Page 305 - Revista da Armada
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O N.R.P. “Corte Real”
O N.R.P. “Corte Real”
na STANAVFORLANT
na STANAVFORLANT
1ª Parte
o dia 8 de Abril, o NRP “Corte Real” largou da BNL rumo a lantes sobretudo pela
Wilhelmshaven, na Alemanha, a fim de integrar a Força experiência adquirida,
NPermanente da NATO no Atlântico (STANAVFORLANT) pois trata-se de uma área
durante um período de 6 meses. Esta missão conclui um longo pouco praticada pela nos-
processo de treino efectuado pela actual guarnição (3ª geração) inicia- sa Marinha, que são as
do em Novembro de 1997 com o seu treino básico e tendo culmina- operações contra FPB’s.
do com a participação no FOST em Junho de 1998, para além de par- No dia 25 de Abril, a For-
ticipações em exercícios nacionais para manutenção dos padrões ça fundeou em Aalbek
operacionais adquiridos. Bight, no norte da Dina-
marca. As FPB’s, perten-
INTEGRAÇÃO NA STANAVFORLANT (SNFL) centes ao 5º esquadrão de
FPB’s alemã, atracaram
A “Corte Real” atracou em Wilhelmshaven no dia 12 de Junho, aos navios da SNFL duran-
data da sua efectiva integração. A Força estava estacionada para te horas, tendo sido incen-
realizar a cerimónia de mudança de comando da Força. Esta cerimó- tivado o intercâmbio de
nia realizou-se no dia 18 de Abril, tendo sido presidida pelo informação entre as guar-
Almirante SACLANT, tendo o comando da SNFL sido entregue pelo nições, com o objectivo
Contra-Almirante G. Hoch (Marinha alemã) ao Comodoro David de proporcionar o conhe-
Morse (Marinha canadiana). A integração do navio efectuou-se de cimento mútuo. A FPB
uma forma suave, dada a estadia prolongada da Força naquele porto. “Loewe” atracou à “Corte
A guarnição teve, assim, oportunidade de estabelecer os primeiros Real”, tendo sido efectua-
contactos com os navios da Força (FGS Schleswig-Holstein, então das visitas recíprocas aos A lancha rápida alemã FGS “Loewe” atracada
navio-chefe cessante, HMS “Norfolk”, SNS “Astúrias”, USS “De navios, após o que a sua à “Corte Real”, em Aalbek Bight (Dinamarca).
Wert”, HMCS “Athabaskan”, recém navio-chefe. O FGS “Bremen”, guarnição almoçou a bor-
FGS “Rhoen” e o HNLMS “Philips Van Almonde” integraram a Força do. Este período de “Work-ups” terminou em 28 de Abril, com a
na mesma altura que a “Corte Real”), incluindo na área desportiva, entrada da SNFL em Amsterdam.
que se traduziram por algumas vitórias... morais.
PARTICIPAÇÃO NO FOST E ESCALA DE MANUTENÇÃO
EM LISBOA
Entre 28 de Abril e 3 de Maio, a SNFL permaneceu em Amsterdam.
Nesta cidade, a recepção oficial da Força decorreu a bordo da “Corte
Real”, tendo decorrido ainda um RPC (“Request the Pleasure of your
Company”, designação utilizada para recepções efectuadas pelos
navios para os outros navios por forma a promover o convívio entre
as guarnições da força). De referir ainda que esta estadia coincidiu
com a celebração do aniversário da Rainha D. Beatriz no dia 30 de
Abril, que atraiu aquela bela cidade milhares de pessoas para aquele
importante evento nacional.
FGS “Rhoen” a reabastecer a “Corte Real”, ao largo da Noruega.
WORK-UPS COM A MARINHA ALEMÃ
No dia 21 de Abril, a SNFL largou de Wilhelmshaven, tendo iniciado
um período de “Work-ups” em colaboração com a Marinha alemã,
com o objectivo de integrar as unidades navais na renovada Força.
Foram efectuados exercícios nas diversas áreas das Operações
Navais, onde participaram meios alemães, nomeadamente aviões de
patrulha marítima, submarinos e patrulhas rápidos (Fast Patrol Boats). Equipa de Limitação de Avarias do NRP “Corte Real” e do HMCS “Athabaskan”
As operações conduzidas com estes últimos foram bastante estimu- no exercício DISTEX (Plymouth).
14 SETEMBRO/OUTUBRO 99 • REVISTA DA ARMADA