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REVISTA DA ARMADA | 493

ESCOLA NAVAL

A REFORMA DO ENSINO SUPERIOR MILITAR

AEscola Naval (EN) vem cumprindo, há mais de dois séculos, a        A REFORMA DO ENSINO SUPERIOR MILITAR
     sua missão de formar, com elevados padrões de qualidade,
oficiais para servir a Marinha e a Pátria, assegurando a transmis-    A reforma mais recente do ESM teve início com as sucessivas alte-
são dos valores e tradições identitários da cultura naval, e pro-   rações legislativas que se verificaram em Portugal no sistema de ensi-
curando acompanhar as transformações da sociedade, em parti-        no superior nacional, como consequência da adoção do Processo de
cular no contexto da educação e do ensino nacionais, cujas mu-      Bolonha, subscrito em 1999, por 29 países europeus. Desta forma,
danças têm sido permanentes, a todos os níveis, desde o básico      passou-se de um ensino superior passivo, baseado na transmissão
ao superior, abarcando alunos, professores e estabelecimentos       de conhecimentos, para um sistema assente no desenvolvimento de
de ensino.                                                          competências transversais, em que as componentes de trabalho ex-
                                                                    perimental e de pesquisa autónoma passaram a desempenhar um
  O Ensino Superior Militar (ESM) tem sido objeto de uma cres-      papel fundamental. Esta reforma adotou o modelo de organização
cente integração no sistema de ensino superior público portu-       do ensino em três ciclos: 1º ciclo (licenciatura), 2º ciclo (mestrado),
guês, mantendo a prioridade na elevada qualidade da formação        3º ciclo (doutoramento), assim como o sistema europeu de transfe-
militar, técnica e cívica dos oficiais das Forças Armadas. Os Es-   rência e acumulação de créditos (ECTS), baseado no trabalho efetivo
tabelecimentos de Ensino Superior Público Universitário Militar     dos estudantes. Na EN esta reforma resultou numa adequação dos
(EESPUM), nomeadamente a EN, Academia Militar (AM), Acade-          antigos cursos de licenciatura a cursos de mestrado integrado (1º e 2º
mia da Força Aérea (AFA) e Instituto dos Estudos Superiores Mili-   ciclo, correspondente a 300 ECTS) com a mesma duração, cinco anos,
tares (IESM), têm acompanhado o ritmo da mudança, em moldes         aplicável aos cursos concluídos a partir do ano letivo 2008/2009.
ainda pouco conhecidos pela maioria dos leitores, tendo sido ela-
borado o presente artigo com o objetivo principal de contribuir       Após a aprovação do Estatuto comum à EN, AM e AFA (Decre-
para a sua divulgação.                                              to-lei nº 27/2010, 31 de março), procedeu-se à elaboração dos

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