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REVISTA DA ARMADA | 493

                                                CEMGFA           CEMA                 CEME     CEMFA
                                                Diretor

    Conselho Diretivo                                               Conselho Geral
                                                                  Conselho Científico
   Gabinete da Direção                                           Conselho Pedagógico
        Gabinete de
                                                DEPG             EN                   AM AFA
 Avaliação e Qualidade
Departamento de Apoio
Administrativo e Logístico

    Departamento de
   Serviços Académicos
 Centro de Investigação
   Desenvolvimento e

          Inovação

                                                                 CINAV                CINAMIL  CIAFA

Organograma do Instituto Universitário Militar

NA ROTA DO INSTITUTO UNIVERSITÁRIO MILITAR                       CONSIDERAÇÕES FINAIS

  O projeto do IUM foi desenvolvido em sede do CESM e pro-         No contexto das pressões impostas pela adaptação ao Proces-
posto por este conselho para se constituir como uma refe-        so de Bolonha e pela conjuntura nacional desfavorável em ter-
rência de trabalho que será afinada nos próximos anos em         mos económico-financeiros, a reforma do ESM tem sido efetua-
função das previsíveis alterações na legislação relativa ao en-  da de forma paulatina e sustentada, salvaguardando a sua espe-
sino superior, da avaliação e acreditação dos EESPUM e res-      cificidade em geral e a de cada instituição de ensino em particu-
petivos ciclos de estudos por parte da A3ES e, também, das       lar, relevando-se uma oportunidade para melhorar a qualidade
lições aprendidas no âmbito do próprio funcionamento do          do ensino e da gestão académica, permitindo adequar-se às alte-
MGC, tendo em vista a sua implementação a partir de 2016.        rações e exigências do ensino superior nacional.
Este projeto mereceu recentemente o parecer do Conselho
de Chefes de Estado-Maior, que é favorável à opção constan-        A EN tem ainda um difícil caminho a percorrer, em conjunto
te no organograma abaixo, tendo reiterado que a proposta         com os outros EESPUM, no sentido de continuar a prestigiar o
deve ser consolidada em função das mesmas variáveis refe-        ESM, a sua credibilidade e identidade, no contexto das Universi-
ridas pelo CESM.                                                 dades Portuguesas, sendo que a cooperação reforçada do MGC
                                                                 constitui-se um importante instrumento para atingir esse deside-
  O projeto do IUM foi elaborado tendo por base os princípios    rato, contribuindo para melhorar a eficiência do ESM, salvaguar-
básicos de garantia da especificidade do ESM e a manutenção       dando as identidades de cada instituição, e facilitar a evolução do
das EN, AM e AFA como unidades orgânicas autónomas. Neste        processo para o futuro IUM.
modelo, as componentes estruturais do IESM passam a supor-
tar o essencial da estrutura do IUM, cujo comandante depen-                                                             Colaboração da ESCOLA NAVAL
derá diretamente do CEMGFA (já refletido na nova LOBOFA). A
dependência hierárquica das EN, AM e AFA, continuará a ser do        Notas
correspondente chefe do ramo. O IUM exercerá uma autoridade          1Nos termos do Regulamento Jurídico das InsƟtuições de Ensino Superior (RJIES) o
funcional sobre as EN, AM e AFA, essencialmente ao nível cien-       IUM terá que ministrar um doutoramento, sendo que a opção alternaƟva de uma
tífico e pedagógico e de coordenação das atividades docentes e        Universidade exigiria três doutoramentos.
de investigação.

  As sinergias e governo comum do ESM, no futuro IUM, per-
mitirão ganhar a dimensão e a escala necessária para uma
afirmação de pleno direito no contexto do ensino superior
universitário nacional.

14 FEVEREIRO 2015
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