Page 23 - Revista da Armada
P. 23

REVISTA DA ARMADA | 523













          os alunos de vários graus de ensino. Com o Kit   de bombeiros, exposições, feiras e centros
          do Mar, projeto educativo que recorre a fichas   de formação de nadadores-salvadores. À
          que permitem “trabalhar” o mar em sala de   base  de  palestras,  filmes  e  demonstrações
          aula de forma interdisciplinar, foi possível reali-  práticas em terra, complementado por vezes
          zar “Workshops” em Escolas – ações de forma-  com a exposição de meios, pretende
          ção para professores e educadores. Com o pro-  alertar os cidadãos para a neces-
          jeto Ponte entre a Escola e a Ciência Azul pro-  sidade do desenvolvimento de
          curava-se uma integração ativa de estudantes   uma cultura individual e cole-
          em contextos de investigação reais através de   tiva de segurança e de civismo,
          parcerias com diferentes centros de investiga-  assim como de respeito pelo
          ção ligados ao mar. O projeto Leva Portugal ao   ambiente e pelos recursos
          Mundo permitia traçar no “Active Boat Map”   costeiros e marinhos. No final
          rotas de navios entre Portugal e destinos em   de setembro contabilizavam-
          todo o mundo. O projeto Ler+Mar articulava a   -se já 248 ações com uma assis-
          leitura e o mar de modo transversal e vertical,   tência rondando as 15 mil pes-
          em parceria com o Plano Nacional de Leitura e   soas, estando previstas mais 58
          a Aporvela.                           ações até final do ano.
           No início deste ano escolar arrancou em 13   A  Ciência  Viva  –  Agência  Nacional
          escolas, colégios e agrupamentos de escolas,   para  a  Cultura  Científica  e  Tecnológica  –
          o Escola Azul, um projeto conjunto da DGPM,   adaptou  ao  sistema  de  ensino  português
          do Oceanário e da Ciência Viva, contando com   os 7 Princípios da Literacia do Oceano e os
          35 parceiros ligados ao mar (estando entre eles   respetivos  Conceitos  Fundamentais,  pro-
          a Autoridade Marítima Nacional e o Museu de   curando criar um ambiente literato nas
          Marinha). Este projeto não só promove a litera-  escolas e junto dos jovens, mos-
          cia do oceano como encoraja os centros esco-  trando o quão importante é
          lares a trabalhar o oceano de modo estrutu-  ter  a  perceção  da  influência
          rado, envolvendo, por exemplo, os alunos na   que o Oceano exerce sobre
          busca de soluções para os seus problemas e   nós e de como nós o influí-
          criando laços entre as escolas, a comunidade   mos, de forma a que pos-
          local e stakeholders ligados ao mar.   sam um dia tomar deci-
           Na área do Ministério da Defesa, a Marinha,   sões responsáveis sobre o
          quer diretamente quer através da Autoridade   Oceano, as suas potencia-
          Marítima Nacional, tem vindo a levar a cabo,   lidades e os seus recursos.
          patrocinar  e  apoiar  diversas  atividades.  Para   Em março deste ano sur-
          além das Jornadas do Mar, evento bienal da   giu a Fundação Oceano Azul,
          Escola Naval aberto aos estudantes do ensino   do Grupo Jerónimo Martins, com
          superior, e de regatas, a Marinha participa em   o objetivo de desenvolver o conceito
          “Semanas do Mar” um pouco por todo o país,   de  “geração  azul”,  i.e.,  envolver  a  sociedade
          abre ao público tanto os seus navios em por-  portuguesa em geral e as crianças inscritas nos
          tos nacionais, como o Museu da Marinha (com   primeiros ciclos de escolaridade em particular,
          polos em Cacilhas, em Faro e no Cabo de S.   nas temáticas do mar e da sua conservação, já
          Vicente), o Aquário Vasco da Gama, a Biblio-  que um “oceano saudável e produtivo é essen-
          teca Central de Marinha e os Faróis, promove a   cial ao desenvolvimento humano”. Esta é uma
          realização do Dia da Marinha e do Dia da Auto-  prova da vitalidade do setor privado nacional e
          ridade Marítima Nacional em municípios ribei-  da sociedade portuguesa, por vezes dema-
          rinhos e, internamente, faculta a realização de   siado dependente do Estado. A Fundação
          estágios não-remunerados e apronta o lugre   é detentora da concessão do Oceanário
          NTM Creoula para o treino de mar. Há ainda   de Lisboa, do navio de treino de mar
          unidades militares que organizam o Dia Anual   Santa Maria Manuela (lugre irmão do
          da Família.                           NTM Creoula) e dum avultado orça-
           Menos  conhecida,  por  ser  uma  atividade   mento, propondo-se fazer de Portu-
          recente, mas já em velocidade de cruzeiro,   gal um “centro de excelência da ocea-
          temos  o  programa  de  “Cidadania  Marítima”,   nografia mundial”.
          enquadrável na área da  Literacia  do Oceano,                   
          promovido pela Polícia Marítima junto de esco-          Ramos Borges
          las, comunidades costeiras, clubes, associações              CALM
   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28