Page 48 - Revista da Armada
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clenclas
artes e letras
Aquela relação pintura - objecto a
de uma obra de arte tem vindo 8. '
que com simplic idade se recorria
para a compreensão ou validade
a ser posta em causa de há cem
anos a esta parte. A representação, ~1"t"PS
nos seus mais variados aspectos
e tipos característicos, forneceu
a base de toda a história da pin-
tura até há cem anos. A arte figu-
rativa, apoiada total ou parcial- ~()m()
mente na realidade, assumiu com
da Arte, a representação foi sempre ()r,jBct()
o Realismo as formas mais fiéis
(pretensamente exactas) de repre-
sentação. Mas, em toda a história
função do artista, da sua particu-
lar visão da realidade. O mesmo
objecto, a mesma realidade eram Para uma possível compreensão
apresentados de modo vário, con- da pintura actual
«Almoço na Erva. , de Riopel/e (1 963) . Compressão Mobil., de Cesar (1 960)
soante os artistas e as épocas .
. As diferenças que se registam
não têm pois origem no objecto
real nem a ele pertencem. Só
podem ter fundamento, portanto,
na subjectividade, no íntimo do
artista. Isso levou a pensar que a
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