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REVISTA DA ARMADA | 524


          Como  salvar  um  camarada  –
          Suporte Básico de Vida e Oxige-
          noterapia
           No mar há sempre situações a
          que  temos  que  acorrer  rapida-
          mente  para  salvar  um  compa-
          nheiro.
           Objetivo – Dar especial atenção
          a  regras  e  procedimentos  rela-
          cionados  com  o  suporte  básico
          de vida e a oxigenoterapia.
          A prática do uso do colete salva-
          -vidas enquanto meio de salva-
          mento
           Muitas das mortes que ocorrem
          no  mar  têm  como  causa  a  falta
          de uso ou uso incorreto do colete
          salva-vidas.
           Objetivo – Explicar as razões da
          utilização do colete e qual a forma correta de o usar.  COSTA SEGURA
           Foram realizadas diversas sessões junto das principais comu-
          nidades piscatórias, estando previstas muitas mais, de modo a   O sistema ‘Costa Segura’ tem por objetivo a obtenção do conhe-
          chegar a todos os armadores e pescadores de todo o território   cimento situacional das zonas costeiras e litorais sob jurisdição das
          nacional.                                           Capitanias, recorrendo a um sistema integrado de hardware e soft-
                                                              ware, efetivo mas de baixo custo. Esse conhecimento situacional
          CIDADANIA MARÍTIMA                                  das zonas costeiras e litorais destina-se a:
                                                               •  Promover a segurança da navegação (efetuando o seguimento
           O  programa  ‘Cidadania  Marítima’  tem  como  objetivo  promo-  da navegação numa área restrita, como por exemplo a entrada
          ver junto das comunidades uma cultura de segurança de pessoas   de uma barra, acompanhando eventuais navios em dificuldade);
          e bens, dinamizar o civismo e cidadania e contribuir para a afir-  •  Suportar  ações  de  busca  e  salvamento  (guiando  eventuais
          mação das zonas costeiras, enquanto espaços de lazer e diversão,   embarcações de socorro); e
          alertando as populações para eventuais comportamentos de risco   •  Apoiar ações de combate à poluição (guiando os navios/embar-
          nos espaços do Domínio Público Marítimo e zonas balneares.  cações de combate à poluição para as zonas afetadas.
           Pretende-se sensibilizar para os direitos e deveres que impen-  Complementarmente, pode ainda permitir:
          dem sobre cada um de nós, visando, assim, contribuir para que   •  Monitorizar e eventualmente controlar a navegação; e
          a cidadania marítima possa ser, efetivamente, concretizada, ativa-  •  Detetar  atividade  ilegal  (pesca  não  autorizada,  contrabando,
          mente e com responsabilidade.                         imigração ilegal, pirataria e terrorismo).
           Os Comandos Locais da Polícia Marítima têm realizado inúmeras   A informação recolhida do radar, da câmara ótica, do AIS e even-
          ações de sensibilização por todo o País, incluindo os arquipélagos   tualmente do rádio VHF é integrada através de um software desen-
          dos Açores e da Madeira, com a participação da comunidade esco-  volvido especificamente para o efeito e visualizada na estação de
          lar e de inúmeras pessoas ligadas ao mar.           comando local. A informação pode também ser visualizada remo-
           Este programa tem-se revelado de enorme importância, face ao   tamente numa estação central de comando, sendo a informação
          tipo de influência que pode ter no âmbito educacional, de apren-  transmitida via Internet (protocolo TCP/IP).
          dizagem e de evolução pessoal e coletiva, e tem merecido uma    O sinal radar, as imagens da câmara ótica, o sinal do AIS e as comu-
          grande adesão de todas as comunidades.              nicações do rádio VHF são gravados e podem ser reproduzidos pos-
           Para  além  de  alertar  para  a  necessidade  do  cumprimento  de   teriormente de uma forma integrada. O sistema pretende cobrir as
          determinados deveres, e por operar numa lógica de prevenção,   zonas costeiras nacionais, incluindo os arquipélagos da Madeira e
          estas  ações  poderão  constituir-se  como  um  útil  e  eficaz  instru-  dos Açores, priorizando aquelas que implicam necessidades espe-
          mento para evitar comportamentos de risco, que podem pôr em   ciais (zonas fronteiriças, entradas de barras, fundeadouros).
          causa a segurança e o bem-estar, não só das pessoas que os prati-  Os radares instalados têm um alcance efetivo de 24 milhas. As
          cam, mas também de toda a sociedade.                infraestruturas dos faróis, estrategicamente colocados ao longo da
                                                              costa, são localizações ideais para colocação das estações locais,
                                                              embora não esgotem as soluções possíveis.
                                                               Foram elencadas as principais iniciativas que estão atualmente
                                                              em  curso  na  Autoridade  Marítima,  cuja  operacionalização  pre-
                                                              tende contribuir para a diminuição de acidentes, tendo sempre em
                                                              vista o superior interesse da salvaguarda da vida humana no mar e
                                                              a manutenção dos requisitos de segurança das embarcações e de
                                                              todas as pessoas que usam o mar em trabalho ou em lazer.

                                                              MAR SEGURO… A SEGURANÇA COMEÇA EM SI
                                                              CIDADANIA NO MAR… SEGURANÇA A DOBRAR
                                                                                                              
                                                                       Colaboração da DIREÇÃO-GERAL DA AUTORIDADE MARÍTIMA


                                                                                                 DEZEMBRO 2017  13
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