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REVISTA DA ARMADA | 524
VI(R)VER O MAR
PARTE V – (RE)APROXIMAÇÃO AO MAR. MEDIDAS NACIONAIS II
ara os Portugueses o mar sempre apresentou desafios, mas tam- Pedro Arrupe, em Lisboa, que optaram por acrescentar um com-
Pbém significou prosperidade e esperança no futuro. Se a epopeia plemento – um currículo do mar – ao currículo oficial emanado do
marítima ainda hoje alimenta o nosso ego, o Portugal marítimo Ministério da Educação, i.e., os jovens que frequentam esses colé-
de hoje é uma ténue memória desse passado. Porfia-se hoje pelo gios têm a possibilidade acrescida de lidar de forma continuada
reforço da associação de Portugal ao mar, recorrendo aos seguintes com assuntos do mar, por gosto e não por imposição. De realçar o
argumentos: a criação de empregos e o crescimento económico deri- apoio que a Marinha, enquanto parceiro privilegiado, vem dando a
vado da economia do mar; o uso sustentável do Oceano e seus recur- estes Colégios, que são assíduos utentes do NTM Creoula.
sos; a gestão e proteção das áreas marítimas sob jurisdição nacional; Porquê um currículo do mar transversal e articulado, harmo-
e a valorização do mar português no contexto da União Europeia. nioso e progressivo, do pré-escolar ao final do secundário? Por um
A Expo'98 mostrou que existe ainda, latente, uma relação umbilical lado, devido à constatação, por parte dos responsáveis por esses
entre os Portugueses e o mar. Hoje, com a terceira maior Zona Eco- Colégios, de que os currículos tradicionais não contemplam devi-
nómica Exclusiva da União Europeia e com a Plataforma Continental damente o conhecimento do mar em todas as suas dimensões,
em vias de ser alargada, por decisão da ONU, há que compreender assim como não preparam os jovens para desenvolverem estudos
a importância que o Atlântico tem e terá na vida dos Portugueses – mais aprofundados a nível universitário ou para se integrarem na
da política à economia – até como advento duma nova era de pros- vida ativa, com os instrumentos de saber e de saber fazer indispen-
peridade. Para a boa administração desse imenso património, nada sáveis face aos desafios e oportunidades que o mar coloca ou ofe-
melhor que conhecê-lo bem para dele tirar o melhor proveito, em rece a Portugal, hoje e nas próximas décadas. Por outro lado, pela
termos de economia azul – mineração, exploração de organismos promoção do gosto pelo mar, pela descoberta da cultura marítima
vivos, genéticos, biológicos (em termos de indústria farmacêutica e (do mar simbólico, histórico, quinhentista, tornado lugar de cruza-
de biotecnologia), atividades marítimo-turísticas, pesca e transporte mentos, de encontro de culturas, até à fonte de recursos e riqueza
marítimo. atuais), pelo prezar pela conservação dos ambientes marítimos e
Para o país se voltar a afirmar como potência marítima, os Por- pela aprendizagem da forma como todos devemos contribuir para
tugueses precisam de conhecer o oceano e de gostar do mar. Isso um mundo ambientalmente sustentável.
requer um processo de aprendizagem contínua ao longo da vida, Nos dois Colégios, para a implementação dum currículo do mar,
suportado por uma exploração pessoal (e.g. viagens por mar e assis- houve que: motivar e formar especificamente Professores e Educa-
tência a paradas de veleiros), uma vivência (e.g. praticar desportos dores (que incluiu, e.g., a prática de atividades náuticas); e levantar
náuticos) e muita informação sobre assuntos do mar. A Consciên- e identificar, no programa de cada disciplina, os conteúdos especí-
cia ou Mentalidade Marítima dum povo é, ao fim e ao cabo, esse ficos sobre o Mar, e adequar outros a essa temática, por forma a
conjunto de soluções integradas de aproximação ao Oceano, que permitir o crescente aprofundamento do “saber azul”.
suscitam ao mesmo tempo paixão, prazer e interesse e contribuem,
de forma relevante, para o índice de felicidade da população de um COLÉGIO EURO-ATLÂNTICO (CEA)
determinado território ribeirinho.
No triénio 2012-15 decorreu uma fase experimental, em que foi
ESCOLAS COM CURRÍCULO DO MAR implementado um curriculum do mar. Concluída essa fase, o CEA
arrancou com o Programa Blue School (PBS) 2015-18, incorporando
Como corolário do atrás enunciado, vejamos dois exemplos de as lições já aprendidas, mas com o objetivo mais alargado de ajudar
escolas particulares, o Colégio Euro-Atlântico, no Porto, e o Colégio os alunos a construírem a sua Consciência Marítima, i.e., a qualidade
16 DEZEMBRO 2017