Page 309 - Revista da Armada
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limitada ao litoral. A cobiça das potências so-  construção …Este facto é para todos os por-  assim temos um navio de cada typo, uma
         bre aquelas colónias estimulou as  expe-  tuguezes motivo de justificado jubilo, e por  artilharia de cada typo, tendo cada uma pro-
         dições de ocupação do interior que, se  isso nós, compartilhando da satisfação geral,  jecteis de varios typos, etc. A heterogenei-
         aumentaram a presença do Exército, não  a ella nos associamos enthusiasticamente  dade é a feição do nosso material naval,…
         aliviaram a Armada Real das suas obrigações  felicitando sinceramente o paiz e congratu-  outras relacionadas com a falta de pessoal…
         de patrulha de costas e rios em quatro conti-  lamo-nos com a briosa corporação da arma-  quanto a fogueiros a escassez também é
         nentes: Europa, África, Ásia e Oceania.  da por ter, finalmente, um navio que reune  notável, o cruzador inglês "Edgar", machinas
           Na Europa faziam-se sentir pressões da vizi-  todos os aperfeiçoamentos da moderna  de 12000 cv, tem 90 fogueiros enquanto que
         nha Espanha (3), dos EUA que já então lan-  construção naval…         o "D.Carlos I" de 13500 tem só 68 …
         çavam olhares cobiçosos sobre os Açores e  Como nesta época as notícias eram sem-  Durante quase duas décadas, a elegante
         de um ambiente de progressiva tensão entre  pre "em diferido" e no dia seguinte, apenas  silhueta negra, depois cinzenta, mais tarde
         as potências europeias que virá culminar na Iª  na capital, o cruzador voltaria a ser notícia  ocre, da ferrugem característica do aban-
         Guerra Mundial. O " triângulo estratégico"  … ás 11 horas da manhã de homtem o novo  dono, em que distintivos de almirantes, reis e
         que então reclamava um poder naval com-  navio de guerra portuguez estava á vista do  presidentes, foram desfraldados, foi uma
         patível era mais vasto que o de hoje, esten-  Cabo Carvoeiro; ás 4 horas passava em  referência nas águas do Tejo. O cruzador
         dendo-se até às ilhas de Cabo Verde.  frente a Cascaes e ás 6 e 37 largava o virador  (11) "D.Carlos I" foi, mesmo depois de desa-
           O compromisso entre a vastidão e disper-  á boia que fica em frente ao Caes do Sodré.  parecido, a imagem de marca da Armada.
         são dos interesses a defender e a escassez  N´esta ocasião o cruzador "Adamastor", o
         dos recursos disponíveis (4) explicam a com-  couraçado "Vasco da Gama" e a fragata  O NAVIO
         posição da Marinha: 68 navios, representando  "D.Fernando" salvaram com 11 tiros e o
         um deslocamento total de cerca de 47 000  primeiro d´estes navios arriava o signal dis-  Numa tentativa de melhor enquadrar o
         toneladas (5). Um quarto desta tonelagem é  tintivo de commando em chefe da esquadra  navio na época, quando aplicável, vamos
         composta pelos cinco novos cruzadores: o  de reserva, o qual simultaneamente era içado  incluir descrições contemporâneas. Assim, a
         "D. Carlos I" chega neste ano a Lisboa, o  a bordo do cruzador "D.Carlos I" sendo a  linguagem técnica que por vezes iremos
         "Rainha D. Amélia" é coevamente lançado à  salva correspondida por este navio com  empregar, não será concerteza a habitual,
         água, sendo a "coroa de glória" do engenhei-  egual numero de tiros…  mas sem dúvida que é a que melhor carac-
         ro naval Alphonse Croneau, o francês que o  Á chegada do cruzador foi este rodeado  teriza um navio de 1900.
