Page 48 - Revista da Armada
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                                                                       artes e letras





             Aquela  relação  pintura - objecto a
             de  uma  obra  de  arte  tem  vindo  8.  '
             que com  simplic idade  se  recorria
             para  a  compreensão  ou  validade

             a  ser  posta  em  causa  de  há  cem
             anos a esta parte. A representação,  ~1"t"PS
             nos  seus  mais  variados  aspectos
             e  tipos  característicos,  forneceu
             a  base  de  toda  a  história  da pin-
             tura até há  cem anos.  A arte figu-
             rativa,  apoiada  total  ou  parcial-  ~()m()
             mente na  realidade,  assumiu com
             da Arte, a representação foi sempre ()r,jBct()
             o  Realismo  as  formas  mais  fiéis
             (pretensamente exactas) de repre-
             sentação. Mas,  em  toda a  história

             função  do artista,  da sua  particu-
             lar  visão  da  realidade.  O  mesmo
             objecto,  a  mesma  realidade  eram  Para  uma  possível  compreensão
             apresentados de modo vário, con-   da  pintura  actual



             «Almoço  na  Erva. ,  de  Riopel/e  (1 963)          . Compressão  Mobil.,  de  Cesar  (1 960)
































             soante  os  artistas  e  as  épocas .
            . As  diferenças  que  se  registam
             não  têm  pois  origem  no  objecto
             real  nem  a  ele  pertencem.  Só
             podem  ter  fundamento,  portanto,
             na  subjectividade,  no  íntimo  do
             artista.  Isso  levou  a  pensar que  a
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