Page 334 - Revista da Armada
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Acha que a Marinha sim Em termos de análise por faixas etárias, regista-se, de um modo
administra bem o di- 34 % geral, que os indivíduos com idade superior a 60 anos têm mais
nheiro que tem? dificuldade em responder. Por outro lado, em alguns assuntos
não apresentados, a faixa etária mais baixa da amostra utilizada (dos
2 %
Os portugueses, maio- 16 aos 20 anos) registou um elevado número de respostas "não
ritariamente, recusam- sabe / não responde" (NS/NR). Igualmente, foi possível observar
-se a responder à ques- que os mais jovens estão menos conscientes da importância da
tão. No entanto, os que NS/NR Marinha no que concerne à independência nacional e defesa, não
o fazem têm, inequivo- 64 % tendo no entanto uma opinião negativa, posicionando-se mais
camente, uma opinião num plano de indiferença.
favorável sobre a gestão. De realçar a muito baixa percentagem A vigilância da fronteira marítima ou o combate às infracções
dos que entendem ser o dinheiro mal administrado. económicas são considerados, em geral, pouco importantes, parti-
cularmente pelos mais jovens. No que concerne a questões econó-
mico-financeiras, as faixas etárias intermédias revelam um maior
grau de conhecimento.
O orçamento que Finalmente, em termos de análise das entrevistas estratificadas
insuficiente
7 % actualmente se des- por regiões, denota-se que, de um modo geral, nas Áreas Metropo-
tina à Marinha é:... litanas de Lisboa e do Porto há maior facilidade de resposta. Se-
adequado gundo a mesma análise, não existe um grande desfasamento de
34 %
É claro e inequí- opinião dos portugueses relativamente à Marinha, em função da
NS/NR voco o desconheci- sua área de residência, pese embora as regiões Norte e Centro re-
58 % mento dos portu- velem menos interesse e conhecimento sobre a Marinha. No que
excessivo gueses nesta área. respeita às actividades não combatentes, salienta-se a do apoio à
1 %
Os inquiridos que protecção civil como a mais relevante fora das Áreas Metropoli-
respondem refu- tanas, sendo a segurança no mar tida como acção prioritária nas
giam-se, maioritariamente, na resposta intermédia. De notar contu- Regiões Autónomas. Já no que respeita às questões de natureza
do, que aqueles que optaram por uma resposta, consideram, numa económico-financeira, é notório o desconhecimento geral, embora
proporção de 9 para 1, que os meios são insuficientes. ele seja menor nas Áreas Metropolitanas.
Verifica-se, em suma, a boa opinião nacional
sobre a Marinha, não sofrendo alterações signi-
Em relação às ac- a mais ficativas quando analisada por regiões.
tividades que a Ma- 2% a menos
12%
rinha desenvolve, NS/NR
acha que tem pes- 43%
soal...
Os portugueses,
maioritariamente, o indispensável
43%
desconhecem a situa-
ção. A grande per-
centagem de respostas "o indispensável" deve ser relativizada. Por-
ventura, é mais importante observar os 12% que consideram que a
Marinha tem pessoal a menos.
Segundo o relatório elaborado pela EUROSONDAGEM, S.A.,
tornam-se evidentes três grandes linhas com particular
importância na relação da Marinha com a opinião pública por-
tuguesa, sendo elas as seguintes:
• Em geral, têm uma boa opinião e estão convictos que a
Marinha cumpre bem as suas obrigações;
• Desconhecem a sua dimensão, dificuldades, equipamento e
pessoal;
• Existe um elevado grau de desconhecimento sobre as
questões de natureza económico-financeira;
• Entendem que a Marinha deve incrementar as actividades
de natureza "não combatente", que consideram de grande
importância. Contudo, a opinião pública é muito favorável à par-
ticipação em missões de paz, desconhecendo a especificidade
militar-combatente que caracteriza estas operações.
Da análise dos dados recolhidos salientam-se, ainda, os
seguintes aspectos:
Os indivíduos do sexo feminino demonstraram mais dificulda-
de em responder às questões apresentadas, resultando daí uma
maior percentagem de respostas "não sabe / não responde"
(NS/NR);
A maior importância dada pelos indivíduos do sexo masculino
às atribuições da Marinha face ao país e à sociedade.
REVISTA DA ARMADA • NOVEMBRO 99 7