         governo chamara para modernizar o Arsenal  de muitos catraios que conduziam pas-  O conceito de "sistema" não existia, mas os
         de Marinha (6). Os outros três cruzadores  sageiros a 50 reis por cabeça…  diversos planos e desenhos estão agrupados
         datam de 1896 (o "Adamastor") e de 1898 (o  O vapor "D.Affonso", largou do Terreiro do  segundo uma lógica muito semelhante. Em
         "S. Gabriel" e o "S. Rafael"): são então mais  Paço… a bordo iam perto de trezentas pessoas  relação ao sistema de combustível, podemos
         de 11 000 toneladas de "navios de linha" a  e uma estudantina que por favor tocou a bordo  dizer que os "encanamentos de alimentação"
         reforçar a capacidade oceânica, até então  algumas peças do seu reportorio. Largou ferro  eram os braços dos chegadores e que de
         muito debilitada.                  na bahia de Cascaes ás 3 horas da tarde.  facto os únicos encanamentos com combus-
           O restante da frota é composto pelo tam-  Parte dos passageiros desembarcaram para  tível serviam para extracção (expulsão) das
         bém novíssimo iate real "Amélia" (7), por  terra em botes para se fornecerem de comida  cinzas  (12).
         quatro corvetas (8), 23 canhoneiras entre as  visto que o buffete que
         100 e as 800 toneladas e 16 lanchas-ca-  ia a bordo era pouco
         nhoneiras entre 10 e 80 toneladas, quatro  abundante….
         torpedeiros já "entrados" na idade, navios-  Depois de metter
         -escola e poeira naval. À parte dos novos  piloto o "D.Carlos" en-
         cruzadores, todos os navios eram de propul-  trou a barra, parando                                      Foto do arquivo do Museu de Marinha.
         são mista ou à vela.               em frente de Paço
           Sob o ponto de vista orgânico, a Marinha é  d´Arcos por receber a
         então um modelo de simplicidade, dividida  visita de saúde…
         na Majoria General da Armada, que se  O cruzador ao passar
         ocupa das questões essencialmente militares,  em frente da torre de
         e na Direcção Geral de Marinha, à qual  Belem salvou sendo cor-
         cabem os restantes assuntos.       respondido por esta for-
           O panorama naval parecia então ani-  taleza".
         mador, porventura sossegando os políticos  A satisfação e o inato
         da época a quem a defesa nacional perturba-  instinto marítimo, de
         va apenas quando os militares reclamavam a  que falava o Alm. Perei-
         escassez dos meios que a nação empobreci-  ra da Silva no seu texto
         da lhes permitia (9).              de 1936, não eram   Suas Magestades a desembarcar da galeota real.
                                            partilhados por todos, o
         A CHEGADA A LISBOA                 que não deixa de ser um espelho da grande  Não é possível descrever uma moderna
                                            agitação social e política vividas no país nos  FFAH classe "Vasco da Gama" sem referir a
           A chegada do navio era aguardada com  últimos anos do século. Ainda durante a  cidadela e o sistema de ventilação e ar
         grande expectativa em todo o País. Em  construção em Inglaterra e em particular na  condicionado. Uma descrição do cruzador
         Lisboa a imprensa tinha acompanhado a  fase que antecedeu a chegada a Lisboa,  "D.Carlos I" não podia deixar de destacar:
         construção do navio, bem como o reapetre-  levantou-se uma campanha (10) contra o  … por toda a parte ha ventiladores, partin-
         chamento da Armada Real, então em curso,  "D.Carlos I", campanha que não excluía a  do da tolda, e, internamente, outros electri-
         que tinham sido (e eram), objecto de acalo-  sua guarnição. Nas primeiras páginas foram  cos… A iluminação interior é feita por 400
         radas discussões.                  frequentes as notícias de avarias que nunca  lampadas electricas, alimentadas por tres
           Na 1ª página do Diário de Notícias de 18  aconteceram!… de juízos desfavoráveis dos  dynamos, que tambem fornecem luz a qua-
         de Julho de 1899, era publicado um grande  oficiais encarregados… Internamente tam-  tro projectores, da força de 26000 velas,
         artigo sobre o cruzador, onde se descreviam  bém se fizeram críticas, umas sobre as  collocados nas duas pontes, e cujo diame-
         as suas características e a envolvente sobre a  opções tomadas em relação ao material …  tro é de 30 pollegadas  (14).

         18 SETEMBRO/OUTUBRO 99 • REVISTA DA ARMADA
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