Page 10 - Revista da Armada
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RETROSPECTIVA (5)
Quando a Marinha tinhas asas ...
A h~tóri.a da Marinha Dão é leU. só de
batalhas navais, viagens, encalbes,
naufrágios ... H,ill tambémde pequenas
roisas, como estas.
iz o povo que o que rem de ser tem muita força ...
Se não acredita, peço-lhe que medite sobre o caso
D que vamos relatar e depois diga se ele tem ou
nào razão!
Estávamos no dia 22 de Outubro de 1943, em plena
II Grande Guerra, e em perspectivas de uma invasão
da Península pela Alemanha Nazi. então ainda cheia de
força.
Umaviilobimolo,.BtQUfighu, •.
No aeroporto internacional da Portela de Sacavém es-
tavam instaladas, a título precário, duas esquadrilhas de
aviação: uma de caça, da Aviação Militar, e outra de ca- como constava do quadro de ardósia. Com ele mudaram
ças-bombardeiros, da Aviação Naval. Vivendo paredes também o mecânico e o telegrafista.
meias e na melhor das harmonias, preparavam-se para Tudo em ordem, vamos então fixar a atenção no n.03
enfrentar, com os limitados meios de que dispunham , a por ser aquele que viria a ser a vedeta deste trágico voo.
poderosíssima Lurtwaffe, o que felizmente não veio a Quando me preparava para trepar para o meu lugar,
acontecer. o tenente Lobo resolveu que o melhor era ir ele, porque
sabia bem as experiências que queria realizar entre o
000 avião e o camião, em terra. E, para não atrasar ainda mais
o voo, vestiu o meu próprio equipamento e subiu para o
08.30 horas da manhã luminosa desse dia, temperatu- avião.
ra amena, céu azul e transparente ... apetecia mesmo Ainda me demorei por ali o tempo suficiente para as-
voar. sistir à descolagem dôs três,-que se juntaram em grupo no
Começava a azáfama diária nas duas esquadrilhas. ar, e seguiram rumo ao Norte.
Junto ao limite Leste do relvado do campo, local que No avião n.03, iam pois: O primeiro-tenente Félix Al-
era destinado aos aviões da Marinha, três bimotores berto Mateus Fernandes Lobo (32 anos), o segundo-sar-
«Beaufighter~ aqueciam motores e faziam os testes finais gento mecânico José Antunes Nogueira (40) e o primeiro-
para o voo. Dois deles tinham já as tripulações completas; -marinheiro telegrafista António Luís Pacheco (25).
no terceiro faltava apenas o piloto. De notar que, à série de trocas de piloto deste avião,
Segundo constava no quadro de ardósia existente no há que juntar que o sargento Nogueira não estava escala-
barracão - sede da esquadrilha - o n. ° I seria comanda- do para este voo mas, como precisava fazer horas, pediu
do pelo primeiro-tenente Tela Pacheco, o n.02 pelo se- ao camarada a quem competia, para o deixar ir no seu lu-
gundo-tenente Costa Santos e o n.03 pelo subtenente da gar, o que foi autorizado superiormente.
Reserva Naval Torre do Vale.
Eram já quase 09.00 horas - hora marcada para a
descolagem - e o subtenente T. do Vale ainda não tinha
chegado. Teria passado meia-hora, depois que os aviões desco-
O primeiro-tenente F. Lobo, segundo comandante e laram, quando foi dado O alarme. Dois dos aviões comu-
encarregado de marcar os voos, mandou-me chamar, di- nicaram, por fonia, que o terceiro se tinha despenhado,
zendo que eu substituiria o T. do Vale. E, pegando na es- e estava em chamas, nos areais da costa, perto de Ovar.
ponja, apagou O T no quadro e escreveu um M. Não interessa descrever aqui as causas do acidente-
Enquanto me equipava, explicou que estava a fazer que teve origem numa grave deficiência de um motor -
experiências de radioajudas, montadas num camião, para nem a forma como tudo se passou, JX>r não ser O objectivo
orientar os aviões na aterragem, com má visibilidade e, desta retrospectiva. Pretendemos apenas realçar a série
para não perdermos tempo, ia completando as explica- de factores imponderáveis que se verificaram, e haviam
ções do que devia fazer o meu avião, enquanto nos diri- de levar à morte o tenente Lobo e o sargento Nogueira.
gíamos ambos para a pista. Senão vejam: o subtenente T. do Vale, que era muito
Chegados junto ao avião n .°3, que era o que me estava assíduo e pontual, faltou. Foi designado para ocupar o seu
destinado, reparou que o tenente Costa Santos, por enga- lugar o primeiro-tenente M. do Vale. O segundo-tenente
no, estava aos comandos, e mandou-o passar ao n.02, Costa Santos que já estava aos comandos do aparelho aci-
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