Page 14 - Revista da Armada
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REVISTA DA ARMADA | 493
CEMGFA CEMA CEME CEMFA
Diretor
Conselho Diretivo Conselho Geral
Conselho Científico
Gabinete da Direção Conselho Pedagógico
Gabinete de
DEPG EN AM AFA
Avaliação e Qualidade
Departamento de Apoio
Administrativo e Logístico
Departamento de
Serviços Académicos
Centro de Investigação
Desenvolvimento e
Inovação
CINAV CINAMIL CIAFA
Organograma do Instituto Universitário Militar
NA ROTA DO INSTITUTO UNIVERSITÁRIO MILITAR CONSIDERAÇÕES FINAIS
O projeto do IUM foi desenvolvido em sede do CESM e pro- No contexto das pressões impostas pela adaptação ao Proces-
posto por este conselho para se constituir como uma refe- so de Bolonha e pela conjuntura nacional desfavorável em ter-
rência de trabalho que será afinada nos próximos anos em mos económico-financeiros, a reforma do ESM tem sido efetua-
função das previsíveis alterações na legislação relativa ao en- da de forma paulatina e sustentada, salvaguardando a sua espe-
sino superior, da avaliação e acreditação dos EESPUM e res- cificidade em geral e a de cada instituição de ensino em particu-
petivos ciclos de estudos por parte da A3ES e, também, das lar, relevando-se uma oportunidade para melhorar a qualidade
lições aprendidas no âmbito do próprio funcionamento do do ensino e da gestão académica, permitindo adequar-se às alte-
MGC, tendo em vista a sua implementação a partir de 2016. rações e exigências do ensino superior nacional.
Este projeto mereceu recentemente o parecer do Conselho
de Chefes de Estado-Maior, que é favorável à opção constan- A EN tem ainda um difícil caminho a percorrer, em conjunto
te no organograma abaixo, tendo reiterado que a proposta com os outros EESPUM, no sentido de continuar a prestigiar o
deve ser consolidada em função das mesmas variáveis refe- ESM, a sua credibilidade e identidade, no contexto das Universi-
ridas pelo CESM. dades Portuguesas, sendo que a cooperação reforçada do MGC
constitui-se um importante instrumento para atingir esse deside-
O projeto do IUM foi elaborado tendo por base os princípios rato, contribuindo para melhorar a eficiência do ESM, salvaguar-
básicos de garantia da especificidade do ESM e a manutenção dando as identidades de cada instituição, e facilitar a evolução do
das EN, AM e AFA como unidades orgânicas autónomas. Neste processo para o futuro IUM.
modelo, as componentes estruturais do IESM passam a supor-
tar o essencial da estrutura do IUM, cujo comandante depen- Colaboração da ESCOLA NAVAL
derá diretamente do CEMGFA (já refletido na nova LOBOFA). A
dependência hierárquica das EN, AM e AFA, continuará a ser do Notas
correspondente chefe do ramo. O IUM exercerá uma autoridade 1Nos termos do Regulamento Jurídico das InsƟtuições de Ensino Superior (RJIES) o
funcional sobre as EN, AM e AFA, essencialmente ao nível cien- IUM terá que ministrar um doutoramento, sendo que a opção alternaƟva de uma
tífico e pedagógico e de coordenação das atividades docentes e Universidade exigiria três doutoramentos.
de investigação.
As sinergias e governo comum do ESM, no futuro IUM, per-
mitirão ganhar a dimensão e a escala necessária para uma
afirmação de pleno direito no contexto do ensino superior
universitário nacional.
14 FEVEREIRO 2015