Page 28 - Revista da Armada
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VIGIA DA HISTÓRIA 95
˝É PRECISO TER GALO˝
oi exactamente esta a expressão que, lastro embarcado, motivou o seu afunda-
Fna gíria das gentes do mar, e hoje em mento.
dia de uso generalizado, tem o significado Dado que a nau se encontrava ainda
de “Ter Azar”, que me veio à memória muito próximo de terra, e porque o afun-
quando tomei conhecimento das circuns- damento ocorreu de forma lenta, foi
tâncias do naufrágio ocorrido, com a nau possível, como escreveu o autor onde se
Nª Srª das Relíquias, em 1587. recolheu a informação, que toda a gente
Como é conhecido, a quase totalidade se conseguisse salvar; apesar disso, a
dos naufrágios ocorridos na Carreira da totalidade dos escravos embarcados, cujo
Índia eram motivados pelas seguintes número não é referido e já se encontra-
causas: erros de navegação, excesso ou vam a ferro no porão, não foi objecto de
má estiva da carga e má construção ou qualquer tentativa de salvamento, vindo
deficiente manutenção dos navios. a morrer afogados .
2
O naufrágio que hoje se vem relatar O autor da notícia é omisso quanto ao
apresenta, contudo, uma causa primeira destino das principais causadoras do aci-
bem diferente das atrás referidas, causa dente, mas é bem provável que não fosse
essa bem insólita e julgo que só terá suce- totalmente idêntico ao dos escravos que
dido uma única vez, o que me levou a iam embarcados.
considerar de interesse a sua divulgação.
A nau Relíquias largou de Lisboa, com Cmdt. E. Gomes
destino à Índia, em 11 de Abril de 1586, e
na Índia foi a última das naus, da armada N.R. O autor não adota o novo acordo ortográfico
desse ano, a carregar, tendo-o feito em
Cochim, o que acontecia geralmente
quando não havia, em Goa, mais carga de
especiarias para embarcar.
A partida de Cochim ocorreu no dia 4 de
Janeiro de 1587, vindo a nau a naufragar
pouco tempo depois de ter largado.
Na ausência de meios de conservação
de alimentos, recorria-se então, com
grande frequência, ao embarque de gado
e aves vivos, que eram depois abatidos,
à medida das necessidades, ao longo da
viagem, prática esta que ainda em pleno
1
sec. XX era utilizada .
Deu-se o caso que as galinhas que
haviam sido embarcadas em Cochim, Notas
como mantimento, conseguiram fugir 1 Na Sagres velha, mais tarde S. André, ainda existia o tan-
dos seus galinheiros dando origem a um que das peles, onde o abate era feito.
grande tumulto entre os passageiros e os 2 O embarque de escravos a bordo era uma prática generali-
tripulantes, os quais, em dado momento, zada, normalmente para a execução dos trabalhos mais vio-
lentos no decurso da viagem, como era o caso das bombas
na sua perseguição, se deslocaram todos de esgoto, operadas, por vezes, continuamente durante
para o mesmo bordo, tendo a nau ador- largos dias.
nado e começado a meter água, o que, Fonte: “Itinerário, Viagem ou Navegação”, de Jan Huygen
agravado pelo facto da nau não trazer van Linschoten
DR