Page 23 - Revista da Armada
P. 23
REVISTA DA ARMADA | 523
os alunos de vários graus de ensino. Com o Kit de bombeiros, exposições, feiras e centros
do Mar, projeto educativo que recorre a fichas de formação de nadadores-salvadores. À
que permitem “trabalhar” o mar em sala de base de palestras, filmes e demonstrações
aula de forma interdisciplinar, foi possível reali- práticas em terra, complementado por vezes
zar “Workshops” em Escolas – ações de forma- com a exposição de meios, pretende
ção para professores e educadores. Com o pro- alertar os cidadãos para a neces-
jeto Ponte entre a Escola e a Ciência Azul pro- sidade do desenvolvimento de
curava-se uma integração ativa de estudantes uma cultura individual e cole-
em contextos de investigação reais através de tiva de segurança e de civismo,
parcerias com diferentes centros de investiga- assim como de respeito pelo
ção ligados ao mar. O projeto Leva Portugal ao ambiente e pelos recursos
Mundo permitia traçar no “Active Boat Map” costeiros e marinhos. No final
rotas de navios entre Portugal e destinos em de setembro contabilizavam-
todo o mundo. O projeto Ler+Mar articulava a -se já 248 ações com uma assis-
leitura e o mar de modo transversal e vertical, tência rondando as 15 mil pes-
em parceria com o Plano Nacional de Leitura e soas, estando previstas mais 58
a Aporvela. ações até final do ano.
No início deste ano escolar arrancou em 13 A Ciência Viva – Agência Nacional
escolas, colégios e agrupamentos de escolas, para a Cultura Científica e Tecnológica –
o Escola Azul, um projeto conjunto da DGPM, adaptou ao sistema de ensino português
do Oceanário e da Ciência Viva, contando com os 7 Princípios da Literacia do Oceano e os
35 parceiros ligados ao mar (estando entre eles respetivos Conceitos Fundamentais, pro-
a Autoridade Marítima Nacional e o Museu de curando criar um ambiente literato nas
Marinha). Este projeto não só promove a litera- escolas e junto dos jovens, mos-
cia do oceano como encoraja os centros esco- trando o quão importante é
lares a trabalhar o oceano de modo estrutu- ter a perceção da influência
rado, envolvendo, por exemplo, os alunos na que o Oceano exerce sobre
busca de soluções para os seus problemas e nós e de como nós o influí-
criando laços entre as escolas, a comunidade mos, de forma a que pos-
local e stakeholders ligados ao mar. sam um dia tomar deci-
Na área do Ministério da Defesa, a Marinha, sões responsáveis sobre o
quer diretamente quer através da Autoridade Oceano, as suas potencia-
Marítima Nacional, tem vindo a levar a cabo, lidades e os seus recursos.
patrocinar e apoiar diversas atividades. Para Em março deste ano sur-
além das Jornadas do Mar, evento bienal da giu a Fundação Oceano Azul,
Escola Naval aberto aos estudantes do ensino do Grupo Jerónimo Martins, com
superior, e de regatas, a Marinha participa em o objetivo de desenvolver o conceito
“Semanas do Mar” um pouco por todo o país, de “geração azul”, i.e., envolver a sociedade
abre ao público tanto os seus navios em por- portuguesa em geral e as crianças inscritas nos
tos nacionais, como o Museu da Marinha (com primeiros ciclos de escolaridade em particular,
polos em Cacilhas, em Faro e no Cabo de S. nas temáticas do mar e da sua conservação, já
Vicente), o Aquário Vasco da Gama, a Biblio- que um “oceano saudável e produtivo é essen-
teca Central de Marinha e os Faróis, promove a cial ao desenvolvimento humano”. Esta é uma
realização do Dia da Marinha e do Dia da Auto- prova da vitalidade do setor privado nacional e
ridade Marítima Nacional em municípios ribei- da sociedade portuguesa, por vezes dema-
rinhos e, internamente, faculta a realização de siado dependente do Estado. A Fundação
estágios não-remunerados e apronta o lugre é detentora da concessão do Oceanário
NTM Creoula para o treino de mar. Há ainda de Lisboa, do navio de treino de mar
unidades militares que organizam o Dia Anual Santa Maria Manuela (lugre irmão do
da Família. NTM Creoula) e dum avultado orça-
Menos conhecida, por ser uma atividade mento, propondo-se fazer de Portu-
recente, mas já em velocidade de cruzeiro, gal um “centro de excelência da ocea-
temos o programa de “Cidadania Marítima”, nografia mundial”.
enquadrável na área da Literacia do Oceano,
promovido pela Polícia Marítima junto de esco- Ramos Borges
las, comunidades costeiras, clubes, associações CALM