                                                                             REVISTA DA ARMADA • JULHO 2013 17
